Amapá atinge redução histórica de crimes de roubo, fruto de políticas de segurança pública eficientes e integradas, com queda acumulada de 66,74% no período de janeiro a novembro comparado a 2022.
Os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) demonstram uma trajetória de sucesso no combate à criminalidade no Estado do Amapá.
A drástica redução nos registros de roubo consumado entre 2022 e 2025 é significativa, resultado de uma gestão focada em investimentos e ações estratégicas afirma o Secretário de Segurança Pública e Justiça, Delegado de Polícia Cezar Augusto Vieira (Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Categoria Gestão).
Os dados apresentados revelam um declínio consistente ano após ano:
- 2023 vs 2022: Redução de 24,96% nos 11 primeiros meses do ano.
- 2024 vs 2023: Queda de 28,80% no mesmo período.
- 2025 vs 2024: Diminuição de 37,76% na comparação entre janeiro e novembro.
A queda acumulada chega a impressionantes 66,74% quando comparado o período de janeiro a novembro de 2025 com o mesmo período de 2022.
O sucesso do Amapá na segurança pública, que lhe rendeu destaque e reconhecimento no cenário nacional, está ligado a uma série de fatores interligados como a Implementação de um conjunto de políticas de segurança pública integradas e direcionadas, Investimentos em Tecnologia e Equipamentos e a nomeação e formação de novos servidores para as forças de segurança.
O Secretário de Segurança Cezar Augusto Vieira enfatizou que o trabalho conjunto e coordenado entre as diversas instituições que compõem o sistema de segurança pública estadual impactaram positivamente outros índices de crimes violentos solidificando o Amapá como um estado que prioriza a vida e o bem-estar de sua população.
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados