SPIA: Novo sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será lançado por Rafael Fonteles em 16 de agosto
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou, nesta terça-feira (15), a instalação de 1.200 câmeras de segurança nas cidades de Teresina e Parnaíba. A iniciativa integra o novo programa estadual SPIA – Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial, que será oficialmente lançado pelo governador Rafael Fonteles no dia 16 de agosto.
A proposta é inovadora: parte dos equipamentos contará com alcance óptico superior a 2 km, além de tecnologia de reconhecimento facial, leitura de placas veiculares (OCR/LPR) e integração com bancos de dados criminais. Isso permitirá a identificação de foragidos da Justiça e a resposta imediata por parte dos centros de comando e controle.
“Estamos implantando no Piauí um novo sistema de videomonitoramento que vai reunir tecnologia, inteligência e integração para reforçar as ações de segurança pública. Um projeto estruturante, pensado para ampliar o monitoramento urbano e potencializar o trabalho das nossas equipes”, afirmou Chico Lucas.
Infraestrutura e Inteligência Operacional
Nesta primeira etapa, estão sendo instalados 629 postes inteligentes com infraestrutura para fixação dos equipamentos, distribuídos estrategicamente em áreas críticas e de interesse tático em Teresina e Parnaíba.
As câmeras estarão conectadas a Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), equipados para fazer análise em tempo real, gerar alertas automáticos e oferecer suporte a operações da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, em modelo de atuação integrada e inteligente.
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados