Estudante é autuado por criar espécies exóticas

    Um estudante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), localizada na cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, foi autuado por posse ilegal de espécimes da fauna silvestre brasileira e exótica. O mais impressionante é que ele cursa Ciências Biológicas, curso que teoricamente ensina sobre a importância dos animais e o mal […]

Por Editoria Delegados

 

 

Um estudante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), localizada na cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, foi autuado por posse ilegal de espécimes da fauna silvestre brasileira e exótica. O mais impressionante é que ele cursa Ciências Biológicas, curso que teoricamente ensina sobre a importância dos animais e o mal que o tráfico ilegal causa a eles.

 

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), responsável pela autuação, só chegou até a residência do estudante após uma denúncia. No local foram encontrados, no total, 21 espécies de répteis. Entre os animais apreendidos, apenas um espécime é da fauna silvestre brasileira, a cobra jararaca-pintada (Bothrops pubescens). Os outros répteis, entre eles uma cobra-rasteira, cinco lagarto-leopardo e 15 cobras–dos-milharais pertencem à fauna exótica. Ou seja, o habitat não fica no Brasil.

 

O estudante não apresentou nenhuma documentação que comprovasse a introdução oficial das espécies no País e usou como argumento que “gosta dos animais” e por isso criava-os.

 

O estudante de biologia foi autuado em duas infrações previstas na legislação ambiental vigente: uma, por manter em cativeiro espécime da fauna silvestre brasileira sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade ambiental competente, com multa no valor de R$ 500,00 por animal apreendido; e, a outra, por introduzir espécies de animais exóticos no País, fora de suas áreas de distribuição natural, sem parecer técnico favorável e sem licença expedida pela autoridade competente, com multa aplicada no valor de R$ 6 mil. Os animais foram transferidos para o Cetas do Núcleo de Fauna do Ibama, que fica em Porto Alegre.
 
terra

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'
Veja mais

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

MP POST260826 - (3)
(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

MP POST260826 -
(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

Mulher dá tapa no rosto de Policial Militar(SP) em festa de Barretos e é detida
(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Adolescente “dá grau” e ainda bate em viatura policial de MG; ignorância audaciosa

MP POST250826 - (7)
(MG) Jovem de 17 anos foi flagrado empinando motocicleta e tentou fugir da abordagem; episódio foi registrado em Caraí (MG)
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.