A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) cumprimenta Wellington César Lima e Silva pela sua nomeação ao cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública, oficializada nesta terça-feira (13) pelo Presidente da República.
A entidade recebe o novo titular da pasta com a expectativa de que sua gestão seja marcada pelo fortalecimento da Polícia Federal e pelo reconhecimento da carreira de Delegado de Polícia Federal como pilar dos sistemas de Justiça e da segurança pública nacional.
No tocante ao cenário legislativo, a ADPF coloca-se à disposição para contribuir tecnicamente com as discussões estruturantes que tramitam no Congresso Nacional. A Associação conta com apoio do Ministro para que sejam feitas as alterações necessárias no Projeto de Lei Antifacção e na Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública, de modo a garantir recursos para a Polícia Federal e acrescentar no texto da Constituição garantias de que a instituição será sempre dirigida por um delegado de carreira, com mandato e mais autonomia investigativa, administrativa e financeira.
A Associação solicita apoio do novo titular da pasta para que seja cumprida a promessa do ministro anterior de envio ao Congresso Nacional do projeto que inicia a restauração da atratividade da carreira e da retenção dos talentos já existentes na categoria.
Por fim, os Delegados de Polícia Federal contam com o novo ministro na defesa inegociável de uma instituição de Estado, pautada pela autonomia investigativa e estabilidade, premissas indispensáveis para o pleno exercício de suas atribuições constitucionais.
Brasília-DF, 13 de janeiro de 2026.
Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados