Início » Só delegado poderá chefiar PF e profissionais comemoram autonomia

Só delegado poderá chefiar PF e profissionais comemoram autonomia

por Editoria Delegados

 “Autonomia à Polícia Federal” e mais combate à corrupção

 

Medida Provisória) 657, assinada pela presidente Dilma Rousseff (PT), determina que, a partir de agora, somente delegados de classe especial poderão assumir a chefia geral da PF (Polícia Federal). A decisão dividiu as categorias. Delegados comemoraram a chance de autonomia e, de outro, agentes, escrivães e papiloscopistas reagiram contra o governo por sentirem-se excluídos do debate de reestruturação da carreira.

 

Superintendente da PF em Mato Grosso do Sul, o delegado Edgar Marcon saiu em defesa da medida. “Agora, o cargo de diretor-geral só poderá ser ocupado por um delegado especial, antes qualquer pessoa da confiança do governo, como um militar ou promotor, poderia comandar a instituição”, explicou.

 

Para ele, a mudança garante “autonomia à Polícia Federal” e mais combate à corrupção. “Isso permite que não entre um aventureiro e faça da polícia uma polícia de governo”, ressaltou Marcon. Ele também elogiou outro dispositivo da MP, que possibilita o ingresso na carreira de delegado apenas a candidatos com experiência judicial ou policial de três anos. Antes, a única exigência era a formação em Direito.

 

“Somente a expertise garantirá um trabalho de excelência, portanto, a qualificação, sem sombra de dúvida, resultará em competência técnica e operacional”, comentou o superintendente da PF.

 

Para valer de vez, a Medida Provisória precisa passar pela Câmara Federal. “Por ser uma medida benéfica à segurança pública, acreditamos que terá boa aceitação entre os deputados”, arriscou Marcon.

 

Campo Grande News

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar