Início » Sistemas de informação serão integrados

Sistemas de informação serão integrados

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

SÃO PAULO
Sistemas de informação serão integrados com a Justiça

SÃO PAULO

{loadposition adsensenoticia}O Executivo e o Judiciário de São Paulo assinaram em novembro uma parceria para que seja implantado um sistema de informação integrado entre os dois poderes.

O objetivo é resolver a falta de segurança nas informações de procurados. No entanto, não há data para que a novidade saia do papel.

Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria, Cláudio Augusto Pedrassi, “estão sendo feitos levantamentos técnicos e estudos”, mas não há nenhuma previsão de implantação do sistema.

“O Tribunal de Justiça de São Paulo tem severas restrições orçamentárias e poucos recursos para investir na área de informática”, afirmou o juiz, em nota.

Sobre o fato de pessoas mortas ainda constarem no banco de dados de procurados, Pedrassi afirmou que, muitas vezes, o Judiciário não é informado da morte porque a própria polícia não comunica. Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública não comentou esse assunto.

PARANÁ

A integração entre os bancos de dados do Executivo e do Judiciário começou a funcionar em dezembro no Paraná. Com apenas R$ 200 mil, a Polícia Civil conseguiu implantar um sistema que eliminou cerca de 140 mil mandados de prisão inúteis de seu banco. Restaram cerca de 20 mil.

Com a integração, mandados de prisão e suas revogações passaram a ser inseridos no sistema pelo próprio Judiciário. Uma das primeiras medidas desse poder após a mudança foi pedir que os juízes revisassem os mandados de prisão expedidos antes de 31 de dezembro de 2007.

Só aí, cerca de 60 mil mandados foram suspensos. Após análise dos outros documentos, ficaram 12,5%.
“Muitos mandados estavam revogados, outros não foram renovados, estavam prescritos ou estavam cumpridos”, disse a delegada Márcia Tavares dos Santos.

Folha

Fernando Beato

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar