Início » Policial pode acessar celular de suspeito mesmo sem autorização judicial! Nova jurisprudência do STF

Policial pode acessar celular de suspeito mesmo sem autorização judicial! Nova jurisprudência do STF

por Editoria Delegados

Nova jurisprudência do STF 

Inovação na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Agora, o policial poderá voltar a acessar os dados de aparelhos eletrônicos encontrados com suspeitos sem necessidade de autorização judicial.

Com isso, facilitará o serviço de investigação tornando-o célere e eficiente. Também, evitará prejuízo para a persecução penal caso as informações se perdessem durante o tempo que duraria até a emissão de mandado judicial como ocorria antes.

Mais uma vitória para a sociedade na luta contra a criminalidade. 

 

Jurisprudência Classificada

“É lícita a prova obtida pela autoridade policial, sem autorização judicial, mediante acesso a registro telefônico ou a agenda de contatos de celular apreendido ato contínuo no local do crime atribuído ao acusado, não configurando esse acesso ofensa ao sigilo das comunicações à intimidade ou a privacidade do indivíduo (CF, art. 5º, incisos X e XII).” (STF, Plenário, ARE 1042075, decisão de 30/10/2020 – Repercussão Geral)

Análise Jurídica

O renomado professor Henrique Hoffmann, delegado de polícia e autor de diversas obras de Direito, entende que a decisão do STF ainda não foi finalizada. Ainda, segundo o jurista, o STF não tem julgado exigindo decisão judicial para acesso apenas a agenda e histórico de chamadas. Continua o doutrinador ensinando que o STJ já enfrentou especificamente o tema, e entende que não há reserva de jurisdição para esses dados telefônicos (agenda e histórico), sendo preciso ordem judicial apenas para dados telemáticos (mensagens).

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

você pode gostar