IV Congresso Brasileiro de Polícia Judiciária!

Moderna visão do inquérito policial e a independência funcional do Delegado de Polícia O Congresso Brasileiro de Polícia Judiciária (CBPJ) está em sua quarta edição consecutiva, trazendo em 2017 a discussão sobre “A moderna visão do inquérito policial e a independência funcional do Delegado de Polícia”, cumprindo um relevante serviço a todos agentes envolvidos […]

Por Editoria Delegados

Moderna visão do inquérito policial e a independência funcional do Delegado de Polícia


 

O Congresso Brasileiro de Polícia Judiciária (CBPJ) está em sua quarta edição consecutiva, trazendo em 2017 a discussão sobre “A moderna visão do inquérito policial e a independência funcional do Delegado de Polícia”, cumprindo um relevante serviço a todos agentes envolvidos na Polícia Judiciária do Brasil, quando trás à tona temas do cotidiano dos serviços prestados pelos mesmos à sociedade, com a explanação através de palestras com os mais renomados especialistas da área, além da exposição de trabalhos científicos e acadêmicos, permitindo a fluidez da discussão através de uma ótica real e transparente acerca dos temas propostos.

 

 

 

O evento é promovido pela Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (ADEPDEL), na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, cidade polo educacional e referência jurídica no Nordeste.

 

O Congresso é voltado para profissionais da área, além de estudantes, que desejam debater os relevantes serviços da Polícia Judiciária, bem como os temas atuais e proeminentes do direito e processo penal, focados através de uma ótica jurídica.

 

Ao longo das três edições, o CBPJ reuniu os principais nomes da Polícia Judiciária no Brasil, ampliando a discussão e homogeneização dos serviços, resultando em um espaço democrático de compartilhamento de experiências e fluidez de saberes.

 


 

ENTIDADE PROPONENTE

 

O CBPJ é organizado pela ADEPDEL, tendo como desígnio congregar os Delegados de Polícia da Paraíba, zelando pelo bom nome da classe, prestigiando e defendendo judicial e extrajudicialmente as prerrogativas, direitos e interesse das autoridades policias e da polícia judiciária da Paraíba.

 

A ADEPDEL é responsável em promover e estimular o aprimoramento profissional dos associados, realizando atividades que permitam o intercâmbio de informações pertinentes à profissão, divulgando os interesses da classe, além de disseminar o trabalho da classe profissional no Estado da Paraíba.

 

Com nove anos de fundação, a Adepdel é uma entidade com ilibada reputação, que já obteve da sociedade civil e política o reconhecimento pelos serviços prestados, sendo referência na defesa dos direitos da categoria no Estado da Paraíba e no Brasil.

 

 

CAMPINA GRANDE-PB

 

Campina Grande é a capital do interior do Nordeste!

 

Com 400 mil habitantes, situada no Estado da Paraíba, é conhecida como a “Rainha da Borborema – o coração da Paraíba”.

 

Possuidora do segundo PIB do Estado, o município tem forte vocação econômica nos setores de indústria, comércio e serviços. Já foi apontada pela revista VOCÊ S/A como a única cidade do interior do Brasil como ideal para se trabalhar e fazer carreira. Pela revista norte-americana Newsweek, foi considerada o principal polo tecnológico da América Latina.

 

Com aeroporto, com voos diários, rodoviária em ótimas condições de tráfego, a cidade está localizada a 120 km da Capital, João Pessoa, possuindo em sua rede hoteleira cerca de 3.000 leitos, com hotéis de excelente qualidade e restaurantes especializados na culinária nordestina e internacional.

 

Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, com 03 universidades públicas e 13 faculdades particulares. Configura-se como uma das “Cidades Mais Inovadoras do Brasil”, segundo a revista Pequena Empresas Grandes Negócios, sendo a cidade que tem a maior concentração de mestres e doutores per capita do país, configurando-se com um destino celeiro de informações.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Qual é a verdadeira realidade da Polícia Judiciária?

 

Qual o papel do Delegado de Polícia como garantidor de direitos e na resolução de conflitos sociais? Quais as ferramentas que o Delegado de Polícia pode acionar para elucidação de um crime? Estas perguntas norteiam a carreira jurídica da Polícia Judiciária no Brasil, tendo no CBPJ a plataforma para que temas como estes, e outros, sejam abordados e discutidos, ocasionando o intercâmbio e o aprimoramento do sistema como um todo.

 

Por isso, o CBPJ é uma ferramenta indispensável para que a Polícia Judiciária (POLÍCIA CIVIL e POLÍCIA FEDERAL) esteja sendo discutida, sob a ótica de especialistas na área, ampliando e mostrando a relevância dos serviços prestados à sociedade pelos agentes do sistema no Brasil.

