Início » Promotora humilha delegados e ainda tenta desarmá-los

Promotora humilha delegados e ainda tenta desarmá-los

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
21set10-pb-promotora-humilha

PARAÍBA
Promotora humilha delegados e ainda tenta desarmá-los

Pensava que os delegados eram seus subordinados

PARAÍBA

{loadposition adsensenoticia}A Promotora de Justiça da cidade de Patos, Estado da Paraíba, Joseane dos Santos Amaral, convidou os delegados e delegadas da 5ª Delegacia Regional  para uma reunião cuja pauta era tratar sobre a uniformização de procedimentos e orientações para o pleito de 03 de Outubro próximo.

As autoridades policiais, num total de dez, sob o comando do Delegado Regional Manuel Luiz da Silva, num gesto de atenção compareceram, mesmo sem serem obrigados, pois se tratava de apenas um convite, feito por telefone.

Para surpresa dos mesmos, a promotora informou que todos teriam que entregar suas armas, na recepção a um Sargento da PM, condição imposta para recebê-los.

De pronto, os delegados imaginaram que a promotora pensou que estava falando com subordinados e não com autoridade legalmente constituídas que fala de igual para igual.

O Dr. Manuel Luiz, Delegado Regional, decano da Polícia Civil da Paraíba, enfrentou a representante do Ministério Público e disse que todos ali presentes não se curvavam a tal solicitação, pois durante toda sua vida profissional, nunca passara por tal humilhação, ocasião que levou a promotora a mudar de opinião, alegando que então deveriam os delegados guardar suas armas em um armário sob o controle dela com o fim de devolvê-las no final da reunião.

Tudo indicava que a promotora queria mesmo era desarmar os delegados e delegadas, num verdadeiro desconhecimento da legislação que respalda o porte de arma, por parte de autoridades policiais. A mesma justificou sua atitude dizendo que eram dez delegados armados e tinha receio de alguém ficar exaltado durante a reunião.

Com gesto de grandeza e protesto, o delegado regional e os demais delegados se retiraram do local, impondo firmeza de atitude e demonstração de respeito à instituição Polícia Judiciária.

O fato foi comunicando a Presidência do Sindepol (Sindicato dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba), ao Delegado Geral, incontinente, via fax, que respaldaram e parabenizaram aos os delegados presentes ao evento: MANUEL LUIZ DA SILVA, CLENALDO QUEIROX DE MEDEIROS, ELCENHO ENGEL LEITE DE SOUSA, JOSE EDSON PEDROSA MONTEIRO, MANUEL MARTINS FERNANDES E AS DOUTORAS ANA VALDENICE PRAXEDES LEITE, DANIELA ROSA QUIRI NO DE SÁ PIRES, FLÁVIA FERRAZ QUEIROGA FREITE, SIMONE QUIRINO DE SÁ MACIEIRA MEDEIROS E TÃMARA LENINA XAVIER DE LUCENA.

O delegado-geral Canrobert Rodrigues, ciente do acontecimento, imediatamente encaminhou expediente ao Procurador de Justiça Osvaldo Trigueiro com pedido de providencias.

É um grande ato dos delegados que vislumbra atitude digna e exemplo para o Brasil.

Do Sindepol | PB

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar