Adepol do Brasil lança livro histórico e reitera luta de mais de meio século na valorização das Polícias Judiciárias brasileiras

Obra também reforça a busca da entidade por um sistema de Justiça Criminal eficaz e por uma Segurança Pública Obra também reforça a busca da entidade por um sistema de Justiça Criminal eficaz e por uma Segurança Pública que atenda com eficácia à sociedade brasileira; diversas autoridades de todo o País prestigiaram o evento, realizado […]

Por Editoria Delegados

Obra também reforça a busca da entidade por um sistema de Justiça Criminal eficaz e por uma Segurança Pública

Obra também reforça a busca da entidade por um sistema de Justiça Criminal eficaz e por uma Segurança Pública que atenda com eficácia à sociedade brasileira; diversas autoridades de todo o País prestigiaram o evento, realizado nesta semana, em Brasília-DF

A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil lançou nesta semana, em Brasília-DF, o livro “Adepol do Brasil – Memórias e Lutas”. Esta é a primeira obra oficial da entidade, que tem mais de meio século de atuação. Durante a noite de autógrafos, a Associação reiterou seu compromisso na defesa da carreira do delegado de Polícia, da Polícia Judiciária e da Segurança Pública do País.

A cerimônia teve como anfitrião o presidente da Adepol do Brasil, o delegado Rodolfo Queiroz Laterza, bem como os membros da atual Diretoria. Com o apoio da empresa Techbiz, o evento reuniu pouco mais de 200 pessoas, incluindo deputados federais e estaduais, representantes de entidades diplomáticas e da Polícia Civil de diversas partes do Brasil, bem como a alta cúpula da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

Quem compareceu ao encontro teve acesso em primeira mão ao livro, que tem distribuição gratuita e tiragem de 1 mil exemplares numa primeira edição. Em 64 páginas, a obra conta a trajetória de 52 anos de existência da Adepol do Brasil e destaca a atuação da entidade na defesa institucional e legislativa da carreira do delegado de Polícia.

Além da égide classista e corporativa da Associação, a publicação ressalta a incessante busca da entidade por um sistema de Justiça Criminal eficaz e por uma Segurança Pública que atenda com maior eficácia à sociedade brasileira, tão sofrida e aviltada por uma estrutural criminalidade de causalidades múltiplas.


Em seu discurso, Laterza foi enfático sobre a necessária valorização das forças de Segurança por parte da população e da importância da união da classe policial:

“Sociedades com padrões civilizatórios avançados valorizam os policiais. No Brasil, policiais que, diuturnamente, são a guarda da sociedade, muitas vezes, são incompreendidos. Quando morrem, se tornam mera estatística, e não são mais lembrados. Clamo para que, independentemente de convicções ideológicas, possamos nos unir em prol dos policiais do Brasil. Este livro chega para coroar a eternidade e a perenidade de homens que lutaram para que nós, delegados de Polícia, pudéssemos estar aqui hoje”.

O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, marcou presença no lançamento de “Adepol do Brasil – Memórias e Lutas”. Na oportunidade, ainda representou oficialmente o ministro da Justiça, Flávio Dino. Em seu pronunciamento, Alencar reforçou os valores da entidade, sobretudo no amparo às prerrogativas dos delegados e da Polícia Judiciária:

“Este evento, indiscutivelmente prestigiado, demonstra a importância da Associação na estruturação da Polícia Judiciária e, consequentemente, no enfrentamento dos problemas de Segurança no Brasil, tão desigual e violento. Mas é este mesmo País que tem na Polícia Judiciária e na Polícia Civil um dos pilares de atuação política muito comprometida com a população e com o futuro”.

Autoridades

Poucos eventos realizados recentemente no Brasil reuniram tantas autoridades como o jantar oferecido pela Adepol do Brasil, na 4ª feira (17/5). Entre os que prestigiaram a cerimônia, estavam o presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) e delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel de Oliveira Filho; o cônsul do México, Felipe Mota; o representante da Embaixada da Espanha, Juan Manuel Ramos, além de membros da Embaixada da Rússia.

Já o Congresso Nacional foi representado pelos deputados Alberto Fraga (PL), presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública; Beto Richa (PSDB); Vander Loubet (PT); Marcelo Álvaro Antonio (PL); Sargento Evandro Gonçalves da Silva Junior (PL); Delegado Alexandre Ramagem Rodrigues (PL); Lenildo Mendes dos Santos Sertão, o Delegado Caveira (PL); Ione Maria Moreira Dias Barbosa, a Delegada Ione (Avante); Luiz de França e Silva Meira, o Coronel Meira (PL); Mario Palumbo Junior, o Delegado Palumbo (MDB); Rosana Valle (PL); Delegado Marcelo Freitas (União Brasil); Delegado Fabio Costa (PP); Otto Alencar Filho (PSD); Katarina Feitoza Lima Santana, a Delegada Katarina (PSD); Celso Russomanno (Republicanos); Rodolfo Nogueira (PL); José Cerqueira de Santana Neto, o Zé Neto (PT); Jonildo de José Assis, o Coronel Assis (União Brasil); Cabo Gilberto Silva (PL); Capitão Augusto Rosa (PL); e Paulo Freire Rocha (PL).

Registrada, ainda, a participação dos deputados estaduais Martha Rocha (PDT), do Rio de Janeiro; e Paulo Gomes (PP), do Paraná.

Assessoria de Imprensa
Fiamini – Adepol do Brasil

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Rio: Reflexos de uma Guerra Assimétrica num Contexto de Grave Distorção Federativa

Por Thiago Frederico de Souza Costa

Castro: ‘megaoperação no Rio foi um sucesso. Infelizmente, as únicas vítimas foram policiais — heróis’

(RJ) Governador discursou após encontro com autoridades de segurança do Rio, onde parabenizou pela operação.

Narcoativismo: quando o discurso vira arma e a ideologia protege o crime

Por Raquel Gallinati

Polícia Militar não pode pedir busca e apreensão, afirma CNJ

CNJ reafirma que apenas a Polícia Civil e a Polícia Federal podem conduzir investigações criminais e orienta juízes sobre limites da atuação da PM

Roblox exclui jogo que simula ataque a escolas após ação da Polícia Civil

(SP) Espaço virtual com encenação de tráfico de entorpecentes também foi retirado da plataforma; estudiosos alertam sobre atuação criminosa em redes como o Roblox

Forma de exibição de imagem de suspeito que compromete a legitimidade de reconhecimento fotográfico

Procedimento adequado para proteger a coleta de provas e evitar prejuízo para o inquérito e anulação da ação penal

Polícia Civil da Paraíba chega a índice de 90% de localização e identificação de pessoas desaparecidas

(PB) Levantamento é realizado diariamente pela Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados - DIEST
Veja mais

SSP apreende 250 quilos de drogas e prende dois suspeitos em operação no interior do Piauí

24OUT25-PI-APREENSAO
(PI) O material apreendido está avaliado em R$ 2 milhões.

Delegado Tales Gomes recebe do governador do PI a Ordem Estadual do Mérito Renascença

Governador do Piauí, Rafael Fonteles, delegado Tales Gomes e seu filho
(PI) Reconhecimento destaca trajetória exemplar de mais de duas décadas de combate ao crime organizado no estado

O caso Buzeira e o glamour como cortina da lavagem de dinheiro

20OUT25-RAQUEL
A criminalidade contemporânea não se limita ao campo financeiro. Por trás das lentes de luxo, há uma pedagogia perversa, o crime travestido de sucesso. Jovens são seduzidos por narrativas de

Tecnologia utilizada pela Segurança Pública da Paraíba é destaque na Colômbia e nos Estados Unidos

17OUT25-PB-TECNOLOGIA
(PB) Paraíba é o único lugar, na América Latina, a possuir essa integração completa entre os sistemas de comunicação e monitoramento

Francírio Queiroz segue, pela 2ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-FRANCIRIO-QUEIROZ
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí bloqueia R$ 75 milhões e prende ex-chefe de gabinete do ex-prefeito de Teresina

14OUT25-PI-PC-BLOQUEIO-CASA-PREFEITO
(PI) Casa de ex-chefe de gabinete do ex-prefeito foi alvo de sequestro em Teresina; defesa ainda balança entre silêncio e contestação.

Tatuagens e “piercings” em cães e gatos

14OUT25-TATUAGEM-PET
Ilícito administrativo e penal conforme Lei nº 15.150/25 - Por Eduardo Luiz Santos Cabette
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.