A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – ADEPOL DO BRASIL, em continuidade ao trabalho iniciado em 2021 em apoio à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, atualizou em 2025 seu estudo nacional sobre resolutividade de inquéritos policiais, com a participação das Polícias Civis dos 26 Estados e do Distrito Federal, além da Polícia Federal.
Veja AQUI o resultado da pesquisa.
Com o propósito de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de segurança, a pesquisa coletou dados atualizados não apenas sobre os índices de elucidação de inquéritos policiais, mas também sobre a atuação investigativa frente ao crime organizado e a realidade estrutural das instituições.
Importante destacar que a ADEPOL DO BRASIL não realizou qualquer cálculo ou valoração própria sobre os dados fornecidos. Todas as informações foram prestadas diretamente pelas corporações policiais, sob responsabilidade declaratória das instituições respondentes. Assim, eventuais questionamentos quanto à validade ou veracidade das informações devem ser direcionados às respectivas fontes institucionais.
A metodologia adotada manteve como métrica central o critério reconhecido internacionalmente entre agências policiais de investigação: a proporção entre inquéritos instaurados e inquéritos relatados e remetidos ao Poder Judiciário(com ou sem autoria identificada) no ano de referência.
O questionário aplicado abrangeu os seguintes pontos:
Índice de resolução anual de inquéritos policiais nas Polícias Civis em 2023 e até o presente mês de 2024, com base na relação entre procedimentos instaurados e aqueles concluídos com relatório final encaminhado ao Judiciário;
Indicadores específicos de resolutividade nos crimes de homicídio, contra o patrimônio e violência doméstica, conforme o mesmo parâmetro de aferição;
Número de operações e prisões relacionadas a organizações criminosas (ORCRIMs), com base na Lei nº 12.850/2013;
Diagnóstico sobre déficit de efetivo nas Polícias Civis, incluindo estimativas de defasagem com base em critérios demográficos ou quadros organizacionais previstos em lei.
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados