Operação Interditados da segurança pública do PI será usada como referência no Brasil

PI: 2023 foi marcante no combate à venda de celulares furtados ou roubados no Piauí e comercializados ‘às claras’ na Praça de Bandeira e Shopping da Cidade, 2023 foi marcante no combate à venda de celulares furtados ou roubados no Piauí e comercializados ‘às claras’ na Praça de Bandeira e Shopping da Cidade, um dos […]

Por Editoria Delegados

PI: 2023 foi marcante no combate à venda de celulares furtados ou roubados no Piauí e comercializados ‘às claras’ na Praça de Bandeira e Shopping da Cidade,

 

2023 foi marcante no combate à venda de celulares furtados ou roubados no Piauí e comercializados ‘às claras’ na Praça de Bandeira e Shopping da Cidade, um dos comércios mais populares em Teresina, capital do estado. Na tentativa de desarticular o crime de receptação, a Superintendência de Operações Integradas (SOI), da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), deflagrou a operação Interditados, que encerrou o ano na nona fase e com números expressivos, que despertaram interesse do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de forças de segurança dos estados do Ceará, Tocantins e São Paulo.

 

“O processo de recuperação de celulares já é uma realidade na Polícia Civil do Piauí. Contudo, a organização de um fluxo de trabalho dividido em etapas, congregando pessoas especializadas na apreensão, bem como estruturando aplicativos para automatização de tarefas, constituem novidade que foi bem aceita pela população. A criminalidade está vendo que o roubo ou furto de celulares não está sendo mais lucrativo”, disse o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas.

Durante o ano, a SOI tirou 1.556 celulares das mãos de criminosos e, praticamente, metade dos aparelhos (700) já foram devolvidos às vítimas.

O montante dos valores recuperados durante a operação Interditados, entre dinheiro e bens, não foi divulgado pela SOI, mas passa dos milhões. Para se ter ideia, um dos empresários, proprietário de uma das maiores lojas no Shopping da Cidade, teve prejuízo de R$ 1 milhão, em uma das fases da ação policial. Matheus Zanatta diz que a Polícia Civil do Piauí quer que o dinheiro proveniente do crime seja usado para indenizar vítimas de roubo ou furto de celular no Piauí.

“Criamos um precedente sobre o sequestro de recursos financeiros e respectiva devolução à vítima. Não posso dizer que é algo pacífico, por enquanto. Mas, a meu ver, o Judiciário Piauiense tem recebido com bons olhos esses pedidos, desde que bem fundamentado no âmbito de nossos inquéritos policiais”, pontua o delegado.

O combate ao crime de receptação tem refletido diretamente na diminuição de roubos e furtos dos eletrônicos. A SSP-PI aponta que houve redução de 37% neste tipo de crime, comparativamente a 2022, em Teresina.

As sucessivas investidas da Polícia Civil do Piauí contra o comércio de celulares com restrição, literalmente, “obrigou” os criminosos a se reinventarem. Com o avançar da operação Interditados, os receptadores passaram a desmontar os aparelhos roubados para vender as peças. Mesmo após o celular desmontado é possível identificar a qual IMEI pertence à peça e, caso haja restrição de furto ou roubo, o suspeito também responde pelo crime de receptação.

Para 2024, o delegado Matheus Zanatta adianta que serão deflagradas novas fases da operação Interditados. No alvo, além de receptadores, pessoas que compraram aparelhos com restrição de roubo e furto e, mesmo após intimadas, ainda não compareceram para prestar depoimento.

CV 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Saudade, respeito e legado: 30 dias sem Steferson Nogueira

Reconhecido por sua atuação firme, estratégica e humana, ele deixou marcas profundas na Polícia Civil da Paraíba e no cenário nacional.

Red Pill: O Direito não pune sentimentos, mas condutas, sim

Raquel Gallinati: Já não estamos diante de liberdade. Estamos diante de risco.

Advogada é presa em flagrante após criticar delegado nas redes sociais e chamá-lo de “doente mental”

(GO) Advogada Áricka Cunha foi detida após publicar despacho policial e questionar, nas redes, a decisão que encerrou ocorrência registrada por ela

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?
Veja mais

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

Steferson Nogueira, presidente da ADEPDEL/PB, Delegado de Polícia Civil da Paraíba
(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI
(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.