Início » Reprovação recorde na prova da OAB provoca protesto de candidatos

Reprovação recorde na prova da OAB provoca protesto de candidatos

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

GERAL
Reprovação recorde na OAB provoca protesto

GERAL

{loadposition adsensenoticia}Um índice de reprovação recorde na prova da Ordem dos Advogados do Brasil provocou uma onda de protestos dos candidatos. E a Fundação Getúlio Vargas, que elaborou a prova, acabou divulgando um novo gabarito.

Setenta candidatos lotaram a Defensoria Pública de Sergipe. Eles pedem uma nova correção ou até mesmo a anulação da segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Todo o nosso raciocínio, tudo que foi colocado ali não foi pontuado”, reclama uma candidata.

A prova foi realizada em novembro e 88,19% dos candidatos foram reprovados no Brasil todo.

Luiza e Ediene decidiram voltar para as aulas de um cursinho em São Paulo.

“Me senti definitivamente prejudicada”, conta uma candidata reprovada.

“Na correção, eles não dizem o que está errado”, explica outra candidata.

A divulgação do gabarito da prova da OAB em seis de dezembro também desagradou professores da área jurídica e advogados. Eles apontaram problemas graves, como por exemplo, erros na pontuação de algumas questões do exame.

Pelo edital da OAB, toda prova de redação vale cinco pontos, como a de direito tributário. Mas no gabarito divulgado na segunda feira pela Fundação Getúlio Vargas, que elaborou o exame, a soma dos itens da redação dá quatro pontos e não cinco como manda a regra.

“Não acho que seja caso de anulação da prova de segunda fase. Mas eu acho que, no mínimo, houve um desrespeito por parte da comissão examinadora para com esses alunos”, explica o professor Marcelo Tadeu Cometti.

Nesta quinta-feira, a fundação divulgou um novo gabarito já com a pontuação correta. E, em nota, nega qualquer problema na correção das provas. A OAB reconhece que houve falha somente na divulgação do gabarito e que isso não comprometeu o resultado do exame.

“A Fundação Getúlio Vargas e toda a sua equipe verificou um a um de todos espelhos de correção, ou seja, dos gabaritos que foram entregues aos examinadores, e esses espelhos estavam corretos. Portanto não houve prejuízo a quem quer que seja, apenas a divulgação que foi feita pelo espelho que estava equivocado”, diz o presidente da OAB, Ophir Cavalcante.

 

 

G1

Âmbito Jurídico
DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar