Defensoria Pública do PE defende delegados de polícia, rejeitando possibilidade da PM lavrar TCO

PE: Posição da Defensoria contraria a do MP Aguardando o parecer da Comissão de Constituição (CCLJ) sobre a emenda supressiva dos deputados Guilherme Uchoa (PDT, também presidente da Assembleia Legislativa) e Ricardo Costa (PMDB), que retira do texto original o artigo 1º, que estabelece como “privativa” dos delegados de polícia a lavratura de Termo […]

Por Editoria Delegados

PE: Posição da Defensoria contraria a do MP

 

Aguardando o parecer da Comissão de Constituição (CCLJ) sobre a emenda supressiva dos deputados Guilherme Uchoa (PDT, também presidente da Assembleia Legislativa) e Ricardo Costa (PMDB), que retira do texto original o artigo 1º, que estabelece como “privativa” dos delegados de polícia a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), o projeto de lei do governador Paulo Câmara (PSB) regulamentando a carreira de delegado da Polícia Civil volta a abrir polêmica.

 

Por meio de nota, divulgada nesta quinta-feira (24), a Defensoria Pública Geral de Pernambuco sai em defesa do projeto dos delegados de polícia, inclusive com a manutenção do polêmico artigo 1º, indo de encontro à posição pública contrária da Associação do Ministério Público e à posição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de apoiar o direito da Polícia Militar (PMPE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de lavrar TCO. A nota é assinada pelo defensor Público Geral, Manoel Jerônimo de Melo Neto.

 

O artigo 1º do projeto do governo colocou em conflito a Polícia Civil, que é a Polícia Juridiária, segundo a Constituição Federal, e a PMPE, que reivindica a autorização para lavrar TCO, formulário utilizado para registrar contravenções e crimes de pequeno grau ofensivo. Os militares argumentam que, no centro do Recife, para lavrar um TCO em delegacia policial uma equipe de PMs fica presa 4h03, em média, quando poderia ela própria preencher o boletim e voltar a fazer ronda em meia hora.

 

Delegados, que alegam ser a Polícia Judiciária e que só cabe a eles a lavratura de TCOs, e os comandandantes da PMPE argumentam, cada um, que já há decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) favoráveis a um e outro lado. O projeto do governo acabou acirrando o conflito. A PMPE pressiona os deputados a não aprovarem o projeto com o artigo 1º e pedem que a Alepe aguarde a decisão do Congresso Nacional sobre PECs e projetos de lei que tramitam regulamentando a questão.

 

Na nota, a Defensoria Pública afirma que, pela missão constitucional de garantir os princípios constitucionais de acesso à justiça e igualdade entre as partes”, levando em conta a emenda para suprimir o artigo 1° do projeto (nº 430), considera “não haver como se sustentar”, de forma jurídica, a proposta de supressão. A Defensoria ressalta que as duas polícias têm atribuições distintas, que a Constituição estabeleceu como exclusivas para cada uma.

 

“A lavra de um ato circunstanciado de ocorrência não se limita à confecção de um relato, sendo um ato muito mais elaborado que envolve um juízo jurídico de avaliação técnica, que o delegado de policia detém por exigência e formação”, diz a nota. Na interpretação da Defensoria, a lavratura do TCO “é ato privativo da Polícia Judiciária, sendo rechaçada a possibilidade do ato ser exarado por qualquer outro policial, especialmente militar”, procedimento que seria caracterizado como “usurpação funcional (de competência)”, numa invasão na esfera de atribuições.

 

O órgão auxiliar da Justiça antecipa que, caso seja retirada a exclusividade dos delegados, irá buscar “os mecanismos legais para a restauração da legalidade violada”.

 

JC UOL

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

Veja mais

Encontro Nacional dos Delegados de Polícia | 2025

Adepol do Brasil, Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia de todo o país promovem o encontro entre os dias 11 e 13 de dezembro em Aracaju

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindpesp São Paulo

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Sergipe

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Santa Catarina

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol do Distrito Federal

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Pará

PA ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.

Concurso público com 750 vagas para Polícia Civil da Bahia

09NOV25-BA CONCURSO POLICIA CIVIL
(BA) Além das vagas para delegado, o certame contemplará 750 oportunidades no total, distribuídas entre 500 vagas para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado, com o objetivo de

Delegados do Piauí, Pará, Goiás, Bahia e São Paulo concluem curso de Gerenciamento de Crises e reforçam estratégias de segurança pública no Brasil

07NOV25-DELEGADOS-CURSO-CRISE
O conhecimento adquirido pelos cinco delegados será disseminado em suas respectivas corporações, servindo de base para novos programas de capacitação interna e projetos de integração entre estados, voltados à prevenção

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindelpol Rio de Janeiro

RJ SINDELPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.