Sindicato dos Delegados aponta falta de diálogo com Derrite e cobra Tarcísio: “Estamos à míngua em SP”

(SP) Exonerado do cargo de secretário de Estado de Segurança Pública para atuar politicamente em Brasília-SP, Derrite sequer entregou a nova Lei Orgânica da Polícia Civil; outras promessas de campanha do governador também não saíram do palanque

Por Editoria Delegados

Jacqueline Valadares, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de São Paulo

Criticado pela falta de diálogo como relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção – o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado – o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) também tem sido alvo (e não de hoje) de queixas por sua atuação como secretário de Segurança Pública do Governo de São Paulo. Derrite não entregou à Polícia Civil paulista sequer a nova Lei Orgânica da instituição, antes mesmo de ser exonerado do cargo do primeiro escalão estadual para atuar politicamente na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. Também não discutiu o tema com entidades representativas dos policiais, que enfrentam falta de transparência e de debate nos trabalhos, como aponta o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp). Em paralelo, a entidade cobra as promessas de campanha do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que, recentemente, ofereceu as Forças de Segurança de São Paulo para auxiliar em operações no Rio de Janeiro, mas não resolveu problemas históricos da Polícia Civil bandeirante.

O Sindpesp tenta, há meses, obter informações concretas sobre a nova Lei Orgânica, gestada por um Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI) nomeado por Derrite. Os trabalhos começaram em fevereiro de 2025 e foram prorrogados por duas oportunidades – sem qualquer publicidade. O sindicato quer ter acesso ao teor da legislação, antes que a mesma seja encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para deliberação. A ideia é que a matéria assegure direitos importantes e não seja uma mera reforma administrativa da Polícia Civil:

“Em São Paulo, convivemos com uma gestão que não conversa com as entidades de classe. Exemplo disso é a nova Lei Orgânica, que trata do futuro da Polícia Civil pelas próximas décadas, mas que esta sendo gestada sem diálogo e transparência”, critica a presidente do Sindpesp, delegada Jacqueline Valadares.

A instituição enfrenta outros problemas, e crônicos, sob a gestão de Derrite, a exemplo da gritante desvalorização remuneratória, que agrava a evasão. Hoje, são 15 mil cargos vagos na Polícia Civil paulista de um total de 42 mil previstos – de delegados a investigadores, de escrivães a peritos criminais, só para citar algumas funções. Também falta um plano de carreira que assegure não somente a ausência de interferências políticas nas promoções, mas, sobretudo, o fim da sonegação de direitos básicos, como hora-extra, adicional por trabalho noturno e auxílio-saúde, entre outras deficiências estruturais, como destaca a presidente do Sindicato:

“Estamos à míngua, à deriva. O governador de São Paulo (Tarcísio Gomes de Freitas) ofereceu policiais ao estado do Rio de Janeiro, dias atrás, como auxílio a operações contra o crime organizado. Enquanto isso, o secretário (Guilherme) Derrite deixou o cargo e foi para Brasília, tratar de Projeto Antifacção. Como se em São Paulo estivesse tudo bem, em ordem e em dia. Como se aqui não houvesse, também, crime organizado. Só em 2025, mais de 1,4 mil servidores deixaram a Polícia Civil. Como combatemos o PCC (Primeiro Comando da Capital) assim?”, questiona Jacqueline.

Discurso populista

A entidade sindical ainda cobra as promessas de Tarcísio, divulgadas em 2022, ainda na disputa do republicano pelo Palácio dos Bandeirantes:

“Queremos saber quando a Polícia Civil de São Paulo será realmente valorizada, ou se isso ficará para a campanha de 2026. Sem cumprir o prometido, falar em combate às organizações criminosas é, tão somente, retórica política populista. A Polícia Civil de São Paulo, hoje, vive de postagens do governador”, conclui.

Assessoria de Imprensa

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação
Veja mais

Adolescente “dá grau” e ainda bate em viatura policial de MG; ignorância audaciosa

MP POST250826 - (7)
(MG) Jovem de 17 anos foi flagrado empinando motocicleta e tentou fugir da abordagem; episódio foi registrado em Caraí (MG)

Murillo Ribeiro entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 MURILLO RIBEIRO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Thiago Costa é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 THIAGO COSTA
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Rivotril, Venvanse, Ritalina, Zolpidem, outras substâncias, drogômetro e prática de crimes de trânsito

24AGO26 -(2)
Resolução do Contran estabelece procedimentos para detectar substâncias psicoativas em motoristas; regra alcança substâncias que também podem estar presentes em tratamentos médicos e prevê resultado qualitativo positivo como forma de

“Medida protetiva que realmente protege é a prisão”, afirma delegado-geral do PI

Delegado-Geral do PI Luccy Keiko defende prisão em situações de maior risco; legislação prevê medidas protetivas e admite prisão preventiva quando preenchidos os requisitos legais
(PI) Mais de 3 mil ocorrências reforçam debate sobre proteção de mulheres vítimas de violência em Teresina

Ministério Público de Alagoas flagra inquéritos parados, falta de efetivo e até pragas em delegacia

Inspeção ao 22º Distrito Policial, em Maceió | Ascom MPAL
(AL) Fiscalização no 22º Distrito Policial revela inquéritos parados, apenas 7 policiais no efetivo e pátio tomado pelo mato com carros se deteriorando

Vilma Alves: a vida da primeira delegada negra do Piauí

(PI) Conheça a história de pioneirismo da policial que comandou Delegacia da Mulher e foi primeira corregedora-geral da PC; Vilma morreu no último dia 18, aos 79 anos
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.