Chuva alaga delegacia, e policiais são retirados de bote na Grande SP

SP: Agentes chegaram a mergulhar na água para tentar salvar documentos e equipamentos; viaturas ficaram inutilizadas As fortes chuvas na região metropolitana e interior de São Paulo que já deixaram 24 mortos e oito desaparecidos desde a sexta-feira (28) provocaram o alagamento e interdição das delegacias da Polícia Civil de Franco da Rocha, na Grande […]

Por Editoria Delegados

SP: Agentes chegaram a mergulhar na água para tentar salvar documentos e equipamentos; viaturas ficaram inutilizadas


As fortes chuvas na região metropolitana e interior de São Paulo que já deixaram 24 mortos e oito desaparecidos desde a sexta-feira (28) provocaram o alagamento e interdição das delegacias da Polícia Civil de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

No plantão do distrito da Vila Machado, neste domingo (30), policiais mergulharam na água suja para tentar salvar inquéritos policiais, entre outros documentos.

Os agentes foram resgatados do local com a ajuda de um bote salva-vidas, usado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Duas viaturas ficaram inutilizadas, após serem tomadas pelas águas.

Um boletim de ocorrência registrado pelos policiais esclarece que, por volta das 8h, momento em que ocorreria troca de plantão, o nível de água acumulada na rua “começou a subir de forma abrupta e inesperada”. Chovia forte na ocasião, da mesma forma que em toda a noite anterior.

Ao perceber que o nível da água subia rapidamente, os policiais começaram a levar para o piso superior equipamentos eletrônicos “para tentar minimizar as perdas.”

A água porém invadiu rapidamente o prédio, impedindo que “muitos documentos” além de objetos fossem salvos da enxurrada.

Houve tempo, de acordo com o registro policial, de salvar dois carros, sendo uma Toyota Hilux e uma GM Blazer. Outras duas viaturas, ambas Volkswagen Parati, foram tomadas pela água e “ficaram absolutamente inutilizadas”, segundo trecho do boletim de ocorrência.

Além do par de viaturas, a água também submergiu carros fruto de apreensões, além de motos, mantidos no estacionamento do distrito.

Dentro do imóvel, ainda segundo o registro policial, os armários onde havia documentos ficaram flutuando. “Diversos documentos importantes foram perdidos, não sendo possível resguardá-los da enchente”, afirma outro trecho do registro policial.

Além das duas viaturas e documentos, também foram destruídos pelas águas todo o mobiliário do primeiro piso, como mesas, cadeiras, sofás e geladeiras.

Durante a enchente também ocorreu uma infestação momentânea de ratos e baratas dentro do distrito.

Diante do “cenário caótico”, três policiais civis passaram a mergulhar na “água pútrida” para salvar objetos e equipamentos, além de inquéritos e armas, ainda segundo relatado no boletim de ocorrência.

Policiais do distrito pediram apoio à GCM, que foi com um bote à delegacia, com o qual ajudou a tirar do local um delegado, dois escrivães, um investigador, além de uma mulher, que estava presa na delegacia. Um cachorro de estimação também foi retirado do prédio da Polícia Civil.

“A delegacia precisou ser abandonada pelos policiais por questão de segurança”, justifica trecho do registro feito pelo distrito da Grande São Paulo.

Os policiais agora calculam os prejuízos decorrentes da chuva. Durante o domingo, as ocorrências que deveriam ser encaminhadas para o plantão de Franco da Rocha foram distribuídas entre Cajamar e Mairiporã, ambas na região metropolitana, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP).

A Delegacia de Investigações Gerais (Dise) e o Grupo de Operações Especiais (GOE), também tiveram seus prédios invadidos pela água neste domingo. Ambos os locais, porém, não estavam de plantão.

Imagens feitas com um drone mostram o estacionamento da Dise tomado pela água, no meio da qual flutuam cinco viaturas e três carros descaracterizados. O GOE também foi tomado pela água, que submergiu viaturas.

A totalidade dos estragos provocados pela água, em ambas as delegacias especializadas, não foi informada pela SSP, que também não mencionou quando irá repor as viaturas e demais itens danificados pela água nos três prédios.

A pasta afirmou ainda que as três unidades da Polícia Civil trabalham para normalizar suas atividades.

Somente no ano passado, a Polícia Civil de Franco da Rocha instaurou 1.171 inquéritos policiais, uma leve alta de 1,5% em relação ao ano anterior, quando foram 1.153.

Em março de 2016, o plantão da Polícia Civil de Franco da Rocha também foi invadido por uma forte enchente, que deixou boiando ao menos quatro viaturas em frente ao distrito.

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Raquel Kobashi Gallinati, lamentou por meio de nota os estragos promovidos pela chuva nos tês distritos policiais da Grande São Paulo.

Ela afirmou que a entidade “vai cobrar” o governo estadual para que reponha as viaturas perdidas, assim como garantir a reforma dos prédios. “Os policiais lotados na delegacia tentaram salvar o que foi possível dos equipamentos, colocando a própria vida em risco, visto que tiveram que ser resgatados de dentro da delegacia, em um bote”, ressaltou Gallinati.

A policial destacou que o incidente do fim de semana reforçou ainda mais a falta de estrutura e de equipamentos da Polícia Civil.

 

Folha

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'
Veja mais

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

MP POST260826 - (3)
(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

MP POST260826 -
(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

Mulher dá tapa no rosto de Policial Militar(SP) em festa de Barretos e é detida
(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Adolescente “dá grau” e ainda bate em viatura policial de MG; ignorância audaciosa

MP POST250826 - (7)
(MG) Jovem de 17 anos foi flagrado empinando motocicleta e tentou fugir da abordagem; episódio foi registrado em Caraí (MG)
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.