Delegados de MS abraçam a era digital e criam o próprio podcast

Uma edição de vídeo antenada com o que faz sucesso na atualidade, legendas descoladas, cenário pensado para gravação e com direito a fragmentos publicados em redes sociais, incluindo os shorts do Youtube, o Instagram e o Tik Tok, a Associação dos delegados de polícia de Mato Grosso do Sul sai na frente quando o assunto […]

Por Editoria Delegados

Uma edição de vídeo antenada com o que faz sucesso na atualidade, legendas descoladas, cenário pensado para gravação e com direito a fragmentos publicados em redes sociais, incluindo os shorts do Youtube, o Instagram e o Tik Tok, a Associação dos delegados de polícia de Mato Grosso do Sul sai na frente quando o assunto é democratização da informação através da internet.

A ideia começou por um ciclo de palestras, ganhou corpo com a parceria de uma universidade, e deve crescer ainda mais agora, com o podcast que leva o mesmo nome: “Fala Delegado.”

Uma ferramenta e tanto para compartilhar conhecimento. Além de contribuir com o meio acadêmico, estimulando estudantes a seguir a carreira policial, o projeto associado às palestras evidencia o papel social do delegado e humaniza a figura desse profissional.

As conversas seguem num tom leve, de bate-papo com troca de experiências, o que possibilita esclarecer dúvidas, tanto dos próprios profissionais da polícia, quanto de pessoas interessadas no tema segurança pública.

Parceria e amizade

O Fala Delegado é fruto de uma parceria entre a Adepol MS (Associação dos Delegados de Polícia de MS) e a faculdade Insted, mas não para por aí. O podcast, gravado uma vez a cada dois meses, tem dois apresentadores, o Presidente da Adepol MS, André Matsushita e o delegado titular da DEPAC e CEPOL, Rodrigo Camapum.

“O mentor foi o André”, afirma Camapum que conheceu o parceiro de profissão e agora, de bancada de podcast, durante uma prova oral de processo penal. “Ele era meu examinador, foi meu professor na academia e me ajudou a viabilizar a oportunidade de fazer um mestrado em Salamanca, na Espanha.”

Hoje Rodrigo é doutorando na mesma universidade. “Todo mundo imagina que polícia é aquele cara que chega, prende, traz pra cá e acabou, e que o conhecimento jurídico inicia a partir do processo penal. Só que por trás de uma atividade policial existe muita ciência, existe muita técnica e muita doutrina. O conhecimento do delegado de polícia é muito específico porque trabalha o direito penal mas também tem uma visão operacional, uma visão policial. E foi justamente para externar esse conhecimento que o projeto foi criado. O objetivo é plantar a semente da ciência jurídica dos delegados de polícia já nas cadeiras das universidades. E junto às palestras foi dado início também ao podcast Fala Delegado”

O quinto ciclo de palestras vai ser realizado na próxima quarta-feira, dia 15, e Rodrigo será um dos palestrantes. Depois, será realizada a gravação do sexto podcast.

Sobre a parceria com o colega, o delegado André Matsushita afirma:

“O Rodrigo Camapum é um amigo muito fraterno, um excelente delegado. Na presidência da Adepol não posso me dedicar exclusivamente ao Fala Delegado, razão pela qual escalei o Camapum para ser o organizador do projeto no âmbito da Associação, e ele tem desempenhado essa missão com maestria exemplar.”

Matsushita se refere ao podcast, como um sonho realizado. “Sou professor universitário há 22 anos e policial civil há 36 e, desde sempre, tenho a convicção de que é necessário aproximar a polícia da sociedade e a minha carreira de delegado da universidade. Quando assumi a presidência da Adepol vislumbrei essa possibilidade. Pela faculdade, onde leciono, tornei o Fala Delegado o projeto de extensão na minha matéria, e pela ADEPOL recepciono os alunos na nossa sede para os eventos. E após as palestras ao vivo na Adepol, com maciça presença dos universitários, levamos os delegados palestrantes para falar do mesmo tema da palestra no podcast. Tem sido uma experiência enriquecedora e um sonho que realizo.”

Assuntos variados

Escolha de lotação, resolução de problemas em plantões e experiência em delegacias do interior do estado foram alguns dos assuntos abordados no episódio 2. publicado no Youtube, que contou com a participação dos “entrevistados”, o delegado da DEFURV, Guilherme Sarian e a delegada da DEAM, Rafaela Lobato.

Na oportunidade, Rafaela falou sobre as mais recentes atualizações da Lei Maria da Penha que fazem com que as mulheres se encorajem mais e consigam obter uma proteção com maior rapidez e facilidade, sem barreiras no poder judiciário.

Campo Grande News

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

“Carnaval Policial”: aplicativo indispensável para policiais no período carnavalesco

Plataforma estratégica com atualização diária, inteligência artificial exclusiva e soluções jurídicas integradas para fortalecer a atuação policial em todo o Brasil

Após operação policial, delegado Charles Pessoa toma café da manhã ao som de marchinhas de Carnaval

(PI) Trabalho incansável, compromisso público e valorização cultural marcam atuação da Polícia Civil do Piauí

“Valorização da Polícia Civil tem de ser real, não mero palanque político”, critica Sindicato dos Delegados

(SP) Diretoria do triênio 2026/2029 tomou posse, nessa segunda-feira (9/2), em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp); promessas do Governo do Estado para a classe,

“Policial, você está me abordando só porque eu sou gay?” | decisões jurídicas policiais

Ativismo de conveniência, preconceito sexual internalizado e a atuação policial frente à alegação infundada de discriminação. Limites do Questionamento Jurídico e da Liberdade de Expressão. Protocolo Policial aplicável

Flagrante de conduzir veículo sem placa, com placa tampada, amassada, levantada ou adulterada: decisões jurídicas policiais

Tipicidade, atipicidade, abordagem, apreensão, detenção, condução, prisão e autuação

Jogo responsável como base do mercado de apostas em 2026

O jogo responsável parte de uma ideia simples, mas poderosa: apostar deve ser uma forma de entretenimento, não uma fonte de prejuízo financeiro, emocional ou social. A partir dessa lógica,

Flagrante de conduzir veículo sem placa, com placa: tampada, amassada, levantada ou adulterada

Tipicidade, atipicidade, abordagem, apreensão, detenção, condução, prisão e autuação
Veja mais

STF tem maioria para declarar omissão de Minas Gerais em lei sobre remuneração de delegados

(MG) O dispositivo constitucional é impositivo e que, diante da ausência de lei estadual para regulamentar o assunto, estava configurada a omissão normativa

Praticar peculato mas não cometer crime: decisões jurídicas policiais

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados apresenta exemplos de decisões que o delegado de polícia pode adotar sobre casos dessa natureza

Decisão de flagrante cumulado com representação por prisão preventiva, conforme a Lei nº 15.272

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados elaborou todos os modelos necessários para o delegado de polícia. O assinante poderá usar cada modelo e apenas colocar referências ou incluir

Em reunião com o Consesp, ministro Wellington César afirma que segurança pública é dever de Estado

Reunião reforça a união entre o Governo Federal e os estados para alinhar estratégias de proteção ao cidadão

Justiça impõe profissionalismo à Polícia Civil e reforça segurança da sociedade maranhense

(MA) Mais do que um ato jurídico, a decisão representa um freio institucional ao amadorismo. É um chamado à responsabilidade para que a Polícia Civil atue como deve atuar: com

Encontro casual em local onde está vítima de violência doméstica e o descumprimento de medida protetiva: decisões jurídicas policiais

Quando o sujeito chega ao local, como bar, restaurante, shopping e a vítima já está lá? E quando o sujeito já está no local e a vítima aparece?

Juiz federal anula Operações Boygman e Integration, mesmo contra decisões do STJ, TJPE e MPF

Investigações que deram origem às operações Placement e Integration já haviam sido consideradas legais pelo TJPE, STJ, Ministério Público e Federal e órgãos de controle administrativo
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.