ADPEB apoia medidas adotadas pelo novo secretário Ricardo Mandarino

BA: Os delegados de polícia da Bahia renovam sua esperança com a nova gestão da SSP O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia, diante da publicação no diário oficial do dia 09 de janeiro de 2021 que transferiu o funcionamento do Laboratório contra Lavagem de Dinheiro – LAB para a Polícia Civil […]

Por Editoria Delegados

BA: Os delegados de polícia da Bahia renovam sua esperança com a nova gestão da SSP

 

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia, diante da publicação no diário oficial do dia 09 de janeiro de 2021 que transferiu o funcionamento do Laboratório contra Lavagem de Dinheiro – LAB para a Polícia Civil da Bahia, assim como o ato que alterou e nomeou novos dirigentes para a Superintendência de Inteligência, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública – SSP, manifesta apoio as medidas adotadas pelo Secretário Ricardo César Mandarino (imagem).

Os delegados de polícia do estado da Bahia, já há algum tempo, defendem mudanças na condução e manipulação de dados sigilosos no âmbito da Secretaria de Segurança Pública – SSP, órgão eminentemente político, ressalte-se, e sem atribuição investigativa, nos termos da Constituição Federal – CF. Atos investigativos são próprios da Polícia Civil que equidistante das partes, Ministério Público e defesa, atua na apuração de fatos considerados graves pelo legislador para o progresso da sociedade.

As medidas implantadas pelo secretário da segurança pública da Bahia reforçam os valores processuais democráticos que devem ser a inspiração de toda as investigações criminais, notadamente, quando postulamos medidas cautelares invasivas da esfera privada do cidadão. Não há apuração criminal lídima quando dados sigilosos são manipulados por pessoas estranhas aos quadros da Polícia Judiciária e sem as arramas impostas pelo arcabouço constitucional: absoluto sigilo, controle e transparência exercidos, exclusivamente, pelos atores do sistema de justiça penal.

A Superintendência de Inteligência, como órgão afeito a SSP, e não a Polícia Civil – PC, tem como finalidade apenas exercer atos de inteligência voltados para o assessoramento buscando a tomada de decisão interna da gestão superior, não é órgão voltado para a prática de atos de investigação criminal. E por que? Ao criar a Polícia Judiciária (Civil e Federal), e todas as garantias e direitos, a ordem constitucional rechaça qualquer tentativa de controle político das investigações criminais, criando uma rede de proteção ao cidadão contra os aventureiros do dia.

Os delegados de polícia da Bahia renovam sua esperança com a nova gestão da SSP, pugnam que a Polícia Civil seja devidamente valorizada com os investimentos necessários, desejam que a gestão interna privilegie tecnicamente seus profissionais, repactuando a instituição.

A ADPEB continuará seu trabalho indelegável na defesa das atribuições dos delegados de polícia e vigilantes até que todos os instrumentos de investigação criminal sejam restituídos a PC. Virada a pagina sombria da história, almejamos que o diálogo e entendimento democráticos voltem a fluir no âmbito da SSP e PC.

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.