Delegado da Lava Jato é nomeado corregedor da PF

Marcio Anselmo frisou que pode continuar contribuindo com a Lava Jato Responsável por dar início à Lava Jato e considerado um dos principais investigadores da operação, o delegado da Polícia Federal Márcio Adriano Anselmo foi nomeado nesta quarta-feira (08) como novo corregedor da Polícia Federal do Espírito Santo. A nomeação foi publicada no Diário […]

Por Editoria Delegados

Marcio Anselmo frisou que pode continuar contribuindo com a Lava Jato

Responsável por dar início à Lava Jato e considerado um dos principais investigadores da operação, o delegado da Polícia Federal Márcio Adriano Anselmo foi nomeado nesta quarta-feira (08) como novo corregedor da Polícia Federal do Espírito Santo.

 

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. Ele assume o cargo deixado pelo delegado Álvaro Duboc Fajardo, que foi aposentado.

 

Apesar de publicada a nomeação, a transferência em definitivo depende de outros trâmites internos e só deve acontecer no mês que vem.

 

Márcio Anselmo deixou a força-tarefa da Lava Jato no mês passado alegando “questões de natureza pessoal”.

 

Segundo a coluna Expresso, da Revista Época, antes de começar o trabalho no Espírito Santo ele está concentrado na conclusão do inquérito que apura se um sítio no município de Atibaia, em São Paulo, pertence ao ex-presidente Lula (PT).

 

Na carta por meio da qual comunicou que deixaria a Lava Jato, frisou que poderá continuar contribuindo com a operação mesmo no Espírito Santo.

 

“Minha saída do grupo não me impede de continuar auxiliando nos trabalhos com toda expertise adquirida ao longo desse período, notadamente no momento em que diversas unidades da federação têm recebido investigações desmembradas da Lava Jato”, escreveu.

 

CONVITE

 

O convite para atuar no Espírito Santo partiu do superintendente do órgão no Estado, Ildo Gasparetto. E já em fevereiro o delegado estava em território capixaba, ainda que informalmente. “O Álvaro se aposentou e, como ele (Márcio Anselmo) já tinha trabalhando com o Luciano Flores em Curitiba, a gente convidou e ele aceitou”, conta o superintendente. O delegado Luciano Flores é outro ex-integrante da Lava Jato que atua no Estado.

 

Gasparetto, que assumiu a superintendência há cerca de seis meses, lembra que é normal haver remoções após trocas de comando. Ele também avalia que a Lava Jato não sofrerá abalos com a saída de Anselmo da força-tarefa. O superintendente também lembra que nada impede que o delegado atue na Lava Jato novamente, ou em seus desdobramentos.

 

Como corregedor, Anselmo terá uma participação relevante. “Todas as investigações daqui passam pelo corregedor para análise de qual delegacia, de como vai ser investigado”, conta o superintendente.

 

Gazeta On Line

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

Veja mais

Tatiana Trigueiro entra para a Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Delegado de Polícia pode determinar uso de tornozeleira eletrônica

Decisões Jurídicas Policiais: Lei 15.383/2026 prevê monitoramento imediato em situações de risco, dispositivo de alerta às vítimas e punição maior pelo descumprimento de medidas protetivas

Delegada fingiu ser mãe de adolescente sequestrada para negociar com suspeitos

(ES) A estratégia ajudou a polícia a encontrar a adolescente em menos de 48 horas. Ela foi resgatada com vida e a família não precisou pagar o valor exigido

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão
Veja mais

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

08SET26 -(1)
O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

08SET26 -
Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.