Início » Consequência da falta de ciência ao investigado do direito ao silêncio no inquérito

Consequência da falta de ciência ao investigado do direito ao silêncio no inquérito

por Editoria Delegados

Durante o processo penal, cada etapa e cada decisão tomadas pelos operadores do direito são carregadas de significado e consequências.

 

Durante o processo penal, cada etapa e cada decisão tomadas pelos operadores do direito são carregadas de significado e consequências. O sistema judiciário, em sua incessante busca pela justiça e equidade, opera sob um conjunto de regras e princípios meticulosamente desenhados para assegurar a justa apuração dos fatos e a adequada aplicação da lei. Neste contexto, a análise de possíveis nulidades processuais emerge como um elemento crucial, uma vez que qualquer desvio ou falha nos procedimentos pode potencialmente impactar o resultado do processo e a própria essência da justiça.

O enredamento inerente ao processo penal é refletido na forma como as nulidades são abordadas e tratadas. O sistema jurídico, ciente da possibilidade de erros e omissões, estabelece critérios rigorosos para a determinação de nulidades, sejam absolutas ou relativas. Essa abordagem revela um profundo compromisso com a precisão e a justiça, mas também uma compreensão pragmática de que nem todos os erros processuais são suficientes para desviar o curso da justiça. Assim, a análise de nulidades no processo penal se torna um delicado ato de equilíbrio, onde a busca por uma justiça imparcial deve ser harmonizada com a necessidade de eficiência e pragmatismo processual. E nessa seara, cabe ao delegado de polícia verificar os atos que não foram produzidos poderão resultar em nulidades.

Neste cenário jurídico, o princípio da instrumentalidade das formas assume um papel central, servindo como uma bússola orientadora para os magistrados e demais operadores do direito. Este princípio, consagrado no artigo 563 do Código de Processo Penal, reflete a compreensão de que as formas processuais, embora essenciais, são meios para um fim maior – a realização da justiça. A partir dessa perspectiva, a análise de uma potencial nulidade não se foca apenas na existência do erro, mas também no impacto real que este erro pode ter tido sobre a justiça do processo. Este enfoque pragmático assegura que o processo penal não seja indevidamente desviado por tecnicismos, mantendo o foco na apuração da verdade e na aplicação justa da lei.

(CONTINUA…)


… Quer ver a matéria completa? Faça seu LOGIN no portal e ACESSE AQUI ou visite a seção EXCLUSIVO! Ainda não é assinante? Clique AQUI e Assine já! 



 

 


 

 

 

 

 

você pode gostar