Início » Veja quando alguém pode “portar” arma de fogo, mesmo sem possuir o porte de arma!

Veja quando alguém pode “portar” arma de fogo, mesmo sem possuir o porte de arma!

por Editoria Delegados

Não é o porte de trânsito. É uma lacuna na legislação sobre porte de arma de fogo. Veja jurisprudência classificada

 

A cavidade na legislação pertinente ao porte de arma de fogo por alguém que não possua autorização para portar, ou seja, uma pessoa que não possua posse ou porte de arma de fogo dentro de um imóvel particular gera muita discussão.

 

O Estatuto do Desarmamento e sua regulamentação, encontrados na Lei 10.826/03 e Decreto 5123/04, estabelecem a conduta daquele que detém uma arma de fogo, exprimindo os critérios de comportamento e uso deste artefato.

 

Nos arts. 12, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21 da Lei 10.826/03 é possível perceber que há os crimes de posse e de porte ilegal de arma de fogo e outros de uso permitido e restrito, além da composição da arma em relação à sua identificação se está explícita ou conspurcada, o que pode majorar a pena.

 

Destaca-se, além do que já se conhece a respeito de como se preenche os requisitos ínsitos nos preceitos primários das normas citadas, a referência ao porte de arma de fogo por quem não possui autorização para portá-la ou não tem sua posse legitimada e a possui dentro de casa.

 


  

Não é assinante? Clique AQUI e assine já!

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social





Assine Já!

 

A Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos DELEGADOS possuem um vasto conteúdo de direito avançado criado para um seleto grupo de pessoas com alto nível intelectual, elevado desempenho hermenêutico e extensa capacidade cognitiva. É destinado a uma parcela de analistas jurídicos, como bachareis em Direito, concurseiros, professores, advogados, policiais, delegados de Polícia, procuradores públicos, promotores de justiça, juizes de Direito, defensores públicos e juristas que possuem essas qualidades.

 

Produzido por professores e delegados, o conteúdo do Portal Delegados possui predicados jurídicos sintetizados para evitar desperdício de tempo na leitura e compreensão de textos. Com jurisprudência classificada dos tribunais superiores, facilita a vida de quem faz parte do mundo jurídico e aplica o Direito na prática social e funcional, bem como em concursos públicos. 

 

 

 

 

 

você pode gostar