Viatura clonada e falsos policiais põem bairros nobres de SP em alerta

SP: Vídeo flagrou dois criminosos, vestidos como policiais e em uma viatura falsa, tentando entrar em condomínio de alto padrão nos Jardins São Paulo – A Polícia Civil da capital paulista procura dois criminosos que se passam por policiais, usando uma viatura clonada, para tentar entrar em condomínios de luxo mediante a apresentação de falsos […]

Por Editoria Delegados

SP: Vídeo flagrou dois criminosos, vestidos como policiais e em uma viatura falsa, tentando entrar em condomínio de alto padrão nos Jardins


São Paulo – A Polícia Civil da capital paulista procura dois criminosos que se passam por policiais, usando uma viatura clonada, para tentar entrar em condomínios de luxo mediante a apresentação de falsos mandados. A ação mais recente da dupla aconteceu na manhã de segunda-feira (3/7), nos Jardins, área nobre de São Paulo.

Em pouco tempo, as imagens das câmeras de monitoramento do prédio chegaram aos grupos de WhatsApp dos condomínios dos Jardins e bairros nobres próximos, como Itaim Bibi, Moema e Morumbi, deixando moradores em estado de alerta.

As imagens mostram que os dois criminosos usam identificações da Polícia Civil de São Paulo, como um distintivo de peito e uma camiseta da instituição.

Ambos desembarcam de uma viatura clonada, com um número de patrimônio similar ao do 70º DP (Vila Ema), delegacia da zona leste da cidade. Um deles, com um falso mandado de busca em mãos, conversa com o porteiro do local, por meio do interfone. O outro criminoso fica ao seu lado.

A viatura clonada permanece estacionada em frente à portaria. A gravação foi feita às 8h20.

Segundo informações que circularam nas mensagens de WhatsApp, os homens disseram que iriam cumprir um mandado de busca no local, mas foram barrados pelo porteiro. O funcionário avisou que chamaria um desembargador, morador do prédio, para acompanhar a diligência. Os homens, então, desistem. A polícia não confirmou se o teor do diálogo é o mesmo difundido nas mensagens.

Falsa viatura

A chefia de investigações do 70º DP foi notificada, por volta das 12h40 de segunda-feira (3/7), que uma viatura clonada, com numeração similar à da delegacia, estava circulando pelos Jardins e adjacências.

 
Segundo registros da Polícia Civil, o carro clonado é um Palio Weekend, preto e branco, com o número de patrimônio presente somente na lateral do veículo.

De acordo com a delegacia da zona leste, carros oficiais da Polícia Civil fixam a numeração em outros locais dos veículos. Além disso, as cores das rodas da viatura clonada são diferentes das do carro original e a fixação do giroflex (luzes giratórias acionadas em perseguições) difere da usada em viaturas.

A viatura original do 70º DP ficará recolhida até que o carro clonado seja encontrado e a dupla de criminosos, presa. Os falsos policiais continuavam sendo procurados até a publicação desta reportagem.

Conselho de Segurança

Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) dos Jardins, Rodrigo Salles recebeu o alerta sobre a viatura clonada na manhã de terça-feira (4/7).

Segundo relatou ao Metrópoles, a região registrou 12 casos semelhantes, no período entre 2017 e 2019, época da Operação Lava Jato, quando bandidos fingiam ser da Polícia Federal (PF) para invadir condomínios.

“Essas tentativas de invasão não ocorrem há muito tempo”, diz. “Com a Polícia Civil, nunca teve um caso na nossa área.”

Ainda de acordo com Salles, os condomínios dos Jardins passaram a orientar os porteiros a só permitirem a entrada de policiais após anotar as informações funcionais dos agentes e comunicar o síndico sobre a operação. “Se não conseguisse falar com o responsável no prédio, a ordem é ligar para o 190 (Polícia Militar)”, afirmou.

Coordenadora do Vizinhança Solidária da Rua Itacema e presidente do Conseg Itaim Bibi, Luzia Maziero Fernandes também recebeu o vídeo e elogiou a postura do porteiro.

“A viatura, o distintivo, as roupas da Polícia Civil… Tudo parece muito real”, disse. “A orientação é o porteiro sempre comunicar antes de permitir a entrada e, diante de uma atitude suspeita, chamar o síndico ou um morador.”

Segundo Luzia, a última invasão de condomínio noticiada no bairro foi no ano passado. Na ocasião, jovens se passaram por familiares de moradores para entrar no prédio e assaltar apartamentos.

“Roubo de residência tem pouco. [Ocorre] um furto ou outro no Jardim Europa e Jardim Paulista”, afirmou.

Metrópoles

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Anamelka Albuquerque segue, pela 10ª vez seguida, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Luccy Keiko segue, pela 5ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tatiana Trigueiro entra para a Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Delegado de Polícia pode determinar uso de tornozeleira eletrônica

Decisões Jurídicas Policiais: Lei 15.383/2026 prevê monitoramento imediato em situações de risco, dispositivo de alerta às vítimas e punição maior pelo descumprimento de medidas protetivas

Delegada fingiu ser mãe de adolescente sequestrada para negociar com suspeitos

(ES) A estratégia ajudou a polícia a encontrar a adolescente em menos de 48 horas. Ela foi resgatada com vida e a família não precisou pagar o valor exigido

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil
Veja mais

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

09SET26 -
Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

08SET26 -(4)
Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

08SET26 -(1)
O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

08SET26 -
Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.