Influenciadores do PI que faziam lives com ‘rolezinhos’ são presos e têm contas suspensas

Suspeitos de fazer lives e vídeos nas redes sociais exibindo manobras perigosas em motocicletas, conhecidas como “grau”, foram presos na Operação Rolezinho nesta sexta-feira (13), pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Eles respondem a crimes como associação criminosa e perturbação do sossego, além de várias infrações de trânsito. Ao todo, 27 pessoas são […]

Por Editoria Delegados

Suspeitos de fazer lives e vídeos nas redes sociais exibindo manobras perigosas em motocicletas, conhecidas como “grau”, foram presos na Operação Rolezinho nesta sexta-feira (13), pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Eles respondem a crimes como associação criminosa e perturbação do sossego, além de várias infrações de trânsito.

Ao todo, 27 pessoas são alvos e tiveram suas contas suspensas nas redes sociais. Destes, 20 foram presos e seis são considerados foragidos. Outro jovem que seria preso foi morto há uma semana. Há ainda entre eles um suspeito de homicídio no trânsito.

Entre os alvos da operação está o influenciador Itallo Bruno, preso em 11 de janeiro deste ano suspeito de lavar dinheiro do tráfico de drogas com venda de rifas no Instagram.

Outros quatro influenciadores também são procurados: juntos, os investigados somam quase um milhão de seguidores nas redes sociais.

Os alvos da operação desta sexta incluem:

Itallo Bruno (PRESO): com 441 mil seguidores, se tornou conhecido por divulgar rifas nas redes sociais que prometiam prêmios de alto valor financeiro, em troca de investimentos muito baixos. Segundo a polícia, participava dos rolezinhos e os incentivava em seu perfil;

Anderson Yago Carvalho de Brito (PRESO): com 286 mil seguidores, tem mais de 300 publicações sobre malabarismo e equilíbrio em uma roda de motocicleta. Já respondeu a um processo por dirigir sem habilitação, em 2019, e é suspeito de participação em um homicídio culposo ao participar de uma disputa de velocidade na BR-343, entre Teresina e Altos, em outubro de 2021;

Antônio Cezar de Lima Castro (Cezar do Grau) (PRESO): com 204 mil seguidores, faz postagens relacionadas às práticas do “grau” e rolezinho, nas quais compara as ações a “arte”;

Ana Clara Lima Silva (Aninha Xtremm) (PRESA): com 30 mil seguidores, realizou uma transmissão ao vivo no Instagram em que várias pessoas praticavam uma manobra ilegal conhecida como “grau e corte”. Já teve um perfil, com 86 mil seguidores, excluído por violar as regras de uso da plataforma. A polícia disse ainda que com ela foi achada uma moto roubada com registro de Fortaleza. A vítima já foi notificada.

Evandro Caldas Sampaio (PRESO): com 12 mil seguidores, realizou manobras perigosas em uma motocicleta enquanto carregava o filho, além de compartilhar os acidentes em que se envolve.

‘Problema de saúde pública’, diz delegado

Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, os mandados cumpridos nesta sexta fazem parte da segunda etapa da Operação Zero Grau, realizada em dezembro de 2023, para reprimir a prática do rolezinho.

“Não é um problema apenas de segurança, mas de saúde pública. Grande parte dos acidentes de trânsito atendidos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) envolvem motocicletas, jovens de 20 a 29 anos. O rolezinho traz como desdobramento os crimes de trânsito, crimes descritos no Código Penal e outras contravenções”, afirmou o delegado.

Segundo a polícia, eles devem responder por perturbação do sossego, poluição sonora, associação criminosa, adulteração de sinal identificador, lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, condução perigosa de motocicleta.

“Alguns desses alvos já respondem por crimes de trânsito, são suspeitos de homicídio culposo. Um deles, que seria preso hoje, foi assassinado a tiros na semana passada. O Ítallo filmava as motocicletas da polícia que atuavam para impedir os ‘rolezinhos’, e temos fotos e vídeos do Evandro empinando a moto com seu filho pequeno. Eles não têm nenhum pudor em fazer essa divulgação em massa”, acrescentou Matheus Zanatta.

Além dos mandados de prisão, a SSP-PI cumpre também 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Altos e Esperantina. Foram apreendidas 27 motos e um carro de luxo.

A operação foi realizada com apoio da Polícia Civil do Piauí (PCPI), Polícia Militar do Piauí (PMPI), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

Veja o que diz a defesa de Itallo Bruno:

A defesa do digital influencer Ítallo Bruno esclarece que os fatos objeto de operação policial deflagrada nesta sexta-feira (13/09) não guardam qualquer relação com a realização de sorteios por meio digital, sendo relativas, apenas, a supostas práticas de manobras proibidas na condução de motocicletas. Os sorteios realizados por Ítallo, atualmente, ocorrem de forma legal, possuindo todas as autorizações das autoridades competentes.

Sobre os fatos objeto da nova investigação, a defesa se manifestará oportunamente nos autos. Ítallo já prestou depoimento e, confiante na Justiça, está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.

g1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.