‘Indiciamento é ato privativo do delegado de Polícia’, diz Fachin

Ministro do Supremo cassa decisão judicial de primeiro grau, confirmada pelo Tribunal de Justiça de SP O ministro Edson Fachin, do Supremo, cassou decisão em que o Juízo da 1.ª Vara da Comarca de Capivari (SP) havia determinado à polícia o indiciamento de um réu após o recebimento de denúncia do Ministério Público de São […]

Por Editoria Delegados

Ministro do Supremo cassa decisão judicial de primeiro grau, confirmada pelo Tribunal de Justiça de SP

O ministro Edson Fachin, do Supremo, cassou decisão em que o Juízo da 1.ª Vara da Comarca de Capivari (SP) havia determinado à polícia o indiciamento de um réu após o recebimento de denúncia do Ministério Público de São Paulo. De acordo com Fachin, ‘o indiciamento é ato privativo do delegado de Polícia e, como regra, não cabe ao Poder Judiciário adentrar nessa questão’.

A decisão foi tomada nos autos do Habeas Corpus (HC) 169731, em que a defesa de V.L.P. questiona decisão monocrática do Superior Tribunal de Justiça que rejeitou o trâmite de HC contra acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo.

De acordo com o Tribunal paulista, ao manter a decisão de primeira instância, a diligência do juízo era correta e legítima, tendo em vista que o indiciamento formal é imprescindível, sendo indiferente a circunstância de já estar em curso a ação penal.

Fachin não conheceu do habeas, por se tratar de decisão monocrática de ministro do STJ, mas concedeu a ordem de ofício após ‘verificar a presença de constrangimento ilegal ao réu’.

No caso dos autos, V.L.P foi denunciado por integrar organização criminosa (artigo 2.º da Lei 12.850/2013), por receptação qualificada e por ‘comercializar substância nociva à saúde humana e ao meio ambiente, em desacordo com as exigências legais’.

A organização criminosa, segundo o Ministério Público de São Paulo, mantinha uma empresa de fachada para receptar petróleo roubado da Petrobrás, transportando-o até a refinaria localizada em Mombuca (SP). Os acusados manuseavam o produto e o revendiam a terceiros.

Três acusados foram presos em flagrante e V.L.P. foi considerado foragido, o que motivou a suspensão do processo penal em razão da sua não localização.

Depois de V.L.P. ser localizado e preso, foi revogada a suspensão do processo, e o juízo requisitou à autoridade policial seu indiciamento formal.

V.L.P. está preso no Centro de Detenção Provisória de Piracicaba (SP). No habeas ao Supremo, a defesa argumentou que o indiciamento era extemporâneo, uma vez que é pertinente à fase policial e não é cabível após o recebimento da denúncia, o que torna a medida ‘abusiva e impertinente’ quando imposta sem justa causa, em momento posterior ao recebimento da denúncia.

Em sua decisão, o ministro destacou que a orientação tomada pelo juiz de primeiro grau e mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo contrasta com determinação legal contida na Lei 12.830/2013 e com a jurisprudência consolidada do STF, devendo ser revista.

Segundo ele, ‘a lei em questão é expressa ao afirmar (em seu artigo 2.º, parágrafo 6.º) que o indiciamento é ato privativo de delegado de polícia, não devendo o juiz se imiscuir nesta valoração’.

Fachin citou precedente da Segunda Turma do STF (HC 115015), de relatoria do ministro Teori Zavascki (falecido), em que o colegiado decidiu ser incompatível com o sistema acusatório e a separação orgânica de poderes a determinação de magistrado dirigida a delegado de polícia a fim de que proceda ao indiciamento de determinado acusado.

Por esse motivo, segundo observou o ministro, ‘o exame de conveniência e oportunidade de que dispõe o delegado de polícia, ressalvada hipótese de ilegalidade ou abuso de poder patente, não está sujeito à revisão judicial’.

“No caso presente, ao que tudo indica, não houve excepcionalidade que justificasse a extraordinária atuação do Juízo singular, pois, em verdade, o delegado de polícia, após conduzir investigação complexa, devidamente instruída por interceptações telefônicas e pedidos de quebra de sigilo, decidiu indiciar outros três acusados, mas não indiciou o ora paciente. Tal opção afigura-se legítima, dentro da margem de discricionariedade regrada de que dispõe a autoridade policial, na fase embrionária em que se encontrava o feito”, anotou.

Estadão

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

União de Forças contra as Facções: Curitiba Sedia Seminário Nacional da ADEPOL

(PR) Delegados de todo o país debatem estratégias conjuntas de inteligência e cooperação institucional para sufocar o avanço da insurgência criminal no Brasil

Presidente da ADPF critica dispositivo que pode equiparar Polícia Legislativa à PF

(DF) Segundo Edvandir Paiva, dispositivo presente Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, pode "colocar duas instituições em conflito"

Homem atira pedras contra viatura, desafia PM a atirar e acaba baleado em Osasco

(SP) Câmeras de segurança registraram a ocorrência na Grande São Paulo; segundo a SSP, o homem estava com uma faca, foi socorrido e acabou preso em flagrante

Nova Delegacia Geral modernizada e fortalece atuação da Polícia Civil no Maranhão

(MA) Estrutura conta com mais de 9 mil metros quadrados de área construída, 58 salas climatizadas e beneficiará aproximadamente 400 servidores

Delegado Luccy Keiko destaca redução da criminalidade no Piauí e elogia gestão de Rafael Fonteles

(PI) Delegado-geral afirmou que políticas de segurança desenvolvidas no Piauí foram adotadas nacionalmente.

Marcos Affonso segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Ministério Público de SP pede condenação do influenciador Renato Cariani

(SP) Promotoria acusa o empresário fitness por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em alegações finais do processo
Veja mais

Aneilton Castro é aprovado, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 ANEILTON CASTRO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Ferdinando Martins é aprovado, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 FERDINANDO MARTINS
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Os limites e ferramentas de jogo responsável

30OUT26 -
Limites e ferramentas de jogo responsável

Agressor de mãe idosa é preso após dizer que ‘nem 50 viaturas’ o prenderiam no PI

MP POST 27UT 26 - (7)
(PI) O suspeito responde pelos crimes de lesão corporal no contexto de violência doméstica e descumprimento de medida protetiva de urgência.

Policial militar prende acusado de venda de voto no estado do Rio

MP POST 26UT 26 - (18)
(RJ) TRE registrou pelo menos cinco crimes eleitorais no estado

Mulher é conduzida à delegacia após publicar foto de urna eletrônica durante votação no PI

MP POST 26UT 26 - (17)
(PI) Celular da mulher foi apreendido, e informações sobre o caso serão encaminhadas à Polícia Federal, segundo delegado.

Onde Assistir WTA Madrid 2026 Transmissao ao Vivo

26OUT26 --2
Saiba onde assistir ao WTA Madrid 2026, com informacoes sobre transmissoes e horarios dos jogos.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.