A fidelidade partidária tem níveis: você sabia ? Por Rogério Antonio Lopes

    Quando vi no programa Roda Viva o vice-presidente Michel Temer, ao ser questionado sobre determinada orientação de voto do PMDB, argumentar que a fidelidade tinha “níveis”, em princípio confesso que fiquei chocado, depois nem tanto, cheguei à conclusão que o deputado tinha razão e não era só a fidelidade que tinha níveis, mas […]

Por Editoria Delegados

 

 

Quando vi no programa Roda Viva o vice-presidente Michel Temer, ao ser questionado sobre determinada orientação de voto do PMDB, argumentar que a fidelidade tinha “níveis”, em princípio confesso que fiquei chocado, depois nem tanto, cheguei à conclusão que o deputado tinha razão e não era só a fidelidade que tinha níveis, mas a mentira, a confiança, a verdade, a lealdade, a honra, a credibilidade e a responsabilidade.

 

Realmente, para explicar alguns posicionamentos diante de certas situações, só mesmo relativizando valores éticos e morais, caso contrário, fica difícil ou mesmo impossível argumentar acerca desses temas.

 

A política partidária é um dos terrenos mais férteis para se observar a depreciação desses valores e também o recrudescimento de alguns deles. Quando se aproximam as eleições e as “alianças” vão sendo alinhavadas, não raro, quedamos descrentes diante de alguns leviatãns que são criados e ficamos inconformados e incrédulos com tantos… tantos… níveis de fidelidade, como diria Michel Temer.

 

Casos famosos de políticos não menos famosos, nos dão uma idéia de onde podem chegar essas “relativizações”, desde os apoios atuais, até casos mais antigos e já esquecidos nas entrelinhas do tempo, se bem que antigo na política é termo relativo, pois de uma campanha para outra tudo muda e antigos aliados se transformam em ferrenhos inimigos, com a desconfortável condição, que esses inimigos conhecem bem seus antigos aliados e podem portanto, usar a amizade de outros tempos para destruir ou macular seu atual desafeto.

 

Uma das alianças mais esdrúxulas da história política brasileira, se deu no ano de 1950, quando o candidato ao Senado, Luiz Carlos Prestes, apoiou o candidato à Presidência Getulio Vargas, o fato teria passado ao largo, não tivesse Prestes sido preso por Getulio e permanecido no cárcere por nove longos anos, de onde saiu somente em 1945 anistiado pelo próprio Vargas, o qual foi obrigado a isso, em função do novo espectro que se desenhava na política mundial, já que o Brasil se alinhava com os Estados Unidos e a Alemanha nazista havia sido derrotada na guerra. Questionado sobre o apoio, o qual nitidamente o incomodava, Prestes respondia que os interesses do país se sobrepunham às questões pessoais.

Essa resposta é deveras confortável e até certo ponto “mandrake”, porque expressões como “interesses do país e vontade do povo” são tão subjetivas e genéricas como gostar de macarrão e não gostar de jiló. Talvez Carlos Drumond de Andrade explique melhor quando diz: “partido político é um agrupamento de cidadãos para defesa abstracta de princípios e elevação concreta de alguns deles”, Prestes e Getulio foram eleitos.

 

Depois do apoio de Prestres a Getulio e de Michel Temer falar que fidelidade tem níveis, não se sabe mais o que esperar das alianças políticas, ou melhor, deve-se esperar absolutamente tudo, afinal de contas ninguém pode ir contra a “vontade do povo e os interesses do país”.

 

Sobre o autor

Rogério Antonio Lopes
Delegado Chefe da 6ª SDP de Foz do Iguaçu-Pr
segurancaecidadania.com

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.