Ex-governador e ex-secretários pedem para fazer curso de azulejista na prisão

MT: Silval Barbosa e os outros presos por corrupção e desvio de dinheiro O ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), investigado na Operação Sodoma e preso há mais de um ano no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), se inscreveu em um curso de azulejista oferecido pela Fundação Nova Chance (Funac). Silval é apontado […]

Por Editoria Delegados

MT: Silval Barbosa e os outros presos por corrupção e desvio de dinheiro

O ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), investigado na Operação Sodoma e preso há mais de um ano no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), se inscreveu em um curso de azulejista oferecido pela Fundação Nova Chance (Funac). Silval é apontado pelo Ministério Público Estadual (MPE) como líder de uma organização criminosa que cobrava propina de empresas privadas em troca de incentivos fiscais durante a gestão dele.

Além de Silval, também entraram com pedido de inscrição Marcel de Cursi (ex-secretário estadual de Fazenda), Eder Moraes (ex-secretário de Fazenda, ex-presidente da extinta Agência da Copa (Agecopa) e ex-secretário-chefe da Casa Civil), Permínio Pinto (ex-secretário de Educação), ex-vereador João Emanuel, os ex-servidores Fábio Frigeri e Wander dos Reis. Todos são considerados presos comuns, sem privilégios.

Em geral, os presos respondem, entre outros crimes, por formação de organização criminosa, fraude processual, corrupção, desvio e lavagem de dinheiro.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), 21 presos, entre eles o ex-governador e os ex-secretários, se inscreveram para participar do curso. Um documento foi enviado pela direção do CCC à Justiça de Mato Grosso, que deve decidir se os presos poderão ou não participar das atividades.

Conforme o documento, o curso de aplicador de revestimento cerâmico será realizado no mês de outubro e terá duração de 160 horas. A expectativa é que os presos tenham entre 30 a 40 dias de aula, entre teórica e prática. Todas as atividades serão desenvolvidas no próprio Centro de Custódia.

O conteúdo previsto no curso envolve aulas sobre revestimento cerâmico, revestimento de paredes com argamassa e sistemas construtivos.

Presos

Cursi foi preso também na Operação Sodoma, apontado pelo MPE e por testemunhas como um dos líderes do esquema montado no governo para que as fraudes fossem concretizadas.

Na ação, o ex-secretário também figura como o responsável por “fabricar” leis que amparavam os atos ilícitos da suposta organização criminosa.

Durante depoimento à Justiça, em agosto deste ano, ele negou que tenha cometido qualquer crime.

Eder Moraes está preso pela quarta vez preso desde junho deste ano pela Polícia Federal por violar as regras para o uso de tornozeleira eletrônica. O ex-secretário é réu em um processo que tramita na Justiça Federal sobre crimes financeiros e lavagem de dinheiro, apurados no âmbito da Operação Ararath, desde novembro de 2013.

Nessa última vez em que foi preso, ele passou cinco meses no Centro de Custódia de Cuiabádepois de violar por 92 vezes as regras de utilização da tornozeleira eletrônica, num período de 60 dias. A Polícia Federal declarou, à época, que o ex-secretário chegou a passar até 4 horas e 40 minutos com a tornozeleira descarregada, o que não é permitido.

Éder Moraes é apontado como um dos principais operadores do esquema, que teria envolvido políticos de alto escalão do estado ao longo de anos em operações financeiras clandestinas com as mais diversas finalidades

Já o ex-secretário de Educação de Mato Grosso, Permínio Pinto (PSDB), foi preso em julho deste ano, durante a segunda fase da Operação Rêmora, do Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Ele é acusado pelo MPE de ter liderado um esquema de fraude em licitação em 2015, quando ainda comandava a pasta. As investigações apontam pagamento de propinas para que as empreiteiras pudessem fazer obras em escolas públicas.

João Emanuel está preso desde o dia 16 de setembro pelo Gaeco. O ex-vereador é acusado de fraude em licitação e por suspeita de liderar um esquema de grilagem de terras. João Emanuel também foi preso no mesmo mês durante a Operação Castelo de Areia.

Ele é apontado pelo MP como integrante de uma organização criminosa que montou uma empresa de fachada para conseguir dinheiro e aplicar golpes. Mas, como o ex-vereador estava internado em um hospital após passar por um procedimento cirúrgico, acabou conseguindo prisão domiciliar graças a uma decisão judicial.

Entretanto, após ter passado por perícia médica por determinação da juíza Selma Arruda, da 7ª Vara Criminal, ele foi preso preventivamente no dia 16 de setembro, por força de mandado referente a ação oriunda da operação Aprendiz, que foi deflagrada em novembro de 2013.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

 

Veja mais

Marco da Inteligência expõe racha entre PF e Abin

Projeto pode violar direitos fundamentais e ter conflitos de competências entre os órgão

Eleições sob domínio? O crime organizado e os riscos à integridade eleitoral em 2026

Por Murillo Ribeiro de Lima

Eduardo Quadrotti é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Leonardo Alves entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí prende condenado por tentativa de homicídio ocorrida em SP

(PI) A prisão decorre de uma sentença condenatória a 14 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de tentativa de homicídio contra duas mulheres, praticado no ano de 2002,

Justiça do Piauí condena jornalista Silas Freire a indenizar delegado-geral Luccy Keiko

(PI) O condenado Silas Freire foi citado e intimado pessoalmente, mas, segundo a sentença, não apresentou contestação e não compareceu à audiência de conciliação, instrução e julgamento

Não existe rampa de acesso para autistas. Existem autistas

Carta aberta aos novos colegas com TEA - Por Franco Perazzoni
Veja mais

Comercialização, aquisição e posse de aerossóis para legítima defesa de mulheres contra agressões físicas e/ou sexuais – Lei 15.474

09AGO26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Jonas Tomazi é aprovado, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Promotora encontra delegacia com estrutura precária, equipe reduzida e investigações prejudicas em Maceió

07AGO26 -
(AL) “São condições que prejudicam os resultados que a sociedade espera da Polícia Judiciária, que é a investigação e solução de crimes”, destacou a promotora

Como uma peça de 500 kg fez o crime mirar os carros elétricos no Brasil

07AGO26 -
Baterias de alto valor impulsionam aumento de roubos e furtos de veículos eletrificados no Brasil

Ex-governador do MT e dois desembargadores são alvos da PF sobre esquema de R$ R$ 308 milhões em contrato com a OI

Ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil),
(MT) A apuração tem como foco um acordo celebrado entre o Estado de Mato Grosso e a empresa de telefonia Oi, relacionado à restituição de valores decorrentes de uma disputa

Atividade jurídica e atividade policial no concurso para delegado da polícia

05AGO26 -
Quando e como ocorre a comprovação da atividade jurídica ou policial

Delegado lança livro sobre facções criminosas e governança criminal no Brasil

05AGO26 -
(MG) Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais e pesquisador Murillo Ribeiro de Lima lançou a obra Facções Criminosas: Poder, Território e Governança Criminal no Brasil, publicada pela Editora Método/Grupo
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.