Fugitivo de presídio no AM posta foto no Facebook comendo jaca na mata

AM: Condenado por tráfico, Brayan Bremer aparece acompanhado Um presidiário que conseguiu fugir durante as rebeliões ocorridas em presídios de Manaus no domingo (1º) postou foto em rede social logo após a fuga. De acordo com informações divulgadas no Jornal Hoje, ele já foi recapturado. O condenado por tráfico de drogas Brayan Bremer cumpre pena […]

Por Editoria Delegados

AM: Condenado por tráfico, Brayan Bremer aparece acompanhado

Um presidiário que conseguiu fugir durante as rebeliões ocorridas em presídios de Manaus no domingo (1º) postou foto em rede social logo após a fuga. De acordo com informações divulgadas no Jornal Hoje, ele já foi recapturado.

O condenado por tráfico de drogas Brayan Bremer cumpre pena de sete anos. Após fuga no fim de semana, ele postou foto no Facebook comendo jaca na mata com outra pessoa. No post, o presidiário digitou: “Na fulga (sic) da cadeia”.

Segundo o Governo do Amazonas, 184 presos conseguiram fugir das unidades Antônio Trindade (72 fugas) e Anísio Jobim (112 fugas), todas localizadas no Km 8 da BR 174, que liga o Amazonas ao estado de Roraima.

O Jornal Hoje informou que 40 presos já foram recapturados, entre eles Brayan. Em Manaus, as polícias Civil e Militar realizam operações em busca de outros 144 fugitivos que continuam nas ruas.

Ainda na noite de domingo e madrugada de segunda (2), foragidos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) foram recapturados após realizarem um arrastão a fiéis da Igreja Assembleia de Deus, no Bairro Tarumã, Zona Oeste da capital.

Conforme o último levantamento da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde ocorreu o massacre de 56 presos, abriga quase o triplo de presos que sua capacidade.

 

Números da Seap indicam que 1.224 presos cumpriam pena em regime fechado no local, que tem apenas 454 vagas – o que representa um excedente de 170%.

Investigações

Começaram na manhã desta segunda-feira (2) as investigações em torno das mortes de 56 detentos do regime fechado, no domingo (1º), no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). A ação é orientada pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Sistema de Segurança Pública do Amazonas.

A força-tarefa de investigação é formada por delegados de unidades especializadas e Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e será coordenada diretamente pelos delegados Ivo Martins, Tarson Yuri e Rodrigo de Sá Barbosa, titulares, respectivamente, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), 4ª Seccional Oeste e 20º DIP, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, onde alguns fugitivos chegaram a ser recapturados.

O objetivo também é identificar os líderes do movimento e responsabilizá-los criminalmente. “Os delegados vão ser responsáveis na apuração das mortes no Compaj nas últimas 24h e todo o trabalho será iniciado a partir de imagens de câmeras do circuito interno da penitenciária. Eles também vão colher depoimentos de presos e de agentes penitenciários da unidade prisional”, disse o delegado-geral Francisco Sobrinho.

No IML, o processo de identificação dos corpos iniciou desde as primeiras horas da manhã. As impressões digitais das vítimas já foram coletadas, bem como o levantamento de imagens dos corpos. Por volta das 15h30, iniciou a coleta de dados e informações com os familiares dos detentos.

Conforme a perita criminal do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Fabíola Rodrigues, uma estrutura reforçada tenta agilizar o processo de reconhecimento para posterior liberação dos corpos.

“O efetivo do Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal está todo empregado para viabilizar em tempo hábil na liberação de todos os corpos. Estamos com todos os materiais necessários para esses procedimentos e estamos aguardando os resultados das impressões papilares que foram coletadas e enviadas ao Instituto de Identificação”, informou.

O Comitê de Gerenciamento de Crise é formado por mais de 20 órgãos dos governos Estadual, Federal e Municipal, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e acompanha a situação das unidades do sistema prisional da capital.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

Veja mais

Segurança com resultados: como a Paraíba reduziu a violência e virou referência nacional

Jean Nunes é o atual secretário de segurança pública da Paraíba, eleito 7 vezes no Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão

Jean Nunes vira peça-chave na articulação nacional da segurança com novo ministro da Justiça

Jean Nunes é o atual secretário de segurança pública da Paraíba, eleito 7 vezes no Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão

Geopolítica, Governança Criminal e Segurança do Estado: Uma Leitura Integrada para a Formação em Segurança Pública

Obra de estudo obrigatório! Recomendada pelo Portal Nacional dos Delegados

“Boa Noite, Cinderela”: dopagem criminosa, vulnerabilidade e o desafio da resposta penal

Por Raquel Gallinati

Como a Inteligência Artificial molda novos contornos ao cenário criminal

Por Jacqueline Valadares (Sindpesp) e Arthur Cassiani (TJ-SP)

Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal cumprimenta novo Ministro da Justiça e reforça pautas da categoria

ADPF cumprimenta novo Ministro da Justiça e reforça pautas da categoria

Gestão, inteligência, inovação e resultados concretos na Segurança Pública projetam Chico Lucas para o Ministério da Justiça

Com trajetória marcada por inteligência policial, digitalização de serviços e políticas públicas reconhecidas nacionalmente, o secretário desponta como nome técnico e articulado para assumir funções estratégicas no cenário federal
Veja mais

Instituto INAPI entra para a Lista dos Melhores Cursos Preparatórios para Concursos Públicos nas Carreiras Policiais do Brasil, Censo 2026

Levantamento nacional apresenta cursos com desempenho elevado na formação de candidatos para concursos da segurança pública reunindo instituições de ensino especializadas em concursos policiais de todas as regiões do país

Chico Lucas é cotado para assumir Ministério da Justiça

Com a entrega da carta de demissão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a disputa para o cargo acirrou e um dos nomes indicados é o secretário

Portal Nacional dos Delegados fortalece atuação com Consultoria Jurídico-Policial exclusiva para assinantes

Plataforma oferece suporte técnico especializado para esclarecimento de dúvidas em ocorrências administrativas e criminais, atendendo profissionais e candidatos das carreiras policiais

Socorro médico: ato de ofício ou ordem judicial

A queda de um preso, o traumatismo craniano e a ordem judicial – um conto de horror hipotético num país hipotético

Decisão do delegado de polícia pela não autuação em flagrante forjado

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados elaborou todos os modelos de decisões para o delegado de polícia. O assinante poderá usar cada modelo e apenas colocar referências ou

Auto de Reconhecimento de Pessoa em 2026

Veja modelo atualizado de Reconhecimento de Pessoas, conforme doutrina, legislação e jurisprudência atuais. Modelo que blinda o auto contra nulidades, atende à jurisprudência do STJ/STF sobre reconhecimento pessoal e fotográfico,

Ministério da Justiça institui Protocolo Nacional para Reconhecimento de Pessoas

Veja modelo atualizado de Reconhecimento de Pessoas, conforme doutrina, legislação e jurisprudência atuais. Modelo que blinda o auto contra nulidades, atende à jurisprudência do STJ/STF sobre reconhecimento pessoal e fotográfico,
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.

Fique entre os melhores!
Faça parte do Maior Portal Jurídico Policial do Brasil!

Acesse agora o conteúdo exclusivo, durante 7 dias, por R$ 2,90!

Após período semanal, continue com acesso completo por apenas R$ 29,90/mês, podendo ser cancelado a qualquer momento.