Foragido do RN há mais de 20 anos, remanescente da quadrilha de Valdetário Carneiro é preso no Pará

Homem usava identidade falsa e foi descoberto após ser preso por lavagem de dinheiro. Foragido há mais de 20 anos, ex-integrante da quadrilha de Valdetário Carneiro é preso no Pará Um homem de 58 anos foragido da Justiça do Rio Grande do Norte há mais de 20 anos e apontado como membro remanescente do […]

Por Editoria Delegados

Homem usava identidade falsa e foi descoberto após ser preso por lavagem de dinheiro.

 

Foragido há mais de 20 anos, ex-integrante da quadrilha de Valdetário Carneiro é preso no Pará

Um homem de 58 anos foragido da Justiça do Rio Grande do Norte há mais de 20 anos e apontado como membro remanescente do bando de Valdetário Carneiro, foi preso no Pará.

Ele é acusado de um homicídio no município de Caraúbas no dia 1º de junho de 2001. A prisão ocorreu na última quinta-feira (29), mas só foi divulgada nesta segunda-feira (3) pela Polícia Civil do RN.

O mandado de prisão contra o suspeito foi cumprido pela Polícia Civil de Macaíba, na Grande Natal, com apoio da Polícia Civil do Pará, na cidade de Capanema (PA).

Após ser preso em 2001, Rosivan de Oliveira conseguiu fugir da cadeia pública de Caraúbas. Antes de deixar a cidade, ele ainda teria cometido outro homicídio, contra o companheiro de sua ex-mulher, por não ter aceitado o fim da relação enquanto estava detido.

Desde 2001, após a fuga, foi expedida ordem de prisão e ele passou à condição de foragido. A polícia tinha informações de que Rosivan teria ido para o estado de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, a localização do foragido aconteceu após a prisão de um empresário por lavagem de dinheiro oriundo do contrabando de cigarros e tráfico de drogas.

De acordo com a corporação, os investigadores constaram que o suspeito preso tinha as mesmas características físicas do foragido do Rio Grande do Norte, embora usasse outro nome. Os indícios levaram a polícia à suspeitar do uso de documento falso.

A comparação papiloscópica pelo realizada Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte e, também, pelo Instituto Técnico de Perícia do Pará confirmaram que as digitais do preso do Pará eram as mesmas registradas e armazenadas no Rio Grande do Norte.

Na delegacia, o homem confessou que usava o nome falso há cerca de 20 anos.

“O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de falsidade ideológica e ficará à disposição do Poder Judiciário do Pará. A prisão preventiva dele também foi cumprida na mesma oportunidade e foi comunicada ao juiz da comarca de Caraúbas/RN, para o prosseguimento da ação penal e para dar início ao transporte do preso de volta ao RN, o que deverá ocorrer nos próximos dias”, informou a Polícia Civil.

Considerado pela polícia como o mais perigoso assaltante do Rio Grande do Norte nos anos de 1990 e início dos anos 2000, Valdetário Carneiro foi morto em confronto com a Polícia Militar em dezembro de 2003 no município de Lucrécia, no Oeste potiguar.

A quadrilha dele ganhou notoriedade pelos inúmeros assaltos a bancos realizados em vários estados do Nordeste.

g1 RN

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Advogada é presa em flagrante após criticar delegado nas redes sociais e chamá-lo de “doente mental”

(GO) Advogada Áricka Cunha foi detida após publicar despacho policial e questionar, nas redes, a decisão que encerrou ocorrência registrada por ela

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.