Promotor de justiça diz que Polícia Civil é imprestável!

O Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (SINDEPOL) do Piauí criticou as declarações do promotor Ubiraci Rocha no programa Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, sobre o caso Fernanda Lages. O promotor chamou a polícia do Piauí de

Por Editoria Delegados

17mar12-sebastiao-delegado

 

 

O Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (SINDEPOL) do Piauí criticou as declarações do promotor Ubiraci Rocha no programa Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, sobre o caso Fernanda Lages. O promotor chamou a polícia do Piauí de imprestável e afirmou que se a Polícia Federal não conseguir concluir o caso será por culpa da polícia civil que não teria conseguido preservar o local do crime.

 

Veja as declarações do promotor:

 

 

 

Delegados Repudiam!

 

Delegado Sebastião Alencar, presidente do SINDEPOL PI

  

O presidente do SINDEPOL, Sebastião Alencar, criticou as declarações do promotor e afirmou que Ubiraci está querendo se promover em relação ao caso da estudante. O delegado confirmou que existe uma crise no Estado que afeta a polícia civil e pediu mais independência para os policiais.

“O que existe é uma crise no estado todo. Nossa parte, temos convicção de que estamos fazendo, estamos trabalhando com lisura e essa atitude do promotor é precipitada, já que a polícia federal ainda nem concluiu o inquérito. Ele mesmo disse que a PF está trabalhando com 3 teses, a de suicídio, a de acidente e homicídio. Ou seja, o caso ainda não foi concluído e ele não podia se precipitar desse jeito. O que nós queremos é o máximo de equilíbrio entre as instituições, é preciso que o promotor aja com prudência para evitar confrontos porque ninguém vai ganhar com isso. O que na verdade existe é um medo de que a gente se torne uma polícia forte, com independência e autonomia administrativa. A polícia civil usou todos os seus recursos possíveis para concluir esse caso”, disse o delegado Sebastião Alencar em entrevista ao portal GP1.

 

O delegado ainda afirmou que o promotor estaria usando um caso de comoção pública para se promover. “O que ele ta fazendo é um discurso político e rasteiro só para agradar a população. Isso é para encher o seu ego, na minha opinião. Esse tipo de arrogância e especulação não vão levar a nada. Se nós somos imprestáveis, eles também são, porque o Ministério Público também não tem essas estruturas e muitos presos são soltos porque eles não conseguem estender o prazo das investigações.Não é julgando e nem gritando que se resolve isso. A categoria não aceita esse tipo de atitude e lamenta que um promotor de justiça toma uma medida precipitada como essa e vamos esperar a conclusão do inquérito da Polícia Federal para opinar”, finalizou o delegado Sebastião Alencar.

Veja na íntegra nota divulgada pelo Sindepol

 

Prezado Jornalista,

 

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira-SINDEPOL- em face das declarações do promotor Ubiraci Rocha de que a polícia civil é “amadora e imprestável para a sociedade” vem a público tecer as seguintes considerações.

 

O nefasto episódio da morte violenta de Fernanda Lages, fato que chocou toda a sociedade piauiense, vem sendo tratado pelos representantes do Ministério Público designados para acompanhar as investigações com excessivo emocionalismo, com declarações desarrazoadas de quaisquer racionalidades. Impõe-se um chamamento à razão, aguardando o resultado final da polícia federal e contextualizando provas técnicas e testemunhais específicas com o conjunto do caderno investigatório.

 

A Polícia Civil, enquanto instituição incumbida das funcões de polícia judiciária, padece de carência e deficiências estruturais que criam embaraços para o êxito do cumprimento de nossas funcões previstas constitucionalmente. Notadamente, pleiteamos a muito tempo a autonomia administrativa e financeira da polícia civil, profissionalização e capacitação dos policiais, investimentos maciços em tecnologia, intercâmbio com outras policiais e criação de delegacias especializadas, inclusive a de homícidios. Todavia, esparramos na notória crise financeira que vive o Estado, incapaz de alocar a seus serviços essenciais à população investimentos que possam traduzir-se em serviço de qualidade e eficaz.

