Início » Policiais integram grupos de extermínio

Policiais integram grupos de extermínio

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

PARAÍBA
Policiais integram grupos de extermínio

300 pessoas foram assassinadas nos últimos dez anos

PARAÍBA

 

Além do plano de assassinar o corregedor geral da PM, Magnaldo Nicolau, foi descoberta a existência de grupos de extermínio na Paraíba. De acordo com uma investigação feita por Policiais Civis e Militares, já acorreram mais de 300 homicídios nos dez últimos anos. Outra informação divulgada é de que o chefe do grupo é o presidiário Taner Asfora, filho de Raimundo Asfora, que já foi vice-governador da Paraíba.

Os quatro homens detidos nesta terça-feira, 5, fazem parte de um desses grupos, e são acusados de praticar arrastões em restaurantes de João Pessoa. Entre os integrantes dos grupos de extermínio, existe a participação de aproximadamente trinta policiais. De acordo com o secretário de Segurança do Estado, delegado federal Gustavo Gominho, já é de conhecimento da equipe de investigação os nomes dessas pessoas, e um inquérito será aberto para apurar o envolvimento e aplicar as devidas punições.

Para justificar a veiculação das imagens dos quatro assaltantes detidos, o secretário afirmou que essa atitude foi autorizada pelo Ministério Público Estadual. A medida teria o objetivo de fazer com que a população possa saber quem são essas pessoas, e se tiverem mais informações de outros crimes cometidos por esses bandidos, que elas sejam repassadas para a Polícia.

Gominho e a razão do extermínio: preso que não paga droga após ser solto paga com a vida

A grande motivação dos extermínios de presidiários e albergados, na Paraíba, é a inadimplência com o narcotráfico. Somente em 2009, foram assassinados 89 presidiários ou ex-presidiários que estavam em regime semi-aberto. Uma parte, porém, decorre da disputa de concorrentes pelo comércio de drogas.

A informação é do secretário de Segurança Pública do Estado, Gustavo Gominho, com a ressalva: “Não quero dizer que todos esses crimes foram praticados por grupos de extermínio. Alguns foram guerras entre eles (traficantes)”.

O secretário explicou como a coisa funciona: quem está preso consome a chamada “droga consignada”, que é fornecida mediante o compromisso de o consumidor pagar depois que for posto em liberdade. Quando está solto, o devedor vai roubar e assaltar para pagar a droga consumida aos traficantes. Se não consegue pagar, vem a execução. “O preso que está dentro do presídio – que é quem fornece a droga – dá a ordem para os grupos de execução matar presidiários ou albergados que não pagam a droga.

O secretário de Segurança acrescentou que de 10% a 15% dos homicídios são praticados para eliminar a concorrência dos grupos de traficantes: “O traficante, mesmo o solto, que quer eliminar o concorrente, dá ordem ao grupo de extermínio para matar a concorrência a fim de que possam dominar o comércio em determinada localidade”, acrescentou.

Informações

A Força Tarefa que desbaratou o grupo de extermínio do qual fazem parte até coronéis da Polícia Militar da Paraíba já sabe como os grupos atuam, quantos mataram, quem foi assassinado, quanto custou cada assassinato, o motivo das execuções e os respectivos mandantes.

Foi o próprio Gominho quem revelou, em entrevista concedida nesta quarta-feira ao programa Correio Debate, da Rádio 98/FM (Rede Correio Sat). A lista nominal de integrantes do grupo, que inclui até coronéis da Polícia Militar do Estado, está praticamente concluída. Se estiverem faltando cinco ou seis é muito, segundo o secretário.

Os nomes dos militares envolvidos no grupo de extermínio formado por policiais paraibanos permanecerão mantidos sob sigilo. O secretário argumentou que a divulgação de nomes prejudicará as investigações, além do fato de o inquérito correr em segredo de Justiça.

Falta robustecer as provas, inclusive com quebra de sigilo bancário, telefônico e de tele marketing para se levar ao Ministério Púbico e Justiça um inquérito bem feito, para levar esse pessoal a Julgamento.

Frei Anastácio diz que quer contribuir com informações sobre crime organizado

O ex-deputado estadual e superintendente do Incra, na Paraíba, Frei Anastácio, disse nesta quarta-feira (6) que a posição do secretário de Segurança Pública do Estado, Gustavo Gominho, em denunciar e afirmar a existência de grupo de extermínio na Paraíba é um ato de coragem e seriedade.

O ex-parlamentar afirma que está pronto para contribuir com informações, a partir do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito – conhecida como CPI do Campo – presidida por ele na Assembléia Legislativa, que aponta muitos nomes de envolvidos no crime organizado, principalmente, no campo.

O ex-parlamentar lembra que nenhum outro secretário do Estado teve coragem de admitir que na Paraíba existissem grupos organizados para matar pessoas no campo e na cidade.

“Desde o meu primeiro mandato, em 1998, que sempre denunciei a existência de grupos organizados e milícias armadas com participação de policiais. Mas, os secretários de então nunca deram ouvido a essas verdades e deixaram a impunidade reinar”, disse Frei Anastácio.

O ex-deputado disse ainda ter ficado admirado com a posição do secretário que chegou a quantificar em mais de 300 o número de assassinatos cometidos pelo crime organizado, que tem participação de soldados e até de coronéis da PM.

“Gostaria que o secretário Gominho incluísse nas investigações, se já não estiver, o relatório da CPI do Campo, da qual fui presidente na Assembléia Legislativa”. No relatório, segundo Frei Anastácio, existem provas testemunhais indicando nomes de policiais civis e militares que fazem parte de milícias armadas que atuavam e, ainda hoje, atuam no campo torturando e matando trabalhadores.

Frei Anastácio lembra também que a partir do relatório da CPI foi aprovada a Lei 7.310/2003, de autoria dele,que acabou com a figura do delgado comissionado e instituiu concurso público para ingresso de advogados no cargo de delegado e agentes da polícia civil no Estado.

O ex-parlamentar disse ainda que está à disposição do secretário de Segurança Pública para contribuir com informações sobre os grupos armados. “Quero ajudar a identificar assassinos que já mataram muitos trabalhadores rurais e nunca foram punidos, no Estado”, afirmou Frei Anastácio.

 

Correio e Wscom

DELEGADOS.tv
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa social

você pode gostar

Deixe um comentário