Derrite recua do plano para que PMs investiguem e ordena grupo de trabalho para analisar medida

São Paulo – O secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, recuou, na noite desta segunda-feira (22/4), da decisão de dar poder de investigação para agentes da Polícia Militar (PM) de São Paulo. O plano do governo Tarcísio de Freitas

Por Editoria Delegados

São Paulo – O secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, recuou, na noite desta segunda-feira (22/4), da decisão de dar poder de investigação para agentes da Polícia Militar (PM) de São Paulo.

O plano do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi revelado pelo Metrópoles, intensificou a crise com a Polícia Civil paulista. Descontentes, delegados contestavam a medida e alegavam que eram preteridos pelas decisões da gestão.

A decisão do recuo (veja acima) foi anunciada após reunião do Conselho da Polícia Civil, antecipada para esta segunda para tratar do tema. Com a presença dos principais delegados paulistas, a reunião serve para discutir diretrizes da corporação.

Na ocasião, o titular da SSP afirmou que vai estabelecer um grupo de trabalho para analisar a “viabilidade do Termo Circunstanciado da Polícia Militar” e o “BO Único” – sem detalhar do que se tratam esses projetos.

Formado por dois representantes de cada corporação (Polícia Militar, Civil e Técnico-Científica), o grupo deve concluir o estudo em 45 dias.

Grupo de trabalho

Derrite fez o pronunciamento na presença do secretário-adjunto, Osvaldo Nico Gonçalves, com longa carreira na Polícia Civil, do delegado-geral Artur Dian e de diretores de departamento da corporação.

No discurso, o secretário diz não ter “desejo” que a PM invada as atribuições de outras corporações e admite que a medida para emponderar os militares “gerou um clamor em toda a Polícia Civil”.

“Nesse grupo de trabalho, estarão dois delegados de polícia, dois oficiais da Polícia Militar e dois peritos da Polícia Técnico-Científica. Deixando claro que aqui em São Paulo a gente não quer que nenhuma instituição invada a competência legal de outra”, declarou.

“Ao final do estudo desse grupo de trabalho, que vai durar 45 dias, a gente vai tomar uma decisão técnica a respeito desses assuntos: do BO Único e do termo circunstanciado”, disse.

TC/PM

Conforme revelou o Metrópoles, a gestão Tarcísio elaborou uma ordem preparatória para instituir o termo circunstanciado da Polícia Militar, voltada para crimes considerados de “menor potencial ofensivo”.

Na prática, a medida também permitia que os agentes da corporação realizassem diligências, como requisitar exames e apreender provas do caso.

A ordem preparatória previa, ainda, reforma em batalhões, para adaptá-los a armazenar evidências, e um rápido treinamento de soldados, cabos e outros integrantes da PM para lidar com legislação criminal.

Para juristas, a iniciativa extrapolava o mero registro do TC/PM e invadia as atribuições da Polícia Civil.

Reação

As ações foram recebidas com maus olhos por delegados e causou reação. O deputado federal Delegado Palumbo (MDB-SP), por exemplo, que foi delegado de polícia por mais de 20 anos, considerou a iniciativa “um absurdo”.

Já a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) notificou Derrite, que é capitão da reserva da PM, na quinta-feira (18/4), contra as medidas.

Por sua vez, a Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) criticou o conjunto de ações e disse que “o projeto é inconstitucional e ilegal”.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Delegados da PF reagem a discurso do deputado Coronel Meira contra delegada

Parlamentar proferiu insinuações misóginas, ofensivas e infundadas contra a Delegada de Polícia Federal Carla Patrícia

Delegados da PF reagem a ameaças de deputado licenciado e prometem responsabilização

Federação dos Delegados de Polícia Federal - Fenadepol - repudia declarações de deputado licenciado

Delegada não pode ser investigada por desclassificar tráfico de drogas para porte, decide juíza

Judiciário afirma que a decisão da autoridade policial foi devidamente justificada, respaldada por fundamentos legais, e não evidenciou qualquer desvio funcional

Homem é morto após ser flagrado com esposa de amigo e debochar da traição

(MT) Polícia Civil apurou que a médica foi ao hospital onde a vítima estava internada e apagou evidências. Ivan Bonotto foi esfaqueado e morreu

Governador do PI anuncia nomeação de 660 policiais militares e concurso para as polícias

(PI) Rafael Fonteles também confirmou um novo concurso para ingresso na corporação, em 2026, com previsão de mil vagas

Piauí anuncia instalação de 1.200 câmeras inteligentes para segurança pública

SPIA: Novo sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será lançado por Rafael Fonteles em 16 de agosto O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou, nesta terça-feira (15),

Delegado é assassinado, mas na audiência de custódia a preocupação é se o assassino foi agredido

O delegado Márcio Mendes, da Polícia Civil do Maranhão, foi assassinado no dia 10 de julho de 2025 durante o cumprimento de um mandado de prisão. Dois policiais civis baleados.

Veja mais

ADEPOL-MA: CARTA ABERTA À SOCIEDADE MARANHENSE E AO GOVERNO DO ESTADO Diante do brutal assassinato do delegado Márcio Mendes, ocorrido durante o exercício de suas funções na zona rural de

11JUL25-MA-MARCIO

Caxias (MA), 11 de julho de 2025 – Uma operação policial na manhã desta quinta-feira (10), na zona rural de Caxias, terminou de forma trágica com a morte do delegado

09JUL25-RAQUEL-2

No Brasil, há uma realidade que raramente ganha espaço no debate público. Mais policiais morrem por suicídio do que em confrontos armados, seja durante o serviço ou nos dias de

Brasília (DF) – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30), a Portaria nº 961, datada de 24 de junho de

Pix, gatonet e facções criminosas estão entre os principais alvos do megapacote de combate à criminalidade que será apresentado por secretários estaduais de segurança pública nesta semana, durante a I

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-RUCHESTER-MARREIROS

Ruchester Marreiros Barbosa foi aluno do doutorado em Direitos Humanos da Universidad Nacional Lomas de Zamora, Argentina, foi aluno do mestrado em Criminologia e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes,

Thiago Frederico de Souza Costa é Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), de Classe Especial. É graduado em Direito e pós-graduado em Altos Estudos em Defesa, pela Escola

Veja mais