Das Forças Armadas para a PC do Amazonas; conheça a história de Orlando Amaral

AM: Delegado Orlando Amaral possui 18 anos de carreira na Polícia Civil do Amazonas Com 58 anos, Orlando Amaral sempre se dedicou à segurança durante sua carreira profissional. Natural do Ceará, aos 19 anos concluiu o 2º grau e em seguida prestou concurso público federal para as Forças Armadas. Em 1981 ingressou como aluno-sargento da […]

Por Editoria Delegados

AM: Delegado Orlando Amaral possui 18 anos de carreira na Polícia Civil do Amazonas


Com 58 anos, Orlando Amaral sempre se dedicou à segurança durante sua carreira profissional. Natural do Ceará, aos 19 anos concluiu o 2º grau e em seguida prestou concurso público federal para as Forças Armadas. Em 1981 ingressou como aluno-sargento da Força Área Brasileira (Aeronáutica), onde concluiu após dois anos o Curso de Formação de Sargentos (CFS), em Guaratinguetá, São Paulo.

Depois da conclusão de curso, Amaral se formou na especialidade de controle e aquisição de peças para aviação e em seguida foi transferido para Manaus, no Amazonas, onde se instalou e serviu por 20 anos na Aeronáutica até ser graduado à patente de primeiro-sargento.

“Desde jovem, aos 19 anos concluí o colégio e prestei o concurso para sargento da Aeronáutica, até porque vi muitos colegas que já eram militares e eu queria isso, fui atrás e consegui passar. Aos 23 me formei como sargento, estagiei e fui classificado para Manaus, onde servi por 20 anos na Força”, explicou.

Orlando Amaral visita antigo comandante, da época em que serviu na FAB

De acordo com nosso associado, ser policial era uma meta em sua vida e, quando surgiu a oportunidade, prestou novamente concurso e conseguiu aprovação na Polícia Civil do Amazonas. Segundo Amaral, deixar a vida de sargento da Força Aérea Brasileira para seguir carreira como delegado de polícia não foi uma decisão fácil de ser tomada.

“Não foi uma decisão fácil, eu já possuía 20 anos de carreira na Força, tinha estabilidade e já tinha meus filhos, então quando eu passei para a Polícia Civil não foi fácil deixar tudo, mas minha família apoiou e, como sempre quis ser policial, tomei essa decisão, e hoje tenho a certeza de que não mais sair da polícia, quero me aposentar na Polícia Civil”, contou.

Delegado Orlando Amaral, já em carreira como delegado de Polícia Civil do AM

SERVIÇO

Já como delegado, o associado da Adepol-AM Orlando Amaral se destacou a frente de diversas delegacias da capital amazonense, principalmente sob comando da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), onde ficou como titular por oito anos seguidos, cargo jamais ocupado durante bastante tempo por algum delegado no Amazonas.

Amaral já chegou ao cargo de delegado-geral de Polícia Civil do Estado, foi titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), integrou a titularidade da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (SEAOP), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e atualmente, em 2019, ocupa o cargo de delegado-geral adjunto.

CASOS MARCANTES

Entre diversos inquéritos policiais e investigações como delegado, Orlando Amaral destacou alguns que marcaram sua carreira. Uma delas foi investigação que resultou na recuperação de 19 barras de ouro, em 2011. Outro caso foi de um indiciamento de ex-funcionário da Sony, que furtou nove jogos originais do “Mortal Kombat”, que ainda não tinham sido lançados no mercado.

“Tivemos muitos casos, investigações grandes, a da recuperação das barras de ouro foi uma delas e o caso do Mortal Kombat foi outro que deu bastante repercussão”, explicou.

Orlando Amaral afirmou que a Polícia Civil é seu legado e que não pensa em sair de atividade, a não ser por aposentadoria. O delegado-geral adjunto afirmou que toda sua carreira foi construída de forma correta e que tem a certeza de que prestou bons serviços para a sociedade amazonense.

ADEPOL AM

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Sindicato dos Delegados aponta falta de diálogo com Derrite e cobra Tarcísio: “Estamos à míngua em SP”

(SP) Exonerado do cargo de secretário de Estado de Segurança Pública para atuar politicamente em Brasília-SP, Derrite sequer entregou a nova Lei Orgânica da Polícia Civil; outras promessas de campanha

Conduta policial quando o juiz e a lei soltam criminosos, ‘devolvendo-os’ à sociedade

Não há segurança pública eficaz quando o sistema penal protege mais a abstração jurídica do que a vida das pessoas

Ex-delegado-geral morto: cinco suspeitos pela morte de Ruy Ferraz são soltos

Eles tiveram a prisão preventiva negada pela Justiça e responderão em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica

Polícia Civil do Piauí prende tenente suspeito de homicídio e de ficar com seguro de R$ 1,5 mi

(PI) Delegado Tales Gomes coordenou operação de cumprimento de mandado de prisão

Cleopas Isaías é aprovado, pela 6ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Censo 2025 dos Melhores Cursos Preparatórios para Carreiras Policiais no Brasil

Ampliar o reconhecimento das instituições que demonstram excelência na formação de candidatos e que colaboram diretamente com a qualificação dos futuros profissionais da segurança pública no Brasil.

Alisson Macedo entra na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos
Veja mais

Delegado-Geral André Rabelo apresenta os avanços da Polícia Civil da Paraíba

(PB) Entrevista do chefe da Polícia Civil reforça o posicionamento técnico do governo paraibano, que, segundo dados oficiais, mantém índices de segurança entre os melhores do Nordeste nos últimos anos

Encontro Nacional dos Delegados de Polícia | 2025

Adepol do Brasil, Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia de todo o país promovem o encontro entre os dias 11 e 13 de dezembro em Aracaju

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025- RODOLFO LATERZA
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.