 

Em 2017, com o tema “A moderna visão do inquérito policial e a independência funcional do Delegado de Polícia”, o CBPJ traz a foco mais uma vez as ferramentas a disposição da profissão, com o saber teórico, mas aborda o papel da Polícia Judiciária como autoridade de promoção de uma sociedade mais justa.

 

 

PÚBLICO ALVO

 

Profissionais e estudantes interessados em discutir temas atuais e relevantes do Direito Penal, Processo Penal e a prática da Polícia Judiciária no Brasil, sob a ótica de renomados estudiosos do mundo jurídico.

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Promover um debate didático a respeito da prática e perspectivas da Polícia Judiciária no Brasil através de palestras com profissionais de ilibado saber, além da exposição de trabalhos científicos sobre o tema, promovendo um intercâmbio de conhecimento a respeito dos serviços prestados pela categoria.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

– Ampliação do debate sobre a Polícia Judiciária no Brasil;

– Reconhecimento como carreira jurídica de Estado;

– Valorização profissional;

– Capacitação dos estudantes/profissionais;

 

 

DISTÂNCIAS PARA CAMPINA GRANDE

– JOÃO PESSOA:  120 KM

– RECIFE:  190 KM

– NATAL:  265 KM

– FORTALEZA:  600 KM

 

 

Mais Informações clique:

 

 – ADEPDEL

 – IV CBPJ

 

 

CONGRESSISTAS:

 

 

 

 

 

 

 

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

Veja mais

Polícia Civil do Piauí acaba com fiança para porte ilegal de arma de fogo

(PI) A medida fortalece a segurança pública ao transmitir uma mensagem clara de intolerância contra essa conduta, retirando das ruas delinquentes que, ao portarem armas de fogo sem autorização legal

Decisão de autuação em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e receptação; sem fiança

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados elaborou todos os modelos de decisões para o delegado de polícia. O assinante poderá usar cada modelo e apenas colocar referências ou

Delegado-Geral do Piauí detalha números da Segurança após Pacto pela Ordem

(PI) Crimes virtuais ultrapassam roubos e assaltos no Piauí, alerta delegado-geral da Polícia Civil

Isaías Gualberto segue, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Humberto Teófilo entra na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Secretaria de Segurança do PI inicia curso de formação para Guardas Civis Municipais do Piauí e Maranhão

No total, 47 guardas municipais participam da formação, vindos das cidades de Acauã, Barra D’Alcântara, União, Pedro II, Luzilândia, Beneditinos e também de Timon (MA)

O Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

(PI) Ovacionado durante o desfile de 7 de Setembro em Teresina, o delegado Charles Pessoa se consolida como uma figura pública admirada pela população e cotado nos bastidores políticos para
Veja mais

Guardas Municipais de todo o Brasil vão utilizar o Sistema SII e a Inteligência Artificial Policial

O SII® representa uma oportunidade concreta de fortalecimento institucional e profissionalização das Guardas Municipais. A tecnologia oferecida proporciona uma nova era para a segurança pública municipal, com inteligência artificial aplicada

Ministério Público e Segurança Pública da PB formalizam cooperação técnica para otimizar combate ao crime organizado

(PB) O objetivo é combater de forma mais efetiva a macrocriminalidade e executar serviços de inteligência e segurança institucional

Standards Probatórios e Informativos no Seio do Crime Organizado (Organização Criminosa)

02SET25-PROVAS
Standards probatórios e informativos nos crimes de extorsão dentre outras infrações penais envolvendo crime organizado (organização criminosa)

Fórum RESISTE-PCSP promoverá ação que vai marcar a história dos policiais civis

André Pereira, presidente da ADPESP- Associação dos Delegados de Polícia Civil de São Paul
O Fórum RESISTE-PCSP reafirma seu compromisso com a modernização e o fortalecimento institucional, colocando-se à disposição da sociedade e do Poder Executivo para a elaboração da nova Lei Orgânica estadual.

Governo do Piauí devolve mais de 180 celulares roubados aos verdadeiros donos; mais de 13 mil recuperados

01SET25-PI-GOVERNO-ENTREGA-MAIS-CEL
(PI) Iniciativa é resultado do trabalho da Superintendência de Operações Integradas (SOI), que tem intensificado o combate ao crime e a restituição de bens aos proprietários

Adepol do Paraná participa de evento nacional de combate ao crime organizado

(PR) O Presidente da Associação, Dr. Adriano Chohfi, destaca que foi uma honra receber as autoridades na sede da associação

Adepol do Paraná apresenta nota em defesa do promotor Amauri Filho

(PR) Audacioso planejamento de ataque a vida do promotor, através de uma possível emboscada, orquestrado por organização criminosa
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.