‘Não sou eu’; Criminosos usam foto do Chefe da Polícia Civil do ES para aplicar golpes

ES: De acordo com o delegado-geral José Darcy Santos Arruda, dois estelionatários já foram identificados e mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Criminosos usam foto do Chefe da Polícia Civil do ES para aplicar golpes O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) usou as redes sociais para alertar sobre a tentativa de […]

Por Editoria Delegados

ES: De acordo com o delegado-geral José Darcy Santos Arruda, dois estelionatários já foram identificados e mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Criminosos usam foto do Chefe da Polícia Civil do ES para aplicar golpes

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) usou as redes sociais para alertar sobre a tentativa de golpes virtuais usando a imagem dele. De acordo com a publicação de José Darcy Santos Arruda, estelionatários estão tentando se passar pelo delegado por meio de um aplicativo de mensagens para extorquir as vítimas. Dois criminosos já foram identificados.

De acordo com o delegado-geral, os estelionatários identificados são do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

“Estamos com várias investigações em andamento. Já cumprimos, inclusive, buscas e apreensões e agora estamos trabalhando em cima do material que foi apreendido”, explicou Arruda.
Estelionatários utilizaram foto do chefe da Polícia Civil do ES para aplicar golpes — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Conhecido como golpe do WhatsApp, o crime já é conhecido no país. Na ocasião, os criminosos usaram a imagem do delegado e entraram em contato com pessoas que têm processo na Justiça do Espírito Santo dizendo que, caso alguma quantia seja paga, o crime será perdoado.

“Ainda usam a imagem errada da Polícia Civil, usam de forma errada a minha imagem, fazendo distorções em meu nome”, destacou.

O delegado explicou ainda que não tem algumas atribuições que os criminosos utilizam para convencer as vítimas de golpes.

O delegado ainda orientou que, caso alguém entre em contato utilizando a imagem dele, denuncie.

“Se chegar alguma coisa falando que é o delegado, não acreditem. Não sou eu. Procure a delegacia mais próxima ou ligue para o gabinete da delegacia-geral, ligue para a corregedoria para se certificar. As pessoas têm medo quando é a polícia e isso é um absurdo”, disse.

Questionada, a Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). De acordo com a PC, outras informações não serão divulgadas, no momento, para não atrapalhar as investigações.

Print do perfil falso criado em nome do delegado José Darcy Arruda — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Não é a primeira vez que o delegado faz este tipo de alerta. Uma delas aconteceu em março deste ano quando o delegado foi às redes sociais alertar aos seguidores que suas fotos estavam sendo usadas para aplicar golpes.

Na ocasião, Arruda escreveu “novamente estão usando minha foto para prática de golpe”, dando a entender que isso já aconteceu outras vezes.

Outra ocasião ocorreu em 2019, quando Arruda pediu que qualquer pessoas que receber uma mensagem estranha em nome dele, que entre em contato com a polícia para denunciar.

A reportagem questionou à PCES se algum envolvido no caso de março foi preso, porém, a polícia não deu nenhum retorno sobre o desfecho das investigações daquela época.

g1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.