Início » Sites do TJ e do MP de São Paulo saem do ar após ciberataques

Sites do TJ e do MP de São Paulo saem do ar após ciberataques

por Editoria Delegados

Segundo os órgãos, a decisão de tirar do ar foi por precaução e não há informações de ataques

Os ciberataques em larga escala que derrubaram sistemas de informações de empresas e instituições na Europa fizeram com que sites do Ministério Público e do Tribunal de Justiça de São Paulo saíssem do ar nesta sexta-feira (12). Segundo os órgãos, a decisão de tirar do ar foi por precaução e não há informações de ataques em São Paulo.

Agências do INSS suspenderam os atendimentos nesta sexta (12) “após indícios de cyber ataques na rede mundial de computadores”. “Os atendimentos marcados para esta data serão reagendados. A Data de Entrada de Requerimento (DER) dos cidadãos agendados será resguardada”, diz nota do órgão.

No Tribunal de Justiça de São Paulo, a determinação foi desligar os computadores e o sistema interno de consulta processual por “precaução”, para “garantir a segurança das informações”, segundo a assessoria de imprensa. O desligamento se deu por volta das 13h45, de acordo com o órgão.

Apesar de o expediente ter continuado ao longo do dia, os prazos processuais foram suspensos para efeito de contagem dos processos, pois não é possível fazer consultas com o sistema interno fora do ar. Não há previsão de religamento do sistema.

 


E-mail que circulou entre funcionários do TJ de São Paulo (Foto: Reprodução) 

Situação semelhante ocorreu no Ministério Público paulista. A orientação foi para que todos os computadores fossem desligados, também por precaução. Até o sistema de e-mails teria sido interrompido.

 

O site do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que abrange São Paulo, também saiu do ar pelo mesmo motivo.

Apesar de o G1 ter identificado falha também em sites do governo do estado de São Paulo, a assessoria de imprensa informou que o sistema interno e o site funcionam normalmente nesta sexta-feira. Não há determinação no governo do estado de fazer desligamento do sistema, medida tomada pelo Judiciário e pelo Ministério Público estaduais.

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

você pode gostar