Início » Delegados do Nurce debatem em Brasília o combate a cartéis

Delegados do Nurce debatem em Brasília o combate a cartéis

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
14jun10-pr-nurce-1

PARANÁ
Delegados do Nurce debatem sobre cartéis
Debate em Brasília

PARANÁ

{loadposition adsensenoticia}O delegado-chefe do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), Luiz Carlos de Oliveira, acompanhado dos delegados Roberson Henrique Pozzbon, do núcleo de Curitiba, e Fernando Ernandes Martins, do núcleo de Maringá, participaram do 2º Encontro da Estratégia Nacional de Combate a Cartéis (Enacc), organizado pela Secretaria de Direito Econômico de Ministério da Justiça e que aconteceu na quinta e sexta-feira (10 e 11), em Brasília. O evento teve como tema o combate a cartéis em licitações públicas.

O encontro contou com a presença de autoridades policiais civis e federais de todo o país, além de membros do Ministério Público Federal e dos Estados, representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União e Agência Nacional do Petróleo (ANP). No encontro, foram abordados temas como os recentes avanços na esfera administrativa e criminal, além do combate no setor de combustíveis e em licitações.

Todos os assuntos tratados no encontro ajudarão a polícia a diminuir crimes como este. É o que acredita o delegado Luiz Carlos de Oliveira. “Este evento é extremamente interessante. Os delegados de núcleos de outras regiões deveriam participar, pois um assunto como este, dos cartéis, é de grande importância. Inclusive, um dos temas tratou dos cartéis na Copa do Mundo que acontecerá no Brasil”, contou.

O delegado Martins, do Nurce de Maringá, acredita que o encontro serviu para prevenir contra os cartéis, que são acordos entre concorrentes a fim de aumentar preços e obter maiores lucros. A ação foi nomeada de formação de cartéis. “O objetivo é fortalecer e consolidar a rede de combate a cartéis formados por autoridades criminais e administrativas e criar convênios entre todos os órgãos encarregados da repressão às infrações contra a ordem econômica”, disse.

14jun10-pr-nurce-4

Ao final do evento foi assinado um acordo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e um convênio com o Ministério Público de Santa Catarina.

Agência Estadual de Notícias – Paraná

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar