Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada do Estado de São Paulo

(SP) "A defesa das mulheres ultrapassa discussões de gênero e ideologias políticas. É simplesmente o lado certo. Combater a violência dos crimes contra mulheres e outras pessoas vulneráveis é o caminho que deve ser seguido com unanimidade no Parlamento", acrescentou a nova parlamentar.

Por Editoria Delegados

Exclusivo!

A delegada de polícia Raquel Gallinati (Melhores Delegadas de Polícia do Brasil) tomou posse, na tarde desta sexta-feira (28), como a mais nova parlamentar da 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Suplente do Partido Liberal (PL), a ex-secretária de Segurança Pública de Santos assume a vaga aberta após a saída do deputado Carlos Cezar, que passará a integrar o Conselho do Tribunal de Contas paulista (TCESP).

Com mais de 52 mil votos em 2022, Raquel reafirmou, em seu primeiro discurso, a vontade de honrar os eleitores que confiaram em seu trabalho. “Venho representar as pessoas que estão silenciadas, vítimas de violência dentro da nossa sociedade. Já tenho ideias de projetos voltados a aprimorar a Segurança Pública do nosso estado, defendendo quem nos protege e ampliando os direitos das pessoas mais vulneráveis em solo paulista”, disse.

Raquel Gallinati segue, pela 7ª vez seguida, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2025

28ª mulher a integrar a legislatura mais feminina da história da Alesp, Raquel Gallinati reforçou, também, o compromisso com a defesa dos direitos femininos no estado. “Igualdade material entre homens e mulheres é fundamental, não basta apenas escrever formalmente na Constituição, temos que fazer acontecer”, afirmou.

“A defesa das mulheres ultrapassa discussões de gênero e ideologias políticas. É simplesmente o lado certo. Combater a violência dos crimes contra mulheres e outras pessoas vulneráveis é o caminho que deve ser seguido com unanimidade no Parlamento”, acrescentou a nova parlamentar.

Recepção

Empossada oficialmente no Plenário Juscelino Kubitschek, a delegada recebeu as boas-vindas do presidente da Assembleia, deputado André do Prado. “Pelo discurso e pela história que tem, podemos observar que o trabalho da Raquel vai contribuir muito com essa Casa de Leis. Tenho certeza que com o seu conhecimento, determinação, coragem e vontade, vai agregar muito a esse lugar e desenvolver um trabalho com maestria, com o espírito que a população espera de nós”, apontou.

Em seguida, o deputado Reis (PT) também celebrou a chegada de Raquel no Parlamento. “Conheci a Raquel quando ainda era vereador da cidade de São Paulo, e sempre a vi muito atuante na defesa dos direitos dos policiais civis do estado. Fiquei muito contente quando ela assumiu a Secretaria de Segurança em Santos. Ela foi uma verdadeira xerife no Litoral. Não tenho dúvida que desenvolverá um grande mandato conosco na Alesp, defendendo pautas tão importantes para a população de São Paulo”, afirmou.

Do mesmo modo, o deputado Delegado Olim (PP) ressaltou a competência da nova colega. “Raquel vai encontrar aqui vários amigos que vão apoiá-la no que for preciso. Ela merece estar aqui, trabalhou com excelência na polícia, teve muitos votos e apoio popular. Portanto, tenho certeza que vai nos ajudar muito”, pontuou o parlamentar.

Participaram, também, os deputados Alex Madureira e André Bueno, ambos do PL, Eduardo Suplicy (PT) e Fábio Faria de Sá (Podemos). A sessão de posse teve ainda a presença do deputado federal Luiz Philippe de Orleans Bragança (PL-SP).

ALESP

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação
Veja mais

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.

Reconhecimento do CONSESP destaca atuação de Thiago Costa na segurança pública

(DF) Além desse reconhecimento institucional, Thiago Costa também foi incluído no seleto grupo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil no Censo 2025, na Categoria Gestão
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.