Início » Auto de Utilização de Algemas. Com jurisprudência classificada! 3ª Edição

Auto de Utilização de Algemas. Com jurisprudência classificada! 3ª Edição

por Editoria Delegados

Com atualizações surgidas agora em 2016!

 

Atualizamos o modelo com inclusões de jurisprudência do STF publicadas neste ano de 2016!

 

A Súmula Vinculante 11 estabeleceu a necessidade de justificativa para o uso de algemas. Quando alguém for algemado há que se lavrar termo configurando os motivos de sua utilização.

 

Veja:

 

“Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado”.

 

Visando primar pela qualidade do serviço público e, principalmente, a legalidade dos atos funcionais, oferecemos o modelo de auto de utilização de algemas com jurisprudência classificada e capaz de evitar provimento de responsabilidade por parte de quem determinou ou providenciou a colocação de algemas no indivíduo conduzido.

 

 

 

Todos os direitos reservados. O conteúdo disponibilizado aos assinantes pertence à política de direitos autorais para uso único, individual e exclusivo, não havendo permissão para sua divulgação em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da Revista da Defesa Social. Logo, é proibida a impressão ou transmissão por broadcast, reescrição ou redistribuição sem prévia autorização por qualquer meio, inclusive reenvio de material através de email. (Art. 184 do Código Penal, art. 29, I, da Lei Ordinária Federal 9.610/98, arts. 183 a 195, da Lei 9.279/96). 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar