“A polícia enxuga gelo”

Essa frase, repetida como um mantra cínico por quem observa de longe, reflete uma visão simplista, quase cruel, de um trabalho que exige coragem, sacrifício e fé. Para quem veste uma farda, carrega um distintivo no peito ou se posiciona na linha de frente, o trabalho nunca é apenas “enxugar gelo”. É muito mais: é […]

Por Editoria Delegados

Essa frase, repetida como um mantra cínico por quem observa de longe, reflete uma visão simplista, quase cruel, de um trabalho que exige coragem, sacrifício e fé. Para quem veste uma farda, carrega um distintivo no peito ou se posiciona na linha de frente, o trabalho nunca é apenas “enxugar gelo”. É muito mais: é prevenir, proteger, manter a ordem e, muitas vezes, salvar vidas em meio a um sistema que frequentemente emperra.

O gelo da metáfora não é estático; ele derrete e se espalha, podendo transformar-se em um problema ainda maior: uma enchente descontrolada. A cada abordagem, a cada prisão, a cada criminoso retirado das ruas, a mensagem é clara: existe quem se importe, quem lute, quem acredite que é possível melhorar, mesmo enfrentando as adversidades de leis frágeis, prisões que não se sustentam e uma estrutura que muitas vezes não acompanha a complexidade do crime.

Desistir não é uma opção. E, sem resistência, não haverá quem impeça o caos. É justamente isso que distingue quem atua na linha de frente: a convicção de que cada gesto importa. Não por vaidade, ou reconhecimento, mas pela certeza de que a segurança é construída dia após dia, mesmo que em pequenos atos, muitas vezes invisíveis e sem aplausos.

Quem repete o jargão “a polícia só enxuga gelo” desconhece o impacto de cada intervenção. Uma vida salva, um crime evitado, uma rua que volta a ser transitável – são vitórias silenciosas, mas poderosas. Pequenos marcos que, juntos, sustentam o frágil equilíbrio que mantém a sociedade de pé.

Ser polícia é resistir. É enfrentar, diariamente, a desilusão que ameaça consumir quem luta por um sistema mais justo. É enxergar falhas e, mesmo assim, escolher continuar, porque não existe alternativa para quem acredita que a segurança pública vai além de uma obrigação do Estado: é uma promessa de futuro.

No fim, talvez o trabalho da polícia não seja “enxugar gelo”. Talvez seja, na verdade, impedir que ele derreta e afogue a todos nós.

Sobre a autora

Raquel Gallinati é Secretária de Segurança Pública de Santos, Diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil e Mestre em Filosofia

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Adolescente “dá grau” e ainda bate em viatura policial de MG; ignorância audaciosa

(MG) Jovem de 17 anos foi flagrado empinando motocicleta e tentou fugir da abordagem; episódio foi registrado em Caraí (MG)
Veja mais

Murillo Ribeiro entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 MURILLO RIBEIRO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Thiago Costa é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 THIAGO COSTA
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Rivotril, Venvanse, Ritalina, Zolpidem, outras substâncias, drogômetro e prática de crimes de trânsito

24AGO26 -(2)
Resolução do Contran estabelece procedimentos para detectar substâncias psicoativas em motoristas; regra alcança substâncias que também podem estar presentes em tratamentos médicos e prevê resultado qualitativo positivo como forma de

“Medida protetiva que realmente protege é a prisão”, afirma delegado-geral do PI

Delegado-Geral do PI Luccy Keiko defende prisão em situações de maior risco; legislação prevê medidas protetivas e admite prisão preventiva quando preenchidos os requisitos legais
(PI) Mais de 3 mil ocorrências reforçam debate sobre proteção de mulheres vítimas de violência em Teresina

Ministério Público de Alagoas flagra inquéritos parados, falta de efetivo e até pragas em delegacia

Inspeção ao 22º Distrito Policial, em Maceió | Ascom MPAL
(AL) Fiscalização no 22º Distrito Policial revela inquéritos parados, apenas 7 policiais no efetivo e pátio tomado pelo mato com carros se deteriorando

Vilma Alves: a vida da primeira delegada negra do Piauí

(PI) Conheça a história de pioneirismo da policial que comandou Delegacia da Mulher e foi primeira corregedora-geral da PC; Vilma morreu no último dia 18, aos 79 anos

Polícia Civil da Paraíba prende Guarda Civil de Parnamirim responsável por disparos de arma de fogo em casa de show

26AGO26 -
(PB) Guarda civil de Parnamirim é preso em João Pessoa após ser apontado como autor de disparos e tentativa de homicídio contra dois seguranças em uma casa de shows.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.