Início » Quase 70% das delegacias com equipe reduzida à noite em 2010

Quase 70% das delegacias com equipe reduzida à noite em 2010

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

SÃO PAULO
Quase 70% das delegacias com equipe reduzida à noite em 2010
Nem todo mundo absorveu a coisa

SÃO PAULO

Diretor do Departamento da Polícia Judiciária diz ao R7 que lugar de polícia é na rua, e não dentro das delegacias registrando ocorrência simples
Andréia Sadi, do R7

As 93 delegacias de São Paulo vão ganhar uma cara nova à noite de madrugada até julho de 2010: serão 63 funcionando sem delegado – as unidades vinculadas – e 30 distritos com equipes completas – os chamados plantões permanentes – com delegado, policiais, escrivão e investigadores no período noturno (das 20h às 8h) e fins de semana.
Delegados em SP são poucos e ganham mal

O sistema já está sendo testado desde outubro em 25 delegacias da zona leste e norte – 18 sem delegado e sete com as equipes completas. O diretor do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), o delegado Marco Antonio de Paula Santos, admitiu ao R7 que o sistema apresentou problemas técnicos e de “absorção” por parte da população, mas ainda é cedo para falar em resultados.

– Nem todo mundo absorveu a coisa como deveria ser absorvida. Então tem muita gente que vai ao plantão permanente, mas não vai do lado da sua casa porque tem a falsa impressão que do lado da sua casa não vai ser registrado (o Boletim de ocorrência).

A data inicial para todo o sistema funcionar em pronto-atendimento estava marcada para fevereiro, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), mas Santos explicou que no começo do ano as unidades irão apresentar as suas necessidades para começar o resto da implantação do novo projeto.

O delegado defende que o lugar da polícia é na rua, e não dentro das delegacias registrando ocorrências simples, porque, segundo ele, a polícia tem feito “um monte de coisa que não a obrigação dela”, que é investigar e contribuir para diminuir a criminalidade na cidade, e no esquema antigo ficam delegado, escrivão e investigador “sem fazer nada”.

– Do jeito que estava não dava para ficar. Estamos desviando recurso da atividade, sim, nós recolhemos impostos, pagamos para a polícia fazer a parte dela, então estamos desviando sim porque tem uma quantidade imensa aí de plantão com um monte de gente (ociosa). (…)Estamos deixando de fazer o principal, não estamos dando uma satisfação adequada para a sociedade. Temos, comprovado, em vários destes distritos períodos ociosos onde você passa 5, 6, 7, 12 horas sem registrar um fato.

G7

Fábio Gaudêncio
DELEGADOS.tv
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar

Deixe um comentário