Derrite recua do plano para que PMs investiguem e ordena grupo de trabalho para analisar medida

São Paulo – O secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, recuou, na noite desta segunda-feira (22/4), da decisão de dar poder de investigação para agentes da Polícia Militar (PM) de São Paulo. O plano do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi revelado pelo Metrópoles, intensificou a crise com a Polícia Civil paulista. Descontentes, […]

Por Editoria Delegados

São Paulo – O secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, recuou, na noite desta segunda-feira (22/4), da decisão de dar poder de investigação para agentes da Polícia Militar (PM) de São Paulo.

O plano do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi revelado pelo Metrópoles, intensificou a crise com a Polícia Civil paulista. Descontentes, delegados contestavam a medida e alegavam que eram preteridos pelas decisões da gestão.

A decisão do recuo (veja acima) foi anunciada após reunião do Conselho da Polícia Civil, antecipada para esta segunda para tratar do tema. Com a presença dos principais delegados paulistas, a reunião serve para discutir diretrizes da corporação.

Na ocasião, o titular da SSP afirmou que vai estabelecer um grupo de trabalho para analisar a “viabilidade do Termo Circunstanciado da Polícia Militar” e o “BO Único” – sem detalhar do que se tratam esses projetos.

Formado por dois representantes de cada corporação (Polícia Militar, Civil e Técnico-Científica), o grupo deve concluir o estudo em 45 dias.

Grupo de trabalho

Derrite fez o pronunciamento na presença do secretário-adjunto, Osvaldo Nico Gonçalves, com longa carreira na Polícia Civil, do delegado-geral Artur Dian e de diretores de departamento da corporação.

No discurso, o secretário diz não ter “desejo” que a PM invada as atribuições de outras corporações e admite que a medida para emponderar os militares “gerou um clamor em toda a Polícia Civil”.

“Nesse grupo de trabalho, estarão dois delegados de polícia, dois oficiais da Polícia Militar e dois peritos da Polícia Técnico-Científica. Deixando claro que aqui em São Paulo a gente não quer que nenhuma instituição invada a competência legal de outra”, declarou.

“Ao final do estudo desse grupo de trabalho, que vai durar 45 dias, a gente vai tomar uma decisão técnica a respeito desses assuntos: do BO Único e do termo circunstanciado”, disse.

TC/PM

Conforme revelou o Metrópoles, a gestão Tarcísio elaborou uma ordem preparatória para instituir o termo circunstanciado da Polícia Militar, voltada para crimes considerados de “menor potencial ofensivo”.

Na prática, a medida também permitia que os agentes da corporação realizassem diligências, como requisitar exames e apreender provas do caso.

A ordem preparatória previa, ainda, reforma em batalhões, para adaptá-los a armazenar evidências, e um rápido treinamento de soldados, cabos e outros integrantes da PM para lidar com legislação criminal.

Para juristas, a iniciativa extrapolava o mero registro do TC/PM e invadia as atribuições da Polícia Civil.

Reação

As ações foram recebidas com maus olhos por delegados e causou reação. O deputado federal Delegado Palumbo (MDB-SP), por exemplo, que foi delegado de polícia por mais de 20 anos, considerou a iniciativa “um absurdo”.

Já a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) notificou Derrite, que é capitão da reserva da PM, na quinta-feira (18/4), contra as medidas.

Por sua vez, a Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) criticou o conjunto de ações e disse que “o projeto é inconstitucional e ilegal”.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Castro: ‘megaoperação no Rio foi um sucesso. Infelizmente, as únicas vítimas foram policiais — heróis’

(RJ) Governador discursou após encontro com autoridades de segurança do Rio, onde parabenizou pela operação.

Narcoativismo: quando o discurso vira arma e a ideologia protege o crime

Por Raquel Gallinati

Polícia Militar não pode pedir busca e apreensão, afirma CNJ

CNJ reafirma que apenas a Polícia Civil e a Polícia Federal podem conduzir investigações criminais e orienta juízes sobre limites da atuação da PM

Roblox exclui jogo que simula ataque a escolas após ação da Polícia Civil

(SP) Espaço virtual com encenação de tráfico de entorpecentes também foi retirado da plataforma; estudiosos alertam sobre atuação criminosa em redes como o Roblox

Forma de exibição de imagem de suspeito que compromete a legitimidade de reconhecimento fotográfico

Procedimento adequado para proteger a coleta de provas e evitar prejuízo para o inquérito e anulação da ação penal

Polícia Civil da Paraíba chega a índice de 90% de localização e identificação de pessoas desaparecidas

(PB) Levantamento é realizado diariamente pela Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados - DIEST

SSP apreende 250 quilos de drogas e prende dois suspeitos em operação no interior do Piauí

(PI) O material apreendido está avaliado em R$ 2 milhões.
Veja mais

Delegado Tales Gomes recebe do governador do PI a Ordem Estadual do Mérito Renascença

Governador do Piauí, Rafael Fonteles, delegado Tales Gomes e seu filho
(PI) Reconhecimento destaca trajetória exemplar de mais de duas décadas de combate ao crime organizado no estado

O caso Buzeira e o glamour como cortina da lavagem de dinheiro

20OUT25-RAQUEL
A criminalidade contemporânea não se limita ao campo financeiro. Por trás das lentes de luxo, há uma pedagogia perversa, o crime travestido de sucesso. Jovens são seduzidos por narrativas de

Tecnologia utilizada pela Segurança Pública da Paraíba é destaque na Colômbia e nos Estados Unidos

17OUT25-PB-TECNOLOGIA
(PB) Paraíba é o único lugar, na América Latina, a possuir essa integração completa entre os sistemas de comunicação e monitoramento

Francírio Queiroz segue, pela 2ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-FRANCIRIO-QUEIROZ
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí bloqueia R$ 75 milhões e prende ex-chefe de gabinete do ex-prefeito de Teresina

14OUT25-PI-PC-BLOQUEIO-CASA-PREFEITO
(PI) Casa de ex-chefe de gabinete do ex-prefeito foi alvo de sequestro em Teresina; defesa ainda balança entre silêncio e contestação.

Tatuagens e “piercings” em cães e gatos

14OUT25-TATUAGEM-PET
Ilícito administrativo e penal conforme Lei nº 15.150/25 - Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Bebidas Alcoólicas para Menores: aumento de pena pela Lei 15.234/25

14OUT25-BEBIDA-MENOR
Por Eduardo Luiz Santos Cabette
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.