Polícia Municipal de Itaquaquecetuba é a primeira legalizada no estado de São Paulo

Use a Inteligência Artificial Policial | IAPol® para obter informações exclusivas sobre esse conteúdo! Itaquaquecetuba-SP elevou a categoria da sua guarda à Polícia Municipal. Com isso, a cidade segue, em tempo recorde, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza os agentes a realizar ações de segurança urbana. Tão logo saiu a deliberação por […]

Por Editoria Delegados

Use a Inteligência Artificial Policial | IAPol® para obter informações exclusivas sobre esse conteúdo!


Itaquaquecetuba-SP elevou a categoria da sua guarda à Polícia Municipal. Com isso, a cidade segue, em tempo recorde, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza os agentes a realizar ações de segurança urbana.

Tão logo saiu a deliberação por parte da Alta Corte, o prefeito de Itaquá, Delegado Eduardo Boigues, do PL, encaminhou projeto de lei à Câmara, que, por unanimidade, aprovou a mudança na sessão dessa terça-feira (25/2). Nesta quarta (26/2), o Diário Oficial (DO) do Município publicou a lei complementar 403, sancionada pelo liberal.

A partir de então, os agentes municipais de Itaquá estarão credenciados para o patrulhamento comunitário e blitze, para intervirem diretamente em crimes e para fazerem prisão em flagrante. Sem o resguardo jurídico, a corporação estava restrita à proteção patrimonial e à ronda preventiva – o que muda, agora, com as novas normas do STF.

Boigues é formado em Direito e foi admitido no concurso público para delegado de Polícia do Estado de São Paulo aos 24 anos. Com mais de 20 anos de atuação na área, disputou a eleição para prefeito de Itaquá em 2020 e foi eleito justamente com a bandeira da Segurança e a meta de reduzir os indicadores de criminalidade. No pleito de 2024, o liberal se reelegeu com 92,9% dos votos válidos, maior índice do Brasil entre colégios eleitorais com segundo turno.

“Nossa cidade era conhecida como uma terra sem lei. Investimos pesado na Guarda Civil Municipal (GCM), com equipamentos, nova sede e a reorganização da atuação dos agentes. Agora, avançamos mais um passo; estamos amparados pela lei. Nossos policiais municipais podem atuar de forma ostensiva no combate ao crime em Itaquaquecetuba”, destaca o delegado.

Boigues tem sido implacável, desde o primeiro mandato, em ações para aumentar a segurança dos cidadãos e combater a criminalidade. Entre as medidas adotadas pela administração nos últimos quatro anos estão a setorização da Segurança com grupos de atuação distinta, como a Guarda Ambiental; o aumento do efetivo de agentes nas ruas; além de reforço com a aquisição de equipamentos, como coletes à prova de balas e fuzis.

Linha dura

O prefeito também escolheu a dedo o comandante da GCM. Reconhecido, a exemplo de Boigues, por ser linha dura contra o crime, o tenente-coronel da Polícia Militar (PM) Anderson Caldeira segue à frente da recém-criada Polícia Municipal de Itaquá.

Ponto final no pancadão

A gestão do liberal também colocou um ponto final na perturbação do sossego da população com o “Tempestade” – um caminhão blindado da GCM que auxilia na dispersão de bailes funk e de pancadões nas ruas, ao lançar jatos d’água a longas distâncias.

Pioneirismo

Com a aprovação e a sanção da lei da Polícia Municipal, Itaquá sai à frente de municípios como Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santos e até da capital paulista. Nesta última, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou que ainda deve enviar projeto de lei à Câmara, para ajustar a atuação de sua Guarda Civil Metropolitana (GCM).


Use a Inteligência Artificial Policial | IAPol® para obter informações exclusivas sobre esse conteúdo!


DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e
Veja mais

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

MP POST260826 - (3)
(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

MP POST260826 -
(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

Mulher dá tapa no rosto de Policial Militar(SP) em festa de Barretos e é detida
(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.