 

As deficiências que acometem a Polícia Civil não é diferente das que emperram o trabalho eficiente do Ministério, também, desprovido de investimentos, carência de pessoal e seus membros -Promotores de Justiças- com armários abarrotados de processos inertes,mofando, chegando o CNMP a constatar que um só Promotor de Justiça tinha mais de 800 processos paralizados em seu gabinete.

 

Por derradeiro, cabe restaurar a verdade e dizer que no caso Fernanda Lages a preservação do local do crime deveria ter sido feita pela Polícia Militar – primeiro representante estatal a chegar ao local do fato – e escoimar daquele local curiosos, jornalistas e até outros policiais que não estivessem em serviço. A perícia científica da polícia civil ao chegar naquele cenário já encontrou alterações que podem ter afetados a eficácia do trabalho pericial.

 

Á sociedade piauiense reiteramos o compromisso de continuar pautando a nossa conduta com seriedade, equilíbrio, razão e superando as nossas carências com destemor e apego destemido ao trabalho investigativo.

Dizem os sábios que o tempo é o senhor da razão.

 

Del. Sebastião Alves de Alencar Neto
Presidente do SINDEPOL

 

GP1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Delegados da PF reagem a discurso do deputado Coronel Meira contra delegada

Parlamentar proferiu insinuações misóginas, ofensivas e infundadas contra a Delegada de Polícia Federal Carla Patrícia

Delegados da PF reagem a ameaças de deputado licenciado e prometem responsabilização

Federação dos Delegados de Polícia Federal - Fenadepol - repudia declarações de deputado licenciado

Delegada não pode ser investigada por desclassificar tráfico de drogas para porte, decide juíza

Judiciário afirma que a decisão da autoridade policial foi devidamente justificada, respaldada por fundamentos legais, e não evidenciou qualquer desvio funcional

Homem é morto após ser flagrado com esposa de amigo e debochar da traição

(MT) Polícia Civil apurou que a médica foi ao hospital onde a vítima estava internada e apagou evidências. Ivan Bonotto foi esfaqueado e morreu

Governador do PI anuncia nomeação de 660 policiais militares e concurso para as polícias

(PI) Rafael Fonteles também confirmou um novo concurso para ingresso na corporação, em 2026, com previsão de mil vagas

Piauí anuncia instalação de 1.200 câmeras inteligentes para segurança pública

SPIA: Novo sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será lançado por Rafael Fonteles em 16 de agosto O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou, nesta terça-feira (15),

Delegado é assassinado, mas na audiência de custódia a preocupação é se o assassino foi agredido

O delegado Márcio Mendes, da Polícia Civil do Maranhão, foi assassinado no dia 10 de julho de 2025 durante o cumprimento de um mandado de prisão. Dois policiais civis baleados.

Veja mais

ADEPOL-MA: CARTA ABERTA À SOCIEDADE MARANHENSE E AO GOVERNO DO ESTADO Diante do brutal assassinato do delegado Márcio Mendes, ocorrido durante o exercício de suas funções na zona rural de

11JUL25-MA-MARCIO

Caxias (MA), 11 de julho de 2025 – Uma operação policial na manhã desta quinta-feira (10), na zona rural de Caxias, terminou de forma trágica com a morte do delegado

09JUL25-RAQUEL-2

No Brasil, há uma realidade que raramente ganha espaço no debate público. Mais policiais morrem por suicídio do que em confrontos armados, seja durante o serviço ou nos dias de

Brasília (DF) – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30), a Portaria nº 961, datada de 24 de junho de

Pix, gatonet e facções criminosas estão entre os principais alvos do megapacote de combate à criminalidade que será apresentado por secretários estaduais de segurança pública nesta semana, durante a I

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-RUCHESTER-MARREIROS

Ruchester Marreiros Barbosa foi aluno do doutorado em Direitos Humanos da Universidad Nacional Lomas de Zamora, Argentina, foi aluno do mestrado em Criminologia e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes,

Thiago Frederico de Souza Costa é Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), de Classe Especial. É graduado em Direito e pós-graduado em Altos Estudos em Defesa, pela Escola

Veja mais