É possível parar o ciclo da violência contra a mulher; denuncie

Campanha Salve Todas 2025 reforça importância da denúncia e mobiliza população para romper o ciclo de violência

Por Editoria Delegados

De janeiro a junho deste ano, 12 mulheres foram vítimas de feminicídio no Distrito Federal. Os dados escancaram uma realidade cruel e trazem um alerta para a importância da denúncia no combate à violência doméstica.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, mais da metade das vítimas mortas por questões de gênero na capital do país, ao longo dos últimos anos, tiveram um histórico de agressões não denunciadas.

E a subnotificação é uma das maiores preocupações nesse tipo de crime. Órgãos de proteção à mulher têm feito uma força-tarefa para quebrar esse ciclo de violência – que, muitas vezes, resulta em morte.

Gritos, sinais de agressividade ou comportamentos suspeitos devem ser levados a sério, pois, em muitos casos, as mulheres agredidas não conseguem pedir ajuda, seja por se sentirem intimidadas ou ameaçadas. Por isso, a intervenção de terceiros é essencial.

Amigos, vizinhos, família ou até colegas de trabalho podem e devem alertar as forças de segurança em caso de violência relacionadas a questões de gênero.

Salve Todas 2025

Com o intuito de reforçar os canais de denúncia existentes na capital, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou a campanha “Salve Todas 2025”.

Promovida pela Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a iniciativa busca conscientizar e mobilizar a população para reconhecer os sinais de agressão e comunicar os casos às autoridades.

Com o lema “Antes do silêncio virar luto, denuncie”, a campanha fortalece o enfrentamento à violência contra a mulher, ao divulgar os canais de denúncias e prestar apoio às vítimas.

Saiba como denunciar 

As denúncias desse tipo de crime podem ser feitas de forma anônima, noscanais da Polícia Civil, tanto online como por telefone pelo 197. O canal funciona 24 horas por dia e garante total sigilo da identidade do denunciante.

A Delegacia da Mulher também oferece apoio e resguardo às vítimas de violência doméstica, dando encaminhamento legal para o fim do ciclo das agressões pela Lei Maria da Penha.

Dentro desse contexto, as mulheres são amparadas com medidas restritivas e, nos casos mais delicados, recebem abrigo e condição para sair do ambiente violento.

As Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) estão localizadas no centro de Ceilândia (QNM 2) e na Asa Sul (EQS 204/205). Ambas funcionam 24 horas por dia. Delegacias circunscricionais também contam com setores especializados no atendimento feminino.

Há ainda a Campanha Sinal Vermelho, implementada no Distrito Federal como meio facilitador para fazer a denúncia. Diversos estabelecimentos comerciais e públicos fazem parte da ação com apoio às vítimas que queiram comunicar uma situação de violência doméstica. As mulheres podem pedir ajuda com um sinal de “X” vermelho nas mãos ou comunicar verbalmente.

A iniciativa vale também para situações com vizinhos, amigos, ou desconhecidos na rua ou no transporte público. Se notar alguma mulher com sinal de X vermelho desenhado na palma da mão, acione a Polícia Militar pelo número 190.

Além desses canais, existem outros serviços que acolhem, orientam e encaminham vítimas de violência. O telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, oferece escuta qualificada e funciona 24 horas por dia.

A plataforma Maria da Penha Online permite denúncias com anexos de fotos, vídeos e outros registros. Também há a opção de discar 156, opção 6 – um canal local do GDF voltado exclusivamente para questões relacionadas à violência contra a mulher.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

“Carnaval Policial”: aplicativo indispensável para policiais no período carnavalesco

Plataforma estratégica com atualização diária, inteligência artificial exclusiva e soluções jurídicas integradas para fortalecer a atuação policial em todo o Brasil

Após operação policial, delegado Charles Pessoa toma café da manhã ao som de marchinhas de Carnaval

(PI) Trabalho incansável, compromisso público e valorização cultural marcam atuação da Polícia Civil do Piauí

“Valorização da Polícia Civil tem de ser real, não mero palanque político”, critica Sindicato dos Delegados

(SP) Diretoria do triênio 2026/2029 tomou posse, nessa segunda-feira (9/2), em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp); promessas do Governo do Estado para a classe,

“Policial, você está me abordando só porque eu sou gay?” | decisões jurídicas policiais

Ativismo de conveniência, preconceito sexual internalizado e a atuação policial frente à alegação infundada de discriminação. Limites do Questionamento Jurídico e da Liberdade de Expressão. Protocolo Policial aplicável

Flagrante de conduzir veículo sem placa, com placa tampada, amassada, levantada ou adulterada: decisões jurídicas policiais

Tipicidade, atipicidade, abordagem, apreensão, detenção, condução, prisão e autuação

Jogo responsável como base do mercado de apostas em 2026

O jogo responsável parte de uma ideia simples, mas poderosa: apostar deve ser uma forma de entretenimento, não uma fonte de prejuízo financeiro, emocional ou social. A partir dessa lógica,

Flagrante de conduzir veículo sem placa, com placa: tampada, amassada, levantada ou adulterada

Tipicidade, atipicidade, abordagem, apreensão, detenção, condução, prisão e autuação
Veja mais

STF tem maioria para declarar omissão de Minas Gerais em lei sobre remuneração de delegados

(MG) O dispositivo constitucional é impositivo e que, diante da ausência de lei estadual para regulamentar o assunto, estava configurada a omissão normativa

Praticar peculato mas não cometer crime: decisões jurídicas policiais

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados apresenta exemplos de decisões que o delegado de polícia pode adotar sobre casos dessa natureza

Decisão de flagrante cumulado com representação por prisão preventiva, conforme a Lei nº 15.272

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados elaborou todos os modelos necessários para o delegado de polícia. O assinante poderá usar cada modelo e apenas colocar referências ou incluir

Em reunião com o Consesp, ministro Wellington César afirma que segurança pública é dever de Estado

Reunião reforça a união entre o Governo Federal e os estados para alinhar estratégias de proteção ao cidadão

Justiça impõe profissionalismo à Polícia Civil e reforça segurança da sociedade maranhense

(MA) Mais do que um ato jurídico, a decisão representa um freio institucional ao amadorismo. É um chamado à responsabilidade para que a Polícia Civil atue como deve atuar: com

Encontro casual em local onde está vítima de violência doméstica e o descumprimento de medida protetiva: decisões jurídicas policiais

Quando o sujeito chega ao local, como bar, restaurante, shopping e a vítima já está lá? E quando o sujeito já está no local e a vítima aparece?

Juiz federal anula Operações Boygman e Integration, mesmo contra decisões do STJ, TJPE e MPF

Investigações que deram origem às operações Placement e Integration já haviam sido consideradas legais pelo TJPE, STJ, Ministério Público e Federal e órgãos de controle administrativo
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.