Início » O delegado de polícia deve saber requisitar o exame de entorpecentes

O delegado de polícia deve saber requisitar o exame de entorpecentes

por Editoria Delegados

O simples pedido para análise da droga é capaz de “soltar o traficante”

  

O mero pedido de análise de substância entorpecente apreendida pela polícia não é suficiente para caracterizar a materialidade do crime de uso ou de tráfico de drogas, nos moldes da Lei 11.343/06.

 

A leitura que é realizada sobre o procedimento acerca do exame, por mais humilde que seja o requerimento, não pode se abreviar um simples pedido de exame para saber se é droga ilícita, que tipo e sua quantidade.

 

Quando o delegado de polícia age dessa forma, desprovido de interesse jurídico, apenas enredado pela mera pretensão de despachar a droga aprendida para o instituto de criminalística, ele estará contribuindo para o fomento da criminalidade. Isso se dá porque atinge todo o trabalho de investigação e prisão dos envolvidos quando o delegado encaminha o psicotrópico de maneira despojada de qualificação vital para obter do perito o máximo de conteúdo cientificamente elaborado.

 

O perito que recebe a requisição só vai atender o que o delegado solicitou e isso respingará adiante no momento crucial da persecução penal quando o promotor de justiça estiver com os autos em mãos para oferecer a denúncia e, mesmo apresentando, ocorrer deficiência de prova pela carência dos quesitos no exame.

 

São os quesitos e a base legal apresentada que oferecerão ao delegado, promotor e juiz, o objeto indispensável para se buscar a verdade e fazer justiça.

 

No mesmo documento, mediante um ofício, o delegado deverá requisitar os exames preliminares e definitivos de droga, caso não tenha feito o auto de constatação provisória no departamento policial, como permite o art. 50, § 1º, da Lei 11.343/06…


Ainda não é assinante? Clique AQUI e Assine Já!

 

® Todos os direitos reservados. O conteúdo disponibilizado aos assinantes pertence à política de direitos autorais para uso único, individual e exclusivo, não havendo permissão para sua divulgação em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados. Logo, é proibida a impressão ou transmissão por broadcast, reescrição ou redistribuição sem prévia autorização por qualquer meio, inclusive reenvio de material através de e-mail. (Art. 184 do Código Penal; art. 29, I, da Lei Ordinária Federal 9.610/98; arts. 183 a 195, da Lei 9.279/96).

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social



 

 

 

 

você pode gostar