Início » Acidente com trio elétrico mata 15 no interior de Minas Gerais

Acidente com trio elétrico mata 15 no interior de Minas Gerais

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
logo_video

MINAS GERAIS
Acidente com trio elétrico mata 15

Descarga elétrica

MINAS GERAIS

{loadposition adsensenoticia}Foram identificadas na manhã desta segunda-feira (28) as vítimas do acidente envolvendo um trio elétrico em Bandeira do Sul, no Sul de Minas Gerais. Os jovens, com idades entre 13 e 24 anos, e um homem, 36, morreram eletrocutados após uma serpentina laminada atingir um fio de alta tensão na praça onde estava sendo realizado o “Carnaband”. Ao todo foram 16 mortes.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, nove corpos estão sendo velados coletivamente nesta manhã em um ginásio da cidade. O sepultamento deve ocorrer nesta tarde. Uma vítima está sendo velada em Poços de Caldas e outras duas em Botelhos, também no Sul de Minas. Os velórios das demais vítimas ainda não foram decididos. No ginásio, o clima era de muita dor.

O mais velho dos mortos, um homem de 36 anos, estava passando perto do trio e recebeu uma descarga elétrica leve. No entanto, quando viu um rapaz, 18, pedindo socorro voltou para ajudá-lo. Ao tocar no jovem, recebeu uma nova descarga elétrica. Ambos morreram.

A Cemig informou que uma vistoria foi realizada nas instalações elétricas da cidade antes da festa.

O acidente

Uma banda tocava no trio elétrico na Praça Nossa Senhora Aparecida, no evento conhecido como “Carnaband”, tradicional na cidade, quando os foliões dispararam lança-confetes de papel laminado que atingiram a rede elétrica. Isso teria provocado um curto-circuito, fazendo com que os cabos estourassem e atingissem centenas de foliões que estavam na rua do centro da cidade.

“Foi um cenário de guerra, tinha muita gente queimada, muita gente nova, estou acostumado a lidar com o público e nunca vi nada parecido”, esta foi descrição do vocalista da banda Swingueira e o Brasil, Carlos Eduardo Santos, que se preparava para se apresentar na noite de domingo (27), em Bandeira do Sul, no Sul de Minas.

O cantor e o montador de palco chegaram no local da festa por volta das 17h30 e terminavam os preparativos para começarem a apresentação. Segundo o artista, cerca de meia hora depois ele ouviu o forte estrondo da fiação elétrica se rompendo.

“Eu fiquei dando apoio para socorrer os feridos, me concentrei mais nas pessoas que estavam desacordadas, que pareciam mais graves, e procurei me manter calmo”, relatou com a voz ainda abatida. Um adolescente, segundo ele com idade entre 15 e 16 anos, foi levado com vida para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. “Quando eu o vi, ele estava sem vida, fiz uma massagem cardíaca e ele voltou a respirar. No hospital ele ainda respirava e tinha pulso, mas morreu lá”.

No local da festa muita gente corria em busca dos parentes e amigos e a polícia e os bombeiros chegaram rapidamente. O cantor contou que ajudou no resgate, levando os feridos para o hospital da cidade. De imediato, duas enfermeiras estavam na unidade e um médico foi para o local logo em seguida.

O cantor relatou ainda que durante a correria e, tendo em vista a gravidade do acidente, muita gente não sabia direito o que fazer para ajudar as vítimas. “Não sei como estavam tirando as pessoas do trio, o palco, onde eu estava, era para onde os feridos estavam sendo levados”. Abalado com a situação, Santos contou que procurou manter a calma diante da situação e passou todo o tempo dando apoio aos trabalhos no hospital. “Ajudei com o que aprendi na vida, em cursos, na internet, nunca presenciei algo tão grave”.

 

 

Globo

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar