Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Por Editoria Delegados

A segurança pública de Pernambuco registrou uma importante mudança nesta sexta-feira, 7 de novembro de 2025. O delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração. A decisão foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, no mesmo dia. Na mesma edição do Diário Oficial concluiu as convocações do concurso para as polícias, chamando 45 delegados; 159 escrivães; e 273 agentes.

Em seu lugar, assume o delegado Felipe Monteiro da Costa, que exercia a função de gerente-geral do Centro Integrado de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Monteiro é reconhecido por sua experiência em investigação estratégica e atuação em operações de inteligência policial.

Mudança em momento delicado

Renato Leite havia sido nomeado para o cargo pouco antes do Carnaval de 2024, num período considerado sensível para a segurança pública estadual. Sua gestão ocorreu em um contexto de reorganização das forças policiais, quando a governadora Raquel Lyra também promoveu alterações no comando da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Delegados Renato Leite e Fernando Monteiro

Reconhecimento e continuidade

Em nota oficial, a governadora Raquel Lyra agradeceu o trabalho desempenhado por Renato Leite à frente da corporação:

“Agradeço a Renato Leite pela dedicação ao serviço público na área de Defesa Social, como delegado e comandando a Polícia Civil nos últimos 22 meses. Esta importante missão, agora, será liderada por Felipe Monteiro. Confiamos no seu trabalho e empenho para chefiar a Polícia Civil de Pernambuco.”

A substituição é vista como uma tentativa de manter a estabilidade interna da instituição e reforçar as políticas de inteligência e integração operacional. Felipe Monteiro chega ao comando com o desafio de restaurar o diálogo com a categoria policial, reorganizar estruturas investigativas e garantir a continuidade de projetos estratégicos, especialmente nas áreas de combate ao crime organizado, homicídios e cibercrime.

A transição ocorre em um momento decisivo para a segurança pública de Pernambuco, que enfrenta o desafio de reduzir índices de criminalidade e fortalecer a confiança da população nas instituições policiais.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Ceder conta bancária “laranja”para prática de crime

Mudanças ampliam penas para fraudes eletrônicas e passam a punir quem cede contas bancárias para práticas criminosas

Lei 15.397 aumenta penas de crimes de furto, roubo, receptação, estelionato e latrocínio

Governo Federal publicou, nesta segunda-feira (4), a Lei nº 15.397 foca, especialmente, na criminalidade moderna e nas infrações que afetam o cotidiano do cidadão, como o roubo de celulares e

Ameaça forjada do CV, interferências municipais e decisões atípicas: TJ afasta mais um juiz por suspeita de falhas graves

(MT) A corregedoria também investiga ataques verbais proferidos pelo magistrado contra autoridades locais e o uso indevido de sua escolta para fins particulares.

Delegado da Polícia Civil Guilherme Escobar morre no Piauí

(PI) Guilherme Escobar estava lotado na Delegacia Seccional de Oeiras e já havia atuado nas cidades de Pio IX, Gilbués e Picos.

Responder por crime de mesma natureza justifica prisão preventiva

A Prisão Preventiva em Casos de Reiteração Delitiva: Fundamentos Jurídicos e Aplicação Prática

Saudade, respeito e legado: 30 dias sem Steferson Nogueira

Reconhecido por sua atuação firme, estratégica e humana, ele deixou marcas profundas na Polícia Civil da Paraíba e no cenário nacional.

Red Pill: O Direito não pune sentimentos, mas condutas, sim

Raquel Gallinati: Já não estamos diante de liberdade. Estamos diante de risco.
Veja mais

Advogada é presa em flagrante após criticar delegado nas redes sociais e chamá-lo de “doente mental”

(GO) Advogada Áricka Cunha foi detida após publicar despacho policial e questionar, nas redes, a decisão que encerrou ocorrência registrada por ela

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

Governador do Piauí, Rafael Fonteles, entrega aos proprietários veículos roubados que foram recuperados
(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

RENATO PINHEIRO, Delegado de Polícia Civil PCPI
O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

Steferson Nogueira, presidente da ADEPDEL/PB, Delegado de Polícia Civil da Paraíba
(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI
(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.