Omissão federal favorece PCC e CV, diz presidente da Adepol do Brasil

Use a Inteligência Artificial Policial | IAPol® para obter informações exclusivas sobre esse conteúdo! O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Rodolfo Queiroz Laterza, fez duras críticas ao suposto acordo entre as maiores facções criminosas do

Por Editoria Delegados

Use a Inteligência Artificial Policial | IAPol® para obter informações exclusivas sobre esse conteúdo!


O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Rodolfo Queiroz Laterza, fez duras críticas ao suposto acordo entre as maiores facções criminosas do país, Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). Para ele, essa aliança representa “uma ameaça direta à paz social e à segurança nacional, ampliando a influência do crime organizado em diversas regiões, especialmente na Amazônia”.

Laterza destacou que o PCC e o CV não apenas dominam o narcotráfico no Brasil, mas agora avançam sobre o bioma amazônico. Além de ilícitos ambientais como desmatamento e invasão de terras públicas, essas facções criminosas estariam explorando ilegalmente minérios através de garimpos clandestinos e consolidando rotas de tráfico de drogas e armas.

Diante desse cenário, o presidente da Adepol defendeu a “necessidade urgente de um plano de ação integrado entre os governos dos estados da Amazônia”. Ele ressaltou a importância da aplicação rigorosa das leis orgânicas das polícias civis e militares (Lei 14.751/2023 e Lei 14.735/2023), assegurando que essas instituições sejam devidamente equipadas e valorizadas para combater a crescente ameaça criminosa.

Inércia do governo federal

Laterza também criticou a omissão do governo federal no enfrentamento das facções criminosas. Ele apontou o abandono do SISFROM (Sistema de Segurança de Fronteiras) e o enfraquecimento das Forças Armadas como fatores que facilitam a expansão do crime.

Além disso, destacou a descontinuidade e a falta de orçamento adequado para o antigo SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), bem como a precarização das unidades da Polícia Federal no Norte do país.

Outro ponto abordado pelo delegado foi a incapacidade da União de proteger adequadamente as terras devolutas, permitindo que crimes ambientais e territoriais ocorram sem uma resposta efetiva.

Falta de apoio à segurança ambiental

O presidente da Adepol ainda criticou a falta de interesse do governo em aprovar o Projeto de Lei 629/2019, que permitiria a inclusão das polícias civis e militares no SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) como órgãos consultivos, dando-lhes prerrogativas para lavrar autos de infração administrativa contra crimes ambientais.

Para ele, a ausência dessa regulamentação compromete a segurança jurídica e dificulta a atuação das forças policiais no combate a crimes ambientais.

O delegado destacou que, “sem o trabalho das polícias estaduais, a impunidade na Amazônia seria ainda maior”. Mesmo com o frequente apoio dessas instituições ao Ibama, o governo federal não repassa os recursos necessários para que as forças de segurança atuem de maneira eficaz.

Segundo Laterza, o cenário atual exige uma resposta imediata e coordenada das autoridades. Ele reforça que sem investimentos adequados nas polícias estaduais, fiscalização eficiente das fronteiras e envolvimento ativo do governo federal, o avanço das facções criminosas seguirá incontrolável, colocando em risco não apenas a segurança pública, mas também a soberania nacional.

Adepol do Brasil e Portal Ver o Fato

Use a Inteligência Artificial Policial | IAPol® para obter informações exclusivas sobre esse conteúdo!

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Delegados da PF reagem a discurso do deputado Coronel Meira contra delegada

Parlamentar proferiu insinuações misóginas, ofensivas e infundadas contra a Delegada de Polícia Federal Carla Patrícia

Delegados da PF reagem a ameaças de deputado licenciado e prometem responsabilização

Federação dos Delegados de Polícia Federal - Fenadepol - repudia declarações de deputado licenciado

Delegada não pode ser investigada por desclassificar tráfico de drogas para porte, decide juíza

Judiciário afirma que a decisão da autoridade policial foi devidamente justificada, respaldada por fundamentos legais, e não evidenciou qualquer desvio funcional

Homem é morto após ser flagrado com esposa de amigo e debochar da traição

(MT) Polícia Civil apurou que a médica foi ao hospital onde a vítima estava internada e apagou evidências. Ivan Bonotto foi esfaqueado e morreu

Governador do PI anuncia nomeação de 660 policiais militares e concurso para as polícias

(PI) Rafael Fonteles também confirmou um novo concurso para ingresso na corporação, em 2026, com previsão de mil vagas

Piauí anuncia instalação de 1.200 câmeras inteligentes para segurança pública

SPIA: Novo sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será lançado por Rafael Fonteles em 16 de agosto O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou, nesta terça-feira (15),

Delegado é assassinado, mas na audiência de custódia a preocupação é se o assassino foi agredido

O delegado Márcio Mendes, da Polícia Civil do Maranhão, foi assassinado no dia 10 de julho de 2025 durante o cumprimento de um mandado de prisão. Dois policiais civis baleados.

Veja mais

ADEPOL-MA: CARTA ABERTA À SOCIEDADE MARANHENSE E AO GOVERNO DO ESTADO Diante do brutal assassinato do delegado Márcio Mendes, ocorrido durante o exercício de suas funções na zona rural de

11JUL25-MA-MARCIO

Caxias (MA), 11 de julho de 2025 – Uma operação policial na manhã desta quinta-feira (10), na zona rural de Caxias, terminou de forma trágica com a morte do delegado

09JUL25-RAQUEL-2

No Brasil, há uma realidade que raramente ganha espaço no debate público. Mais policiais morrem por suicídio do que em confrontos armados, seja durante o serviço ou nos dias de

Brasília (DF) – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30), a Portaria nº 961, datada de 24 de junho de

Pix, gatonet e facções criminosas estão entre os principais alvos do megapacote de combate à criminalidade que será apresentado por secretários estaduais de segurança pública nesta semana, durante a I

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-RUCHESTER-MARREIROS

Ruchester Marreiros Barbosa foi aluno do doutorado em Direitos Humanos da Universidad Nacional Lomas de Zamora, Argentina, foi aluno do mestrado em Criminologia e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes,

Thiago Frederico de Souza Costa é Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), de Classe Especial. É graduado em Direito e pós-graduado em Altos Estudos em Defesa, pela Escola

Veja mais