Início » Blitz é ferramenta útil para a segurança pública e reduz a criminalidade

Blitz é ferramenta útil para a segurança pública e reduz a criminalidade

por Editoria Delegados

As blitze policiais são operações de fiscalização realizadas por agentes de segurança pública em vias pública

Índice de criminalidade é uma medida estatística que visa mensurar a frequência e a gravidade dos crimes em uma determinada região e período de tempo. Esse índice pode ser calculado a partir de diferentes indicadores, como o número de ocorrências registradas, o número de prisões efetuadas, o número de inquéritos policiais instaurados, entre outros.
 

Esses índices podem ser utilizados para avaliar a efetividade das políticas de segurança pública, permitindo a identificação de tendências e padrões criminais em uma determinada região. Além disso, são importantes para orientar a alocação de recursos e para a definição de estratégias de prevenção e repressão aos crimes.

 

Blitz Policial

As blitze policiais são operações de fiscalização realizadas por agentes de segurança pública em vias públicas, com o objetivo de coibir infrações de trânsito, verificar documentos e, eventualmente, identificar a presença de criminosos ou suspeitos de cometer crimes.

A presença ostensiva de policiais em blitze pode dissuadir criminosos de cometerem delitos nas áreas próximas, já que sabem que há uma vigilância maior. Isso contribui para a diminuição do número de crimes.

Durante as blitze policiais, os agentes podem identificar pessoas suspeitas ou procuradas pela Justiça. Com isso, é possível prender indivíduos que estejam foragidos ou que tenham mandados de prisão em aberto.

Durante as abordagens, os policiais podem verificar se as pessoas estão portando armas ou drogas, contribuindo para a diminuição do tráfico de drogas e do uso de armas ilegais.

As blitze policiais também têm o objetivo de verificar se os veículos que circulam nas vias estão com documentação e equipamentos de segurança em dia. A fiscalização de veículos irregulares pode reduzir a circulação de veículos roubados e diminuir a incidência de acidentes de trânsito.

A efetividade das blitze policiais para diminuir a criminalidade pode variar de acordo com o contexto e a forma como são realizadas. A ação deve ser planejada de forma estratégica, com base em informações sobre a criminalidade na região, e os agentes devem agir com respeito aos direitos dos cidadãos e de forma a evitar excessos e abusos. Quando realizada de forma adequada, a blitz policial pode ser uma ferramenta útil para a segurança pública e para a redução da criminalidade.

 

Pesquisas

Algumas pesquisas sugerem que as barreiras policiais podem ser eficazes em deter crimes específicos, como o furto, roubo, tráfico de drogas e o porte ilegal de armas. Por exemplo, um estudo realizado em 2016 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a efetividade das operações policiais em São Paulo indicou que as barreiras policiais foram responsáveis por uma redução de 32% nos roubos de veículos na cidade.

Outro exemplo é a utilização de barreiras policiais na fronteira entre o Brasil e o Paraguai para combater o tráfico de drogas e armas. Desde a implementação dessas barreiras, houve uma diminuição significativa no número de apreensões de drogas e armas na região de fronteira, o que indica um impacto positivo na redução desses tipos de crimes.

No entanto, é importante destacar que o sucesso das barreiras policiais depende da capacidade das forças policiais em realizar as operações de forma eficiente e estratégica, com a utilização de tecnologia e inteligência para identificar os locais de maior incidência de crimes. Além disso, a colaboração e apoio da população também são fundamentais para a eficácia dessas operações.

 

Estatísticas de resultados da blitz

Algumas cidades e estados do Nordeste do Brasil têm relatado sucesso na redução de roubos e furtos após a realização de blitz e barreiras policiais. Por exemplo, em Pernambuco, um dos estados mais violentos do país, houve uma queda de 23,6% nos roubos em janeiro de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, o que foi atribuído em parte à intensificação de blitz e patrulhamento ostensivo.

Na Bahia, a Secretaria de Segurança Pública tem adotado uma série de medidas, incluindo blitz em pontos estratégicos e abordagens a veículos suspeitos, para combater a criminalidade. Como resultado, em 2020, a Bahia registrou a menor taxa de homicídios desde 2012 e também uma redução nos roubos a bancos e a ônibus.

No Ceará, o uso de blitz e barreiras policiais também tem sido apontado como uma estratégia eficaz para diminuir a criminalidade. Em 2019, a Secretaria de Segurança Pública do estado divulgou que a realização de mais de 200 mil abordagens policiais resultou na prisão de quase 11 mil pessoas e na apreensão de mais de 1,5 mil armas de fogo.

 

Blitz Itinerante

 
A blitz itinerante é uma estratégia policial em que as equipes policiais se deslocam para diferentes pontos da cidade ou região com o objetivo de realizar fiscalizações e abordagens em locais com alta incidência de crimes ou de trânsito. Essa tática é considerada eficiente por diversos motivos:

Mobilidade: por ser itinerante, essa estratégia policial permite que as equipes policiais se desloquem para diferentes pontos da cidade ou região, tornando mais difícil para os criminosos preverem onde haverá fiscalização. Isso torna a estratégia mais eficiente na prevenção de crimes, principalmente os de oportunidade.

Agilidade: ao contrário de blitze fixas, que muitas vezes envolvem a montagem de pontos de fiscalização que exigem mais tempo e recursos, as equipes policiais em blitz itinerante podem se deslocar rapidamente para diferentes pontos da cidade ou região, tornando mais ágeis as ações de prevenção e combate aos crimes.

Maior alcance: ao cobrir diferentes pontos da cidade ou região, a blitz itinerante aumenta o alcance das ações policiais, possibilitando uma maior cobertura e proteção à população.

Flexibilidade: a blitz itinerante pode ser adaptada para diferentes tipos de situações, desde o combate ao tráfico de drogas e armas até a fiscalização do trânsito e controle de crimes ambientais.

Portanto, a eficiência da blitz itinerante reside na sua capacidade de ser flexível, ágil e eficaz na prevenção e combate aos crimes em diferentes pontos da cidade ou região.

É importante destacar que as blitze e barreiras policiais são apenas uma das estratégias utilizadas para combater a criminalidade, e seu sucesso depende da articulação com outras ações, como investigação policial, programas de prevenção ao crime e políticas públicas voltadas para a redução da desigualdade social e da exclusão econômica.

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar