Vândalos picham portão de delegacia com ameaça de morte a delegado

TO: Delegado posa ao lado de pichação Os portões de duas delegacias da Polícia Civil de Tocantinópolis, região norte do Estado do Tocantins, amanheceram pichados na manhã desta quarta-feira (21) com ameaça de morte ao delegado regional. Também foi alvo da ação de vândalos, vários pontos comerciais da cidade e veículos de uma […]

Por Editoria Delegados

TO: Delegado posa ao lado de pichação

 

 

Os portões de duas delegacias da Polícia Civil de Tocantinópolis, região norte do Estado do Tocantins, amanheceram pichados na manhã desta quarta-feira (21) com ameaça de morte ao delegado regional. Também foi alvo da ação de vândalos, vários pontos comerciais da cidade e veículos de uma autoescola local.

 

Segundo o site TocNotícias, as ameaças são direcionadas ao Delegado Regional Tiago Daniel de Morais. O portão da Delegacia Especializada foi pichado com a frase “Vai morrer Dr. Tiago”. A delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, Criança e Adolescente também foi alvo de vândalos.

 

Além das delegacias, o comércio local também foi atacado com pichações. Vidraças de lojas foram pintadas, mas logo limpadas por seus proprietários. Nos veículos de uma autoescola, escreveram “Aprendiz” no para-brisa de uma van e na carroceria tarja amarela de um caminhão com a inscrição “Escola” acrescentaram “do Diabo”.

 

Conforme o veículo de comunicação, o Delegado Tiago Daniel de Morais acredita que a ação seja uma resposta ao serviço que ele está fazendo na cidade. Para mostrar que não se intimidou, o delegado posou ao lado de uma pichação com ameaça direcionada a ele. Morais também informou que o ato de vandalismo não ficará impune e que o caso será investigado.

 

Polícia prende pichador; jovem ainda quebrou hidrômetros

 

Maurício Barbosa da Silva de 18 anos, foi preso na manhã de quinta-feira (22), depois de ter passado a noite pichando vários prédios públicos e particulares em Tocantinópolis, no norte do Estado. Nem a Delegacia de Polícia escapou.

 

Maurício já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas, em 2013, quando ainda era menor de 18 anos. Na Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, Criança e Adolescente o jovem escreveu “Vai Morrer Dr. Tiago” e em seguida foi à igreja onde fez insígnias como a “Cruz Suástica”, símbolo do Nazismo, e a “Cruz de Nero” que significa “A Paz Sem Cristo”, além da “Estrela de Davi”, o símbolo “Yin Yang” e uma cruz na parede da frente na Catedral Nossa Senhora da Consolação, a Igreja Matriz de Tocantinópolis, que é tombada como Patrimônio Público do Estado do Tocantins. Várias lojas também foram atacadas.

 

Em seguida, Maurício pichou o muro do Colégio Dom Orione onde escreveu as iniciais “PDC” que significa “Pode Crê”, e também “ABVI”, em menção ao Bairro Alto da Boa Vista I, onde moram a maioria dos jovens da turma que ele diz fazer parte, conhecidos como “Os Kbeças”.

 

O jovem foi identificado graças ao sistema de monitoramento de prédio recém-construído, que também foi pichado.

 

Maurício foi preso no meio de sua turma numa praça do Bairro Alto da Boa Vista II. O jovem estava hospedado em um hotel onde sua mãe trabalha. No quarto a polícia encontrou a camisa que ele vestiu na noite da pichação, além das duas latas de spray nas cores dourado e branca.

 

Após o interrogatório, a polícia descobriu que o infrator também havia quebrado cerca de oito hidrômetros (medidores de consumo de água), no mesmo dia da pichação.

 

Segundo o delegado, Maurício vai responder pelo crime de pichação de prédios urbanos, pichação de prédio tombado pelo valor histórico cultural, ameaça, e crime de dano qualificado.

 

Ainda conforme o delegado, o jovem vai ficar preso em razão de que a soma das penas dos crimes praticados torna-se incabível a fiança, nesse primeiro momento. A prisão será comunicada ao juiz.

 

AF Notícias e Araguaína Notícias

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

Veja mais

Juiz federal anula Operações Boygman e Integration, mesmo contra decisões do STJ, TJPE e MPF

Investigações que deram origem às operações Placement e Integration já haviam sido consideradas legais pelo TJPE, STJ, Ministério Público e Federal e órgãos de controle administrativo

Polícia Civil da Paraíba prende quadrilha do RS que aplicava o Golpe do Bilhete Premiado” em João Pessoa

(PB) As investigações apontam que o mesmo grupo criminoso já havia sido autuado em outros estados do Nordeste, como Bahia e Sergipe, praticando o mesmo tipo de golpe

Fã de delegado pede para tirar foto e acaba preso

(PI) O pedido foi atendido, mas, durante a identificação de rotina, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo

Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão, os coronéis que se destacam na segurança pública do Meio-Norte do Brasil

Força da Disciplina: Ação e Liderança dos Coronéis Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão na Polícia Militar do Piauí

Chico Lucas é nomeado novo Secretário Nacional de Segurança Pública

À frente da segurança pública do Piauí, Chico Lucas liderou uma agenda voltada à modernização da gestão, integração das forças de segurança, uso estratégico de dados e fortalecimento de políticas

Abandonar cachorro ou gato: decisões jurídicas policiais adotadas

Conforme o art. 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, e à luz do entendimento jurisprudencial consolidado, configura conduta criminosa de maus-tratos a cães e gatos na modalidade abandono

Censo 2026 abre inscrições para a escolha dos Melhores Policiais do Brasil

Candidatos aprovados receberão R$ 2.000, certificados e selos nacionais de reconhecimento. Iniciativa nacional que valoriza o mérito, reconhece trajetórias de excelência e fortalece a imagem institucional da polícia brasileira por
Veja mais

Censo 2026 dos Melhores Cursos Preparatórios para Carreiras Policiais no Brasil

Ampliar o reconhecimento das instituições que demonstram excelência na formação de candidatos e que colaboram diretamente com a qualificação dos futuros profissionais da segurança pública no Brasil.

Delegados e policiais civis de Pernambuco pedem exoneração imediata do secretário de segurança

(PE) Policiais civis sustentam que a permanência do secretário no cargo compromete a legalidade, a autonomia policial e a confiança da sociedade nas instituições

O (não) Caso Nine Borges: a criação “Ex Nihilo” no mundo jurídico-penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia Aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia e Professor de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Medicina

Delegado-Geral de SC adota cão Caramelo jogado no mar por adolescentes

(SC) O delegado Ulisses Gabriel decidiu cuidar do cachorro. O cão Orelha sofreu lesões graves e teve de ser submetido à eutanásia

Polícia Civil do PI prende ladrão especialista em roubo de cofres de lojas e cartórios de Teresina

(PI) Atuação técnica, investigação qualificada e resposta rápida da Polícia Civil do Piauí reforçam o compromisso permanente com a segurança pública e o combate à criminalidade

Quatro réus são condenados a mais de 100 anos pela morte de policial militar em MT

(MT) Tribunal do Júri condenou os quatro réus acusados do assassinato do sargento da Polícia Militar Djalma Aparecido da Silva, de 47 anos, morto a tiros no dia 22 de

Governador de Mato Grosso parabeniza Polícia Civil e CORE em vídeo com delegado Fred Murta

(MT) Governador destacou coragem e profissionalismo das equipes
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.