SSP realiza 2ª dia da Plenária para o Plano de Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, promoveu nesta sexta-feira (19) o 2° dia da Plenária do Plano de Segurança Pública do Piauí que tem como objetivo fomentar um diálogo aberto e participativo entre a sociedade civil e os órgãos públicos sobre os investimentos em segurança nos territórios de desenvolvimento do Estado. Durante a programação, […]

Por Editoria Delegados

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, promoveu nesta sexta-feira (19) o 2° dia da Plenária do Plano de Segurança Pública do Piauí que tem como objetivo fomentar um diálogo aberto e participativo entre a sociedade civil e os órgãos públicos sobre os investimentos em segurança nos territórios de desenvolvimento do Estado.


Durante a programação, foram apresentados os dados da segurança pública e o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Além disso, foram realizadas palestras voltadas para a saúde mental e valorização do agente da segurança pública do Estado do Piauí.

Participaram do evento representantes do Poder Judiciário, Ministério Público do Piauí (MP-PI), Defensoria Pública do Piauí, Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), Secretários de Estado e demais Gestores da Administração Pública, bem como as forças de segurança pública e instituições Federais.

O Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que o Plano de Segurança Pública do Piauí tem como objetivo discutir e planejar investimentos em segurança a partir das reais necessidades de cada território.

“Apresentar dados, debater o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, ouvir a população, promover a saúde mental e valorização dos agentes de segurança são ações fundamentais para o avanço nessa área. Vale ressaltar ,que a presença de diversos representantes públicos e a integração entre as diferentes instituições, garantem ações eficientes e alcançam melhores resultados” destacou Chico Lucas.

De acordo com a coordenadora do Plano Estadual de Segurança Pública, delegada Carla Brizzi, a Secretaria de Segurança Pública tem trabalhado em estreita colaboração com as comunidades e representantes dos municípios para definir ações e objetivos que atendam às reais necessidades da população.

“Nossa meta é entregar um Piauí mais seguro para todos, neste segundo dia de discussões, estamos trabalhando em conjunto com as Forças de Segurança Pública e outras instituições com a finalidade de garantir uma integração eficiente e alcançar os melhores resultados na área da segurança pública”, afirmou a delegada.

A promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo de Atividade Policial do Ministério Público do Estado do Piauí (Gacep/MPPI), destacou que a integração entre os órgãos de segurança pública e o sistema de Justiça irá melhorar a comunicação e a efetividade das ações em médio e longo prazo, impactando positivamente a sociedade até 2030.

“Após ouvir a população sobre suas expectativas para o Plano Estadual de Segurança Pública, os órgãos definiram objetivos e ações conjuntas para reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança. O Ministério Público encontra-se presente, sendo representado por um número grande de promotores e servidores, para que suas demandas também, quanto titular da ação penal, sejam contempladas nesse plano estadual de segurança pública que norteará o futuro do nosso estado, nas ações de segurança pública, que embora complexas transversais, requer essa atuação integrada e dialogada de todos esses órgãos para atender os anseios da sociedade Piauiense”, pontuou a Promotora.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.