Em menos de uma semana, dois policiais civis de SP se matam no trabalho; Sindpesp alerta quanto à saúde mental da categoria

Casos aconteceram em pleno Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção ao suicídio Delegada Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp Casos aconteceram em pleno Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção ao suicídio; Sindicato reforça urgência de melhores condições de trabalho e de adoção de políticas públicas que favoreçam o bem-estar dos profissionais da Segurança. Em pleno Setembro […]

Por Editoria Delegados

Casos aconteceram em pleno Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção ao suicídio

 Delegada Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp

Casos aconteceram em pleno Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção ao suicídio; Sindicato reforça urgência de melhores condições de trabalho e de adoção de políticas públicas que favoreçam o bem-estar dos profissionais da Segurança.

Em pleno Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, dois policiais civis colocaram fim às suas vidas durante o expediente, nas Delegacias onde atuavam. Os casos ocorreram em menos de uma semana e trouxeram à tona a urgente reflexão acerca da saúde mental dos profissionais de Segurança e a necessidade de se melhorar as condições de trabalho da instituição. É o que adverte o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

Na manhã de 29/9 (6ª feira), um delegado se matou na Seccional de Barretos-SP. Na semana anterior, um escrivão de polícia deu fim a própria vida, durante o expediente, no 3º Distrito Policial de Diadema-SP. Suicídio entre policiais civis são recorrentes há anos. Contudo, de uns meses para cá, se tornaram ainda mais comuns, segundo a delegada Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp:

“O Sindicato se solidariza com as famílias que perderam seus entes queridos, e com toda a instituição policial, que está entristecida e abalada com essas ocorrências. Os tristes episódios das últimas semanas mostram o quão adoecidos estão os profissionais que atuam na linha de frente contra o crime e para oferecer segurança à população. Tudo isso é preocupante”, destaca.

A delegada lembra que, a atenção com a saúde mental dos profissionais há tempos é uma bandeira do sindicato.

Em agosto deste ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Governo de São Paulo nomeou um grupo para o estudo e a criação de um programa de saúde mental para os policiais bandeirantes. Jacqueline reconhece a importância da iniciativa, mas ainda vê pouca celeridade nas ações que evitem que mais policiais entrem em depressão e tirem a própria vida:

“É preciso que providências sejam implantadas com mais rapidez. Trata-se de um problema de saúde crônico, e que, portanto, exige a adoção de medidas urgentes – tão evidente quanto é a necessidade de se melhorar as condições de trabalho”, reforça a presidente do Sindpesp.

No estado de São Paulo, como alerta a delegada, os policiais estão no limite do esgotamento mental provocado por uma série de fatores, e isso inclui salários e estrutura:

“São situações como condição de trabalho precária, sobrecarga, pouco descanso, escalas exaustivas, salários pouco condizentes com os riscos da profissão e que levam muitos a buscarem meios adicionais de renda, como os bicos, além de ausência de lazer e de convívio com a família, só para citarmos algumas questões”, pontua Jacqueline.

Apoio

O Sindpesp tem promovido iniciativas em prol do emocional de seus sindicalizados. No Setembro Amarelo, fez campanhas, divulgou orientações sobre como pedir ajuda, firmou parcerias com especialistas e disponibilizou profissionais que atuam na seara da saúde física e mental para acolhimento.

Assessoria de Imprensa
Fiamini –  Sindpesp

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Encontro Nacional dos Delegados de Polícia | 2025

Adepol do Brasil, Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia de todo o país promovem o encontro entre os dias 11 e 13 de dezembro em Aracaju

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindpesp São Paulo

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Sergipe

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Santa Catarina

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol do Distrito Federal

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Pará

PA ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.

Concurso público com 750 vagas para Polícia Civil da Bahia

09NOV25-BA CONCURSO POLICIA CIVIL
(BA) Além das vagas para delegado, o certame contemplará 750 oportunidades no total, distribuídas entre 500 vagas para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado, com o objetivo de

Delegados do Piauí, Pará, Goiás, Bahia e São Paulo concluem curso de Gerenciamento de Crises e reforçam estratégias de segurança pública no Brasil

07NOV25-DELEGADOS-CURSO-CRISE
O conhecimento adquirido pelos cinco delegados será disseminado em suas respectivas corporações, servindo de base para novos programas de capacitação interna e projetos de integração entre estados, voltados à prevenção

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindelpol Rio de Janeiro

RJ SINDELPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.