Início » Paraná tem a menor relação de delegados por cidadão e Governo cogita não nomear todos os aprovados

Paraná tem a menor relação de delegados por cidadão e Governo cogita não nomear todos os aprovados

por Editoria Delegados
03fev14-aprovados-pc-pr-2

Não é novidade para nenhum paranaense que a situação da segurança pública no Estado encontra-se em um verdadeiro caos. Mas esse fato tem uma razão: faltam delegados em todo o Paraná.

Embora o PIB do Estado (3,9%) tenha crescido praticamente duas vezes mais que o do Brasil (2,6%) em 2013, a situação da segurança pública é inversa: são praticamente 300 municípios que não contam com um delegado de Polícia sequer.

A conseqüência disso é que o Paraná tem a segunda menor quantidade de delegados por 100 mil habitantes de todo o Brasil, sem contar que, ano após ano, o déficit de delegados aumenta no Paraná e nada é feito para que tal problemática seja sanada. Exemplo disso é que o último concurso foi realizado no ano de 2007 (7 anos atrás) e foram chamados apenas 99 profissionais na gestão anterior.

É bom que a população saiba que os poderes Executivo e Legislativo têm ciência da grave situação, na medida em que o atual governador, com a chancela dos parlamentares, sancionou a Lei Estadual nº 17.070/2012 criando 380 novas vagas para o cargo. Entretanto, embora tenha aumentado o quadro de carreira dos delegados, as vagas existentes ainda não foram preenchidas.

O quadro insuficiente é agravado quando se olha para a quantidade de delegados: eram 415 em 2009 e hoje não passam de 331 no Paraná, uma redução de 25%, aproximadamente, sendo que a carreira conta com 780 cargos, ou seja, são 449 cargos vagos!

Diante das notícias calamitosas que são lançadas diariamente na imprensa, o atual governador, Beto Richa, lançou em 06 de junho de 2012, numa solenidade realizada no Palácio Iguaçu, um novo pacote de medidas do Programa Paraná Seguro, dentre eles a contratação de 400 (quatrocentos) novos Delegados de Polícia até o final da gestão do governo (2014), sendo que o objetivo exposto pelo Governador é de que cada município tenha ao menos um Delegado de Polícia.

O problema afeta o atendimento à população e prejudica o ciclo completo da segurança pública. Como dito, hoje são quase 300 municípios que sofrem com a falta desse profissional.

No entanto, existe concurso para o provimento das vagas em andamento e na sua última fase (investigação social). Até então, são 345 aprovados para esta etapa final, e mesmo se o governo nomear todos, ainda haverá um déficit de 17% nos quadros.

As nomeações dependem de autorização do governador que, embora tenha lançado o Programa Paraná Seguro, hoje cogita nomear apenas 105 delegados.

Atenta com a necessidade de nomeação imediata de todos os candidatos, a Comissão dos Aprovados tem buscado apoio de autoridades locais.

 

 

Mais informações podem ser obtidas no endereço www.400delegados.com

